Vídeo Aula: https://www.youtube.com/watch?v=nFJr98zqidg
CRIADOR - Violência simbólica é um conceito social elaborado pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu.
Os tipos de capitais, segundo Bourdieu:
1) O capital econômico - a renda financeira;
2) O capital social - suas redes de amizade e convívio;
3) O capital cultural - aquele que é constituído pela educação, diplomas e envolvimento com a arte;
4) O capital simbólico - que está ligado à honra, o prestígio e o reconhecimento.
OBS 1 - Capital Simbólico - É através desse capital que determinadas diferenças de poder são definidas socialmente.
OBS 2 - Capital Simbólico - É através desse capital que instituições e indivíduos podem tentar persuadir outros com suas ideias.
OBS 3 - Capital Simbólico - A violência simbólica se dá justamente pela falta de equivalência desse capital entre as pessoas ou instituições.
A FORÇA DO ARBÍTRIO - Bourdieu parte do princípio de que a cultura e/ou o sistema simbólico, é arbitrária, uma vez que não se assenta numa realidade dada como natural.
ALGUNS TIPOS DE VIOLÊNCIA
a) A Violência Física - é o resultado do uso da força física para assaltar, ferir, constranger alguém.
- Habitus é um instrumento conceptual que
auxilia a apreender uma certa homogeneidade nas disposições, nos gostos e
preferências de grupos e/ou indivíduos produtos de uma mesma trajetória social.
- O conceito consegue apreender o princípio de parte das disposições práticas normalmente vistas de maneira difusa.
- Segundo Bourdieu – o
habitus refere-se a um conjunto de disposições duráveis, estruturas
estruturadas que são incorporadas pelos indivíduos através da sua experiência
social e que, por sua vez, os orientam no seu modo de pensar, sentir e
agir.
- É um instrumento que ajuda a compreender como a sociedade se “deposito” nas pessoas, moldando as suas preferências e comportamentos.
ESTRUTURAS
ESTRUTURADAS/ESTRUTURANTES
- O habitus é tanto uma resultante de estruturas sociais (como a classe social, a família etc.) como uma força que as reproduz através das práticas e ações dos indivíduos.
MEDIAÇÃO ENTRE O
INDIVIDUAL E O SOCIAL
- O habitus funciona
como um ponto de encontro entre a experiência individual e a estrutura
social.
- Ele permite que os indivíduos percebam, interpretem e se posicionem no mundo social, orientando as suas práticas.
DISPOSIÇÕES DURÁVEIS
- O habitus não é apenas um conjunto de ideias ou crenças, mas também uma forma de ser, uma “capacidade treinada” que se traduz em hábitos e comportamentos.
PRINCÍPIO UNIFICADOR
- O habitus funciona como um princípio unificador das práticas e das ideologias de um grupo, permitindo que as ações de um grupo social sejam compreendidas como parte de um sistema coerente.
HABITUS PERMITE UMA
ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL
- Bourdieu utiliza
este conceito como uma ferramenta para analisar como os indivíduos se
relacionam com o mundo social, como as estruturas sociais influenciam a sua
experiência, e como, por sua vez, as suas ações contribuem para a manutenção ou
transformação dessas estruturas.
- O habitus é uma das principais ferramentas teóricas de Bourdieu, permitindo entender como a sociedade se interioriza nos indivíduos e como essa interiorização, por sua vez, orienta as suas práticas sociais.
BOURDIEU E O CONCEITO DE CAMPO
- O conceito de campo em Bourdieu oferece uma
ferramenta para analisar as relações sociais, as lutas e as dinâmicas de poder
em diferentes espaços sociais.
- O conceito mostra como os indivíduos são afetados por esses campos e como eles, por sua vez, os transformam.
- O conceito de
"campo" refere-se a um espaço social de relações objetivas, onde
indivíduos e grupos se posicionam e lutam por recursos, poder e
reconhecimento.
- Cada campo tem regras e valores próprios, e os agentes que o compõem são influenciados pelo seu próprio "habitus" e pela "illusio".
CAMPO - ESPAÇO DE
RELAÇÕES
- O campo é um espaço social onde ocorrem relações, disputas e jogos de poder entre diferentes agentes e grupos.
CAMPO - REGRAS E
VALORES
- Cada campo possui
regras e valores próprios que definem o que é considerado valioso e legítimo
dentro daquele espaço.
CAMPO - POSIÇÕES E
ESTRUTURAS
- Os indivíduos e grupos se posicionam dentro do campo, e as suas posições são determinadas pela estrutura do campo e pela distribuição dos recursos.
CAMPO E O CAPITAL
- O capital, que pode ser cultural, econômico, social ou simbólico, é um recurso central na luta e na competição dentro do campo.
CAMPO - LUTAS E
DISPUTAS
- O campo é um espaço de lutas, onde os agentes buscam a manutenção e a obtenção de determinados postos e a sua ascensão social.
EXEMPLOS DE CAMPOS
- A filosofia, a academia, as artes, a política, o esporte, e a cultura são exemplos de campos sociais que podem ser analisados sob a ótica de Bourdieu.
INTERCONEXÃO DOS
CAMPOS
- Os campos não são isolados, mas interconectados entre si, e as suas relações podem influenciar o seu desenvolvimento.
O PAPEL DO HABITUS NO
CAMPO
- O "habitus" é um sistema de disposições duráveis que os agentes internalizam ao longo das suas vidas e que os orienta nas suas ações e decisões dentro dos campos.
BOURDIEU E A ILLUSIO
- Conforme Bourdieu - a illusio é uma libido (busca instintiva pelo prazer, desejo), um interesse que proporciona um enorme “prazer de jogar” dentro do contexto de um campo de acordo com o habitus já incorporado.
- Em teoria
sociológica, "illusio" é a crença, o interesse ou o "prazer
de jogar" que um indivíduo tem dentro de um determinado "campo",
ou seja, um espaço social com regras e valores específicos.
- É o sentimento de que o jogo vale a pena, de que a participação tem sentido e de que a luta pela vitória (ou mesmo pela permanência) é justificável.
- Para Bourdieu, a
illusio é fundamental para a reprodução social.
- Ela leva os
indivíduos a darem valor às regras e hierarquias do campo, mesmo que essas
regras sejam injustas ou desfavoráveis para eles.
- A illusio é, portanto, um mecanismo de legitimação do poder dentro do campo, pois os agentes se envolvem e se empenham em suas práticas sociais, mesmo que de forma inconsciente, por estarem a aderindo à ordem social, ou seja, ao campo.
- A illusio é o que
faz com que os agentes, através do seu "habitus" (disposições e
hábitos incorporados através da socialização), acreditem que o campo vale a
pena, mesmo que isso signifique aceitar desigualdades e injustiças.
- A illusio é,
portanto, um fator importante na reprodução social, pois mantém os agentes
dentro do campo, a aderirem às suas regras e hierarquias, mesmo que isso
signifique reproduzir desigualdades e hierarquias.
Muito bom, bem informativo.
ResponderExcluirAssunto muito muito bom
ResponderExcluirConteúdo intrigante, muito descritivo e organizado
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