segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

INDÚSTRIA 4.0


(A quarta Revolução Industrial)
Organizado por: Claudio Fernando Ramos, Cacau “:¬) 16/12/2019.


1- OPINIÃO
(Perspectiva Filosófica)
Dois dos mais icônicos teóricos das doutrinas econômicas de todos os tempos (Adam Smith 1723-1790 e Karl Marx 1818-1883), quer pela ciência empregada em suas assertivas (Liberalismo Econômico e o Materialismo Dialético) ou pelas ideologias nelas arroladas (“Mão Invisível do Mercado” e a “Ditadura do Proletariado”), tornaram-se referências filosóficas atemporais no universo social, político e econômico da humanidade contemporânea. Cultuados por uns, execrados por muitos, a verdade é que suas teorias (adoradas e amaldiçoadas), nunca foram, em lugar nenhum desse planeta chamado terra, integralmente implementadas em qualquer Estado modernamente instituído. Se por um lado os chamados comunistas, nunca conseguiram livrar-se das ratazanas, que tão tenazmente infestam os esgotos do poder (políticos “trabalhadores” explorando os verdadeiros trabalhadores), por outro lado os pragmáticos e utilitaristas liberais, que exigem um Estado mínimo no âmbito de suas transações comerciais, nunca hesitaram em buscar o seu oposto, ou seja, a providencial e benfazeja ajuda estatal, quando a chamada Mão Invisível do Mercado fica, em momentos cruciais, sem braço, dedos e anéis. Comunistas teóricos e liberais oportunistas! A repressão que liberta - comunistas, autodefinidos salvadores da classe trabalhadora! A razão que oprime - liberais empoderados e ufanistas, guias cegos do considerado único caminho que conduz à glória: a riqueza! Cacau “:¬) 16/12/2019.  

2 - INTRODUÇÃO
- Indústria 4.0 - o termo surgiu a partir de um projeto de estratégias do governo alemão focadas em tecnologia e foi utilizado pela primeira vez na Feira de Hannover em 2011.
·         Em Outubro de 2012 - o grupo responsável pelo projeto, coordenado por Siegfried Dais (Robert Bosch GmbH) e Kagermann (acatech), apresentou um relatório de recomendações para o Governo Federal Alemão, com o objetivo de planejar sua implementação.
·         Em Abril de 2013 - foi publicado, na mesma feira, um trabalho final sobre o desenvolvimento da indústria 4.0. 

2 – CONCEITUAÇÃO
- Automação - o conceito básico da indústria 4.0 entende que, ao conectar máquinas, sistemas e ativos, as empresas podem criar redes inteligentes ao longo de toda a sua rede de produção e, com isso, controlar diversas ações de forma autônoma.
·         Indústria 4.0 – é também conhecida como quarta revolução industrial.
·         Indústria 4.0 - é um conceito que engloba todas as inovações tecnológicas criadas nos últimos anos para facilitar processos industriais e gerar mais lucro às empresas.
·         Indústria 4.0 - é um termo usado para descrever o uso da tecnologia como principal forma de:
a)     automatizar tarefas;
b)     armazenar dados;
c)     controle de informações;
d)     facilitar todos os demais processos industriais. 

4 - PRINCIPAIS FERRAMENTAS DA INDÚSTRIA 4.0
·         Internet das coisas (base da indústria 4.0) - a internet das coisas consiste na conexão de objetos físicos, máquinas, veículos e até ambientes com dispositivos eletrônicos que permitem o controle remoto destes itens.
·         Big Data Analytics - estruturas de dados extensas e complexas que utilizam abordagens inovadoras para capturar, analisar e gerenciar informações.
a)     na quarta revolução industrial, o Big Data é responsável por lidar com dados relevantes e cruciais, garantindo a segurança destas informações, assim como o compartilhamento das mesmas por meio de redes industriais. 

5 - IMPACTOS DA INDÚSTRIA 4.0
- Dinâmica - as fábricas inteligentes terão a capacidade e a autonomia necessárias para:
·         agendar manutenções;
·         prever falhas nos processos;
·         adaptar-se aos requisitos e mudanças não planejadas na produção.

 - Operação em tempo real - por meio da internet das coisas e do Big Data, as empresas podem obter dados, analisá-los e tratá-los em tempo real.
·         Grande parte dos processos das empresas poderá ser realizado de forma mais rápida, reduzindo tempo e aumentando a produtividade.

- Descentralização - como as máquinas funcionarão sob o comando de uma espécie de inteligência artificial, algumas decisões poderão ser tomadas pelo próprio sistