domingo, 15 de dezembro de 2019

INTERNET DAS COISAS (IoT)


Organizado a partir da net por: Claudio Fernando Ramos em 15/12/2019 .
Cacau “:¬)

1 – OPINIÃO
(Perspectiva Filosófica)
Da revolução científica do século XVII (Francis Bacon 1561-1626; René Descartes 1596-1650) à sociedade positivista (Augusto Comte 1798-1857), o mundo só faz corroborar a assertiva empírica indutiva de Bacon (Conhecimento é poder), a conclusão racionalista geométrica de Descartes (Penso logo existo) e o pragmatismo filosófico científico de Comte (Conhecer para prever, prever para prover); ambos, filósofos de diferentes épocas, teorizaram sobre um mundo atemporal que torna-se cada vez mais nomos (cultura) e cada vez menos physis (natureza); e, como consequência direta desse fenômeno, marcha de forma inexorável para um futuro modernizado pelas ciências tecnológicas à revelia das reais necessidades e subjetividades humanas. Cacau “:¬) 15/12/2019  

2 – A IMPORTÂNCIA DO TEMA
- Internet: muito mais coisas do que gente - desde 2017 existem mais objetos na internet do que as 7 bilhões de pessoas no mundo.
·         Mais e mais - segundo a Gartner, estima-se que em 2020, 12 bilhões de dispositivos estejam conectados à IoT, o que demonstra a importância de se refletir sobre esse processo.
·         Conquistas e desafios - não é difícil de perceber por que esse assusto tem sido tão comentado atualmente, ele certamente abre portas para muitas oportunidades, e, ao mesmo tempo, para alguns desafios.
·         Um mar de oportunidades - a Internet das Coisas possibilita inúmeras oportunidades e conexões, muitas das quais não conseguimos imaginar nem entender completamente seu impacto nos dias de hoje nem nos do amanhã.

3 – A REVOLUÇÃO NA REVOLUÇÃO
- Internet of Things (IoT) – dentro do tema revolução Tecnológica (RT) a Internet das Coisas (IoT) é um dos assuntos principais na atualidade.
·         Muitas empresas que já surfam a onda revolucionária da informação como estrutura de negócios (IoT), não possuem espaços físicos, são donas de dados.
·         É a revolução na revolução.
·         É um fenômeno atual, mas em contínuo desenvolvimento.
·         Suas possibilidades são inúmeras, a Internet das Coisas está transformando nossa relação com a tecnologia:
a)     o modo como interagimos com o mundo: vivências.
b)    o modo como o mundo interage conosco: trabalho.

4 – O QUE É IoT (INTERNET DAS COISAS)?
 - Internet das Coisas - é o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicando entre si e com o usuário, através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede.
·         Sistema Nervoso Central (Metáfora) – IoT é como se fosse um grande sistema nervoso que possibilita a troca de informações entre dois ou mais pontos. 

5 – QUE COISAS SÃO ESSAS COISAS?
- O plural da Diversidade – as coisas das quais se ocupa a tecnologia das coisas varia desde um relógio ou uma geladeira, até carros, máquinas, computadores e smartphones.
·         Qualquer utensílio que você consiga imaginar pode, teoricamente, entrar para o mundo da Internet das Coisas.
·         A IoT possibilita que as coisas conversem entre si para nos dar mais:
a)     Conforto;
b)    Produtividade;
c)     Informação;
d)    Praticidade em geral.

6 – A ABRANGÊNCIA DA IoT
- A IoT e seus usos podem abranger:
·         Monitoramento de saúde;
·         Fornecimento de informação em tempo real sobre o trânsito da cidade ou o número de vagas disponíveis em um estacionamento e em que direção elas estão;
·         Recomendação de atividades, lembretes ou conteúdo em seus dispositivos conectados.
7 – AS CONSEQUÊNCIAS DA IoT
- Coisas online - coisas do cotidiano se tornam inteligentes e têm suas funções ampliadas por cruzamento de dados.
·         Otimização do Tempo - coisas conectadas podem te informa sobre o tempo que você levará para chegar ao trabalho quando você senta no seu carro para sair de casa.
·         Previsão para Prover - não sabe onde você vai por magia, e sim pela interconectividade dos dispositivos inteligentes à sua volta; ou seja, pela Internet das Coisas.
·         Intenet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (AI) - o assistente conhece sua rotina, e dado o horário, dia da semana, sua localização por GPS conexão (ou não) ao Wi-fi de casa, a conexão ao bluetooth do carro no momento específico, e ao fato de que esse cenário se repetiu muitas vezes, ele aprendeu que é muito provável que você esteja indo para o trabalho de carro e te informa quanto tempo você vai demorar para fazê-lo.
·         IoT: a inteligência que transforma - o resultado disso é um planeta mais inteligente e responsivo.
·         IoT como forma de entendimento e Compreensão - agora podemos entender melhor como essas coisas funcionam, e como funcionam juntas para melhor nos servir.

