domingo, 27 de agosto de 2017

MICHEL FOUCAULT (1926-1984)

SOCIEDADE ADMINISTRADA

Por: Claudio Fernando Ramos, a partir de livros e da net.

C@cau “::¬) 01/09/2020

VÍDEO AULA: https://www.youtube.com/watch?v=3VqTrLpxThk&t=84s 

A SOCIEDADE SOB A TUTELA INTEGRAL DO ESTADO

[...] Quanto mais os indivíduos se sentem livres por si mesmos, mais exigem proteção regular, sem falha, por parte dos órgãos estatais; quanto mais eles execram a brutalidade, mais requisitam o aumento das forças de segurança...

- Uma Sociedade administrada: essa, muitas vezes, é uma esperança partilhada por muitos.

·         Pensam que haveria: Ordem, Segurança e Liberdade.

- A busca pela organização e justiça perfeitas pode levar a uma sociedade totalmente controlada.

·         George Orwell 1984 – talvez sirva como exemplo para a sentença acima.

MICHEL FOUCAULT 1926-1984

(Microfísica do Poder)

Para Foucault a noção de verdade encontra-se ligada a prática de poder disseminada no tecido social (os micropoderes). Esse poder não é exercido pela violência aparente nem pela força física, mas pelo adestramento do corpo e do comportamento. O adestramento  do corpo e do comportamento possibilita o “fabrico” de indivíduos normatizados: o tipo de trabalhador adequado para a sociedade industrial capitalista. 

OBRAS:

·         Arqueologia do Saber; História da Loucura na era Clássica; As palavras e as Coisas; Vigiar e Punir; História da Sexualidade; Microfísica do Poder.

 INTRODUÇÃO

·         Utilizou um método de investigação Histórica e Filosófica.

·         Analisou as mudanças de comportamentos desde o início da modernidade; mudanças, sobre tudo, nas instituições prisionais e hospícios.

·         Refletiu sobre as condições do nascimento da psiquiatria.

·         Avaliou a loucura, a disciplina e a sexualidade, enquanto ideias construídas historicamente, a partir do século XVI.

·         Afirmou que há um forte nexo entre o saber e o poder.

 FOUCAULT: VERDADE E PODER

·         De acordo com a tradição: o saber antecede o poder; primeiro busca-se a verdade essencial, da qual decorre a ação.

·         Para Foucault o saber não se encontra separado do poder.

·         O poder é quem gera o que usualmente se considera como verdadeiro.

 

 FOUCAULT: METODOLOGIA

- Arqueologia e Genealógica: metodologias de investigações

·         Arqueológico Esse processo identifica, em um determinado período, quais são as maneiras de pensar e certas regras de conduta que constituem um “sistema de pensamento”.

·         Genealógico É uma tática posterior ao processo arqueológico, completando a investigação, na tentativa de explicar as mudanças ocorridas, para saber como a verdade foi “produzida” no âmbito das relações de poder.

FOUCAULT: AS INSTITUIÇÕES FECHADAS

A LOUCURA SILENCIADA PELO MONÓLOGO DA RAZÃO

“A constituição da loucura como doença mental, no fim do século XVIII, delineia a constatação de um diálogo rompido entre loucura e não loucura, entre razão e não razão. A linguagem da psiquiatria, que é um monólogo da razão sobre a loucura, só pôde estabelecer-se sobre um tal silêncio.”

- O conhecimento psiquiátrico não “existe” (constituição) para que se entenda o que é a loucura em si; mas sim, como instrumento de poder que propicia a dominação do louco e o seu consequente confinamento em instituições fechadas.

·         Crítica à tática de exclusão, onde os “diferentes”  (loucos, mendigos e criminosos) são tratados em separado. A exclusão separa: os loucos dos não loucos; os perigosos dos inofensivos; os normais dos anormais.

 FOUCAULT: ASCENSÃO DA BURGUESIA

- Ao se constituir em classe hegemônica a burguesia precisou de uma disciplina que excluísse os “incapazes” e “inúteis para o trabalho” (loucos, vagabundos e mendigos).

·         Com o desenvolvimento do processo de produção industrial,  se criou também novos mecanismos de controle bem mais eficazes, esses mecanismos têm a finalidade de:

A) Tornar os corpos dóceis (bons para serem controlados);

B) Adequar comportamentos (mais consumidores do que cidadãos);

C) Sujeitos com sentimentos coerentes ao novo modo de produção (Deus ajuda quem trabalha, tempo é dinheiro, etc.).

FOUCAULT: ESTADO CLÁSSICO E MEDIEVAL

- Modelos Legislativos de Estados

·         Caracterizados por serem repressivos.

·         Modelos de poder que se estabelece por meio da punição e da coerção da lei.

·         As ações são punidas quando elas infringem as leis.

FOUCAULT: ESTADO MODERNO

 

- Modelo Normativo de Estado.

·         Caracterizado por impor o poder por meio da norma.

·         Produção de práticas disciplinares de vigilância e de controle constantes.

·         No Estado moderno as ações e os comportamentos são “impostos” (não, necessariamente, de forma explicita).

·         As ordens normativas não têm como objetivo somente reprimir a transgressão da lei.

·         As ordens normativas servem também para fazer com que os indivíduos sigam determinado conjunto de ações.

·         Para o Estado moderno não basta que os indivíduos sigam as normas, eles também precisam desejar isso.

·         O Estado não está empenhado apenas em proibir, mas também em convencer.

 FOUCAULT: IMPOSIÇÕES DISFARÇADAS

- Segundo Foucault: os comportamentos que o Estado deseja impor não aparecem como impositivos.

·         Comportamentos que aparecem como alternativas supostamente mais: Lúcidas, Humanas, Corretas...

·         Esses comportamentos se apresentam como tendo sido supostamente escolhidos pelo próprio agente.

·         Os comportamentos não se apresentam como uma ideologia, mas como um modelo normal de ação (por isso “norma”).

 

OBS: Muitos dos comportamentos ditos normais são “legitimados” pela ciência; sendo assim, são apresentados como neutros e isentos de ideologias (é sempre necessário ser crítico).

FOUCAULT: O PODER

- Para se compreender o fenômeno do controle social é necessário localizar o local exato em que o poder se encontra e atua.

·         O poder não se localiza somente em algum ponto da estrutura social.

·         O poder não é exercido de forma única por um Indivíduo, por um Grupo, nem por uma Classe.

·         O poder se estende por uma rede, com várias ramificações; uma rede difusa, típica das sociedades modernas.

OBS: Foucault não nega a existência de uma classe dominante, nem a existência do poder econômico.

FOUCAULT: COMPORTAMENTO DISCIPLINADO

- A disciplina de comportamento é uma técnica de poder que implica vigilância perpétua e constante dos indivíduos.

·         Não basta olhá-los às vezes; é preciso vigiá-los durante todo tempo da atividade e submetê-los a uma perpétua pirâmide de olhares (1984)

FOUCAULT: O PANÓPTICO DE BENTHAM

(Panópticon = Aquele que tudo vê) 

- Jeremy Bentham (1748-1832): filósofo utilitarista inglês foi o idealizador do Panóptico.

·         O Panóptico é uma teoria da pena e do cárcere cujo objetivo seria a segurança de todos e o respeito as suas liberdades individuais.

·         O Panóptico garantiria um sistema de segurança técnica capaz de observar todos o tempo todo.

·         Um único policial conseguiria vigiar todos os prisioneiros sem que esses soubessem se estavam ou não sendo vistos.

·         O receio, gerado pelo desconhecimento, levaria o prisioneiro a ter o comportamento desejado por aquele que vigia.

FOUCAULT: VIGILÂNCIA TOTAL

- A Disciplina de Comportamento não se realiza somente por intermédio das instituições oficiais do Estado (Escolas, Presídios etc.).

·         O Panóptico encontra-se também nas redes difusas de micropoderes.

·         O controle é também exercido por meio de indivíduos para com outros indivíduos.

·         Pessoas cobram umas das outras o comportamento tido como correto.

- Nos séculos XVII e XVIII, os processos disciplinares assumiram a formula geral de dominação exercida em diversos espaços:

·         Hospitais e Hospícios;

·         Colégios e Organização Militar;

·         Oficinas  e Famílias;

·         Medicalização da sexualidade

 

- Com um olhar onipresente, o Estado e suas instituições sociais se encarregam de manter o controle do:

·         Do tempo – quando deve ser feito.

·         Do espaço – onde deve ser feito.

·         Dos movimentos – como deve ser feito.

OBS: O resultado da Vigilância Total é a interiorização do olhar que vigia, de modo que cada um não perceba a própria sujeição.

CONCLUSÃO

 

- Cada camarada um vigia (Vigiar e Punir): o que se tem na modernidade?

·         Um poder que não apenas pune a transgressão da lei.

·         Um poder que “impõe” comportamento de modo persuasivo.

·         Um poder que tem como expressão uma rede que se estende desde as instituições sociais até a própria ação de controle de um indivíduo ao outro.

·         Um poder de forma complexa, ao mesmo tempo sutil e difuso.

Um comentário:

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