domingo, 30 de novembro de 2025

FLAMENGO: SE NÃO FOR O SEU PRIMEIRO É O SEU SEGUNDO TIME!


FLAMENGO:

SE NÃO FOR O SEU PRIMEIRO É O SEU SEGUNDO TIME!

Por: Claudio Ramos, C@cau “:¬)30/11/2025

Ontem (29/11), ao sagrar-se Tetracampeão da Libertadores, o Clube de Regatas do Flamengo, evidenciou algumas situações peculiares na história da competição:

- Primeira e mais evidente, o Flamengo tornou-se o primeiro clube brasileiro tetracampeão da competição.

- Segunda, o país passou a ter sete conquistas consecutivas (um recorde na história do torneio).

- Terceiro, os clubes do país (juntos) igualaram o número de conquistas com os clubes argentinos; que, desde a década de sessenta, eram hegemônicos na competição.

- Quarto, a Libertadores da América tornou-se uma espécie de “Campeonato Carioca” uma vez que há quatro anos só os times do Rio de Janeiro vencem a competição: Flamengo em 2022; Fluminense em 2023; Botafogo em 2024 e Flamengo novamente em 2025.

 

Por essas coisas, além de outras tantas, nós afirmamos que o Flamengo, se não for o primeiro, é, seguramente, o segundo time de todo brasileiro! O que sustenta o a nossa proposição?

- Primeiro, o país, fora do eixo Rio-São Paulo (com algumas exceções) está cheio de times sem projeção nacional e internacional; essa dura realidade, como todos sabemos, cria anomalias como as que ocorrem nas Regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país. Ou seja, os times locais mobilizam menos torcedores do que as equipes que se encontram no eixo Rio-São Paulo (em Natal-RN, por exemplo, quase não se vê mais camisas do América e do ABC nas ruas da cidade).

- Segundo, a mídia, as polêmicas, os favorecimentos, a torcida, as conquistas e a história do Flamengo sempre o colocaram no olho do furacão da opinião pública brasileira (para o bem ou para o mal).

- Terceiro, amado por uns e odiado por muitos, o Flamengo é o tipo de clube pelo qual não se dá para ficar em cima do muro! Aqueles que não cantam as suas conquistas, fazem questão de evidenciarem as suas tragedias; e, ao fazê-lo, o fazem com tanta paixão que beira o irracionalidade bestial (algo quase animalesco). No entanto, em larga medida, é disso que se alimenta o futebol (passionalidades humanas: amor e/ou ódio).

 

Eu, como você já sabe, tricolor das Laranjeiras, sem negar a minha condição, congratulo a equipe do Flamengo. Um clube com uma histórias para contar, não importando o fato se essa história serve para fazer uns rirem e/ou muitos outros chorarem! O fato é: essa história, gostem disso ou não, está sendo contada!

 

Parabéns ao Flamengo (pela quarta vez intercalada, a Libertadores é dele), parabéns a cidade do Rio de Janeiro (pela quarta vez seguida, a Libertadores é sua) e parabéns ao Brasil (pela sétima vez seguida, a Libertadores é nossa)! C@cau “:¬)30/11/2025

 

 

 

 

 

 

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

CONSCIÊNCIA NEGRA OU HUMANA?

 CONSCIÊNCIA NEGRA OU HUMANA?

Por: Claudio Ramos, C@cau “:¬)20/11/2025

Algumas pessoas me abordam com o seguinte questionamento: “Ao invés de uma Consciência Negra, não deveríamos lutar para promover uma Consciência Humana?” Promissora essa proposta, não posso negar; no entanto, muito pouco prática. Para pessoas que reproduzem essa ideia eu formulo a seguinte pergunta: Ao invés de gastarmos trilhões e trilhões com armamentos, exércitos e policiamentos ostensivos, não seria muito mais coerente e humano investirmos nas religiões e na produção de livros sagrados, a fim de ensinarmos as pessoas a se amarem reciprocamente no mundo todo? Muito auspicioso, não é mesmo? No entanto, assim como a primeira pergunta, essa segunda proposição é também muito utópica, idealista e romântica; com pouca ou até mesmo nenhuma função prática. Sendo assim, enquanto o amor ao próximo não se efetiva em nossas vidas, é bom que cada um saiba e possa se defender coletiva e individualmente; e, igualmente, enquanto a Consciência Humana não chega, me deixem viver a minha Consciência Negra! Ela não muda tanta coisa assim, no entanto, me permite saber, eu que fui roubado de minha história ancestral, quem sou, de onde vim e, o que é melhor, onde quero chegar! Valeu Zumbi, Zumbi valeu!!! C@cau “:¬)

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

ZUMBI ESTÁ NAS RUAS!

 ZUMBI ESTÁ NAS RUAS!

Por: Claudio Ramos, C@cau “:¬)19/11/2025

O herói, o guerreiro, o super-homem etc., acreditei nessas coisa só enquanto ainda criança; foi lúdico, por isso foi útil. Hoje, adequado à vida adulta, não acredito mais; menos mal. Tornar-me adulto, me fez perceber que homens e mulheres, independentemente do que dizem sobre eles, são apenas humanos. Diferem-se, é verdade, quanto às escolhas que fazem na vida; mas, ainda assim, humanos; "demasiadamente humanos", diria Nietzsche. Essa humanidade, minimizada e/ou potencializada, acaba por marcar, positiva ou negativamente, a vida pessoal e, às vezes, a vida social das pessoas. É o caso de Zumbir dos Palmares, por exemplo. É bem provável que ele mesmo não fizesse a menor ideia da magnitude das suas ações. Hoje, na condição de motivador das consciências alheias, o que ele fez, figura como exemplo a ser comemorado, seguido e/ou refletido por muitos. É bem verdade que em nossos dias, o opressor já não tem o mesmo rosto do passado; nem o local da dor, tem o mesmo nome, nem possui o mesmo endereço; todavia, a luta pela identidade, representatividade e dignidade humana continua sendo travada no interior dos ringues da vida.  Lutar contra as reconfiguradas tiranias da existência é dever de todo ser humano! As múltiplas dificuldades da vida não pedem por heróis, elas clamam por homens e mulheres que não se furtam a ser, ainda que isso pareça pouco, exatamente aquilo que nasceram para ser: seres humanos! Se fizermos isso, Zumbi voltará às ruas e todos os dias serão dias, não de um, mas de incontáveis e magníficos Zumbis. Valeu Zumbi; Zumbi valeu! C@cau “:¬)

FIL/SOC 2026 - TEMAS PARA REFLETIR DURANTE O ANO

  FILOSOFIA/SOCIOLOGIA 2026 (TEMAS PARA REFLETIR DURANTE O ANO) Por: Claudio Ramos, C@cau “:¬)02/01/2026 JANEIRO - ÉTICA E MORAL - O...