8 - O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS
 - Andy Stanford-Clark - diz que os humanos sempre colocam a mente e as habilidades nos objetos que usam, quase que como uma extensão da consciência.
·         Nebulosidade - quando os objetos começam a responder (IoT), e a tecnologia passa a se comunicar de volta de modo ativo, automático e contínuo, a linha entre usuário e o objeto se torna nebulosa.

 - David Rose – diz que os objetos são quase encantados e, diante da vida, são capazes de antecipar as nossas necessidades.
·         A vida é ficção - os objetos encantados de contos de fadas e ficção científica vão entrar na vida real.
·         Desejos humanos - as histórias dos contos de fadas estão na nossa cultura e falam muito sobre os nossos desejos.
·         Espelho, espelho meu - já imaginou um espelho que pode reproduzir as imagens de todas as roupas que você experimentou na frente dele e depois te mostrar uma depois da outra para que você consiga rever, comparar, e escolher qual ficou melhor?

- John McDonald - diz que “dados são agora os grandes criadores e destruidores de valor de negócio”.
·         a maior empresa de hotéis do mundo, a AirBnB, não é dona de nenhum hotel.
·         a maior empresa de varejo do mundo, a Alibaba, não é dona de nenhuma loja.
·         a maior empresa de aluguel de carros do mundo, a Uber, não é dona de nenhum veículo.

 - Bruce Schneider – diz que se tudo é um computador, então segurança da computação é segurança de tudo.
9 - A IoT E AS SMART CITIES
(A Internet das Coisas e As Cidades Inteligentes)

