SOCIEDADE ADMINISTRADA
Por: Claudio Fernando Ramos,
a partir de livros e da net.
C@cau “::¬) 01/09/2020
VÍDEO AULA: https://www.youtube.com/watch?v=3VqTrLpxThk&t=84s
A SOCIEDADE SOB A
TUTELA INTEGRAL DO ESTADO
[...] Quanto mais os indivíduos se sentem livres por si mesmos, mais exigem proteção regular, sem falha, por parte dos órgãos estatais; quanto mais eles execram a brutalidade, mais requisitam o aumento das forças de segurança...
-
Uma Sociedade administrada: essa, muitas vezes, é uma esperança partilhada por
muitos.
· Pensam que haveria: Ordem, Segurança e Liberdade.
-
A busca pela organização e justiça perfeitas pode levar a uma sociedade
totalmente controlada.
· George Orwell 1984 – talvez sirva como exemplo para a sentença acima.
MICHEL FOUCAULT
1926-1984
(Microfísica do Poder)
Para Foucault a noção de verdade encontra-se ligada a prática de poder disseminada no tecido social (os micropoderes). Esse poder não é exercido pela violência aparente nem pela força física, mas pelo adestramento do corpo e do comportamento. O adestramento do corpo e do comportamento possibilita o “fabrico” de indivíduos normatizados: o tipo de trabalhador adequado para a sociedade industrial capitalista.
OBRAS:
· Arqueologia do Saber; História da Loucura na era Clássica; As palavras e as Coisas; Vigiar e Punir; História da Sexualidade; Microfísica do Poder.
INTRODUÇÃO
·
Utilizou um método de investigação Histórica e Filosófica.
·
Analisou as mudanças de comportamentos desde o
início da modernidade; mudanças, sobre tudo, nas instituições prisionais e hospícios.
·
Refletiu sobre as condições do nascimento da
psiquiatria.
·
Avaliou a loucura, a disciplina e a sexualidade,
enquanto ideias construídas historicamente, a partir do século XVI.
· Afirmou que há um forte nexo entre o saber e o poder.
FOUCAULT: VERDADE E PODER
·
De acordo com a tradição: o saber antecede o poder;
primeiro busca-se a verdade essencial, da qual decorre a ação.
·
Para Foucault o saber não se encontra separado do
poder.
·
O poder é quem gera o que usualmente se considera
como verdadeiro.
FOUCAULT: METODOLOGIA
- Arqueologia e
Genealógica: metodologias de investigações
·
Arqueológico – Esse processo identifica, em um determinado
período, quais são as maneiras de pensar e certas regras de conduta que constituem
um “sistema de pensamento”.
· Genealógico – É uma tática posterior ao processo arqueológico, completando a investigação, na tentativa de explicar as mudanças ocorridas, para saber como a verdade foi “produzida” no âmbito das relações de poder.
FOUCAULT: AS INSTITUIÇÕES FECHADAS
A LOUCURA SILENCIADA PELO
MONÓLOGO DA RAZÃO
“A constituição da loucura como doença mental, no fim do século XVIII, delineia a constatação de um diálogo rompido entre loucura e não loucura, entre razão e não razão. A linguagem da psiquiatria, que é um monólogo da razão sobre a loucura, só pôde estabelecer-se sobre um tal silêncio.”
- O conhecimento psiquiátrico não “existe”
(constituição) para que se entenda o que é a loucura em si; mas sim, como
instrumento de poder que propicia a dominação do louco e o seu consequente
confinamento em instituições fechadas.
· Crítica à tática de exclusão, onde os “diferentes” (loucos, mendigos e criminosos) são tratados em separado. A exclusão separa: os loucos dos não loucos; os perigosos dos inofensivos; os normais dos anormais.
FOUCAULT: ASCENSÃO DA BURGUESIA
- Ao se constituir em classe hegemônica a burguesia
precisou de uma disciplina que excluísse os “incapazes” e “inúteis para o
trabalho” (loucos, vagabundos e mendigos).
·
Com o desenvolvimento do processo de produção
industrial, se criou também novos mecanismos de controle bem mais
eficazes, esses mecanismos têm a finalidade de:
A) Tornar os corpos
dóceis (bons para serem controlados);
B) Adequar
comportamentos (mais consumidores do que cidadãos);
C) Sujeitos com sentimentos coerentes ao novo modo de produção (Deus ajuda quem trabalha, tempo é dinheiro, etc.).
FOUCAULT: ESTADO CLÁSSICO E MEDIEVAL
-
Modelos Legislativos de Estados
·
Caracterizados
por serem repressivos.
·
Modelos
de poder que se estabelece por meio da punição e da coerção da lei.
· As ações são punidas quando elas infringem as leis.
FOUCAULT: ESTADO MODERNO
-
Modelo Normativo de Estado.
·
Caracterizado
por impor o poder por meio da norma.
·
Produção
de práticas disciplinares de vigilância e de controle constantes.
·
No
Estado moderno as ações e os comportamentos são “impostos” (não,
necessariamente, de forma explicita).
·
As
ordens normativas não têm como objetivo somente reprimir a transgressão da lei.
·
As
ordens normativas servem também para fazer com que os indivíduos sigam
determinado conjunto de ações.
·
Para
o Estado moderno não basta que os indivíduos sigam as normas, eles também
precisam desejar isso.
· O Estado não está empenhado apenas em proibir, mas também em convencer.
FOUCAULT: IMPOSIÇÕES DISFARÇADAS
-
Segundo Foucault: os comportamentos que o Estado deseja impor não aparecem como
impositivos.
·
Comportamentos
que aparecem como alternativas supostamente mais: Lúcidas, Humanas, Corretas...
·
Esses
comportamentos se apresentam como tendo sido supostamente escolhidos pelo
próprio agente.
·
Os
comportamentos não se apresentam como uma ideologia, mas como um modelo normal
de ação (por isso “norma”).
OBS: Muitos dos comportamentos ditos normais são “legitimados” pela ciência; sendo assim, são apresentados como neutros e isentos de ideologias (é sempre necessário ser crítico).
FOUCAULT: O PODER
-
Para se compreender o fenômeno do controle social é necessário localizar o
local exato em que o poder se encontra e atua.
·
O
poder não se localiza somente em algum ponto da estrutura social.
·
O
poder não é exercido de forma única por um Indivíduo, por um Grupo, nem por uma
Classe.
· O poder se estende por uma rede, com várias ramificações; uma rede difusa, típica das sociedades modernas.
OBS: Foucault não nega a existência de uma classe dominante, nem a existência do poder econômico.
FOUCAULT: COMPORTAMENTO DISCIPLINADO
-
A disciplina de comportamento é uma técnica de poder que implica vigilância
perpétua e constante dos indivíduos.
· Não basta olhá-los às vezes; é preciso vigiá-los durante todo tempo da atividade e submetê-los a uma perpétua pirâmide de olhares (1984)
FOUCAULT: O PANÓPTICO DE BENTHAM
(Panópticon = Aquele que tudo vê)
-
Jeremy Bentham (1748-1832): filósofo utilitarista inglês foi o idealizador do
Panóptico.
·
O
Panóptico é uma teoria da pena e do cárcere cujo objetivo seria a segurança de
todos e o respeito as suas liberdades individuais.
·
O
Panóptico garantiria um sistema de segurança técnica capaz de observar todos o
tempo todo.
·
Um
único policial conseguiria vigiar todos os prisioneiros sem que esses soubessem
se estavam ou não sendo vistos.
· O receio, gerado pelo desconhecimento, levaria o prisioneiro a ter o comportamento desejado por aquele que vigia.
FOUCAULT: VIGILÂNCIA TOTAL
-
A Disciplina de Comportamento não se realiza somente por intermédio das
instituições oficiais do Estado (Escolas, Presídios etc.).
·
O
Panóptico encontra-se também nas redes difusas de micropoderes.
·
O
controle é também exercido por meio de indivíduos para com outros indivíduos.
· Pessoas cobram umas das outras o comportamento tido como correto.
- Nos séculos XVII e XVIII, os processos
disciplinares assumiram a formula geral de dominação exercida em diversos
espaços:
·
Hospitais e Hospícios;
·
Colégios e Organização
Militar;
·
Oficinas e
Famílias;
·
Medicalização da
sexualidade
- Com um olhar onipresente, o Estado e suas
instituições sociais se encarregam de manter o controle do:
·
Do tempo – quando deve
ser feito.
·
Do espaço – onde deve
ser feito.
· Dos movimentos – como deve ser feito.
OBS: O resultado da Vigilância Total é a interiorização do olhar que vigia, de modo que cada um não perceba a própria sujeição.
CONCLUSÃO
-
Cada camarada um vigia (Vigiar e Punir): o que se tem na modernidade?
·
Um
poder que não apenas pune a transgressão da lei.
·
Um
poder que “impõe” comportamento de modo persuasivo.
·
Um
poder que tem como expressão uma rede que se estende desde as instituições
sociais até a própria ação de controle de um indivíduo ao outro.
·
Um
poder de forma complexa, ao mesmo tempo sutil e difuso.
Gostei
ResponderExcluir