- Smart City - cidades inteligentes são aquelas que usam dispositivos conectados para monitorar e gerenciar as ruas e os espaços públicos.
·         Cidades Otimizadas - smart cities são centros urbanos que vêm incorporando tecnologias e soluções de TI para integrar e otimizar as operações municipais, reduzindo custos e melhorando a qualidade de vida de seus habitantes.
·         Cidades sustentáveis - uma smart city não é apenas uma cidade conectada, mas sim uma região viva e sustentável que consegue usar a inteligência a favor da administração e da gestão de recursos, além de garantir mais segurança e praticidade no uso de vias e outros aparatos.
a)     Coleta de lixo: caminhões de lixo podem ser alertados de onde tem lixo que precisa ser coletado.
b)    Mobilidade urbana: sensores nos carros vão nos direcionar para onde há vagas disponíveis.
c)     Transporte público: os ônibus podem atualizar sua localização em tempo real etc.
10 - A IoT E A BIG DATA
- Big Data: o que é?  - é um conceito que descreve o grande volume de dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada segundo.
·         Um problema que muitas empresas irão enfrentar é a quantidade de informação que todos esses dispositivos conectados irão produzir.
·         Essas empresas devem descobrir meios de:
a)     Armazenar;
b)    Rastrear;
c)     Analisar;
d)    fazer uso dessa grande quantidade de dados.
·         Big Data: o antigo novo - para muitos o conceito Big Data é algo novo, mas mesmo antes de existir qualquer meio digital e/ou tecnologias computacionais, os dados já eram gerados.
·         Big Data: as coisas sempre falaram - os objetos, pessoas e até a natureza, emitiam grande quantidade de dados, nós apenas não conseguíamos ver, ouvir, nem fazer sentido deles.
·         Big Data: mais informações; mais ações; mais transformações – Big Data não é, necessariamente, algo novo, no entanto, a diferença é que nos dias de hoje geramos muito mais dados com dispositivos como celular e TVs. Além disso, temos as mídias sociais que geram a todo tempo informações majoritariamente públicas.
·         Big Data: o diferencial - o diferencial do Big Data está atrelado à possibilidade e oportunidade em cruzar dados por meio de diversas fontes para obtermos insights rápidos e preciosos.
·         Big Data: enquanto necessidade - a exigência dos consumidores e o aumento da competitividade em todos os mercados força à inovação, e, esse caminho torna-se premissa básica nos negócios.
·         Big Data: enquanto utilidade – a partir do big data conseguimos obter informações de mercado por meio de nossos consumidores, extraindo o que eles estão dizendo sobre tudo o que fazem:
a)     insatisfações;
b)    satisfações;
c)     desejos;
d)    necessidades etc.
·         Big Data: enquanto essência - a essência do conceito está em gerar valor para negócios.
·         Big Data e o sucesso -velocidade para obter a informação faz parte do sucesso que o Big Data pode proporcionar a qualquer empresa.
11 - BIG DATA: ESTRUTURAÇÃO DOS DADOS
 - Dois tipos - há, basicamente, dois tipos de estruturação da informação: os dados estruturados e não estruturados.
·         Dados estruturados I - são aqueles que possuem uma estrutura determinada, com categorias, clusters e definições, como:
a)     Localização;
b)    vendas e informações sobre o perfil de clientes;
c)     contatos etc.
·         Dados estruturados II - são encontrados nos bancos de dados que, para armazenar qualquer dado, precisam ter muito bem definidos onde cada informação estará:
a)     Softwares de empresas como ERP e CRM;
b)    sistemas financeiros;
c)     sistemas de RH etc.
·         Dados não estruturados I - são os mais complexos de se trabalhar, pois não existe neles uma estruturação sequer, sendo necessária intervenção humana para sua preparação:
a)     dados de mídias sociais como: YouTube, Facebook, Instagram;
b)    portais de notícias.
c)     mídias que lidam com dados em: vídeos, imagens, textos, áudio etc.
·         Dados não estruturados II - há diversos tipos de comentários que podem parecer positivos, mas, na realidade, são palavras com sarcasmo, ironias e, na maioria das vezes os robôs não conseguem captar.

12 – BIG DATAS: TIPOS
 - Três tipos - há três tipos de dados que contemplam o Big Data.
·         Social data: são dados basicamente oriundos das pessoas e tipos de informações que decifram comportamentos. Identifica-se perfis para trabalhar de forma mais direcionada:
a)     como as pessoas realizam buscas no Google;
b)    o que as pessoas comentam nas mídias sociais;
c)     o quanto as pessoas são previsíveis.
·         Enterprise data: são os dados gerados por empresas a todo momento (dados do financeiro, recursos humanos, operações etc):
a)     esses dados podem ser essenciais para medir produtividade das equipes e descobrir alguns gargalos.
·         Personal data ou data of things - esses dados são gerados por geladeiras, carros, TVs e outros dispositivos que estão conectados à internet e conversam entre si.

13 - CONCLUSÃO
 - Excesso de informação - na mesma proporção que ganhamos diversas possibilidades de melhoria e assertividade, é muito fácil se perder no mar de dados disponível.
- Do micro para o macro - nossa tecnologia avançou o suficiente para que pudéssemos perceber coisas cada vez menores (átomos, prótons, elétrons etc.); no entanto, a Internet das Coisas e os dados que geramos é um dos exemplos das coisas gigantes que passamos a ver, entender, e usar a nosso favor com o avanço tecnológico.
- Do percebido ao compreendido - tínhamos um mar de dados, que agora somos capazes de colocar inteligência e transformá-los em informação, conhecimento e, no final, em sabedoria.
- Informação, responsabilidade e privacidade - a ponte entre a coleta de dados e o compartilhamento adequado desses dados, com segurança e proteção para todas as partes, permanece um desafio-chave na evolução deste setor.

Texto adaptado a partir dos seguintes endereços:
1 - http://marketingpordados.com/analise-de-dados/o-que-e-big-data-%F0%9F%A4%96/
2 - https://www.proof.com.br/blog/internet-das-coisas/
3 - https://blog.sonda.com/smart-city-o-que-e/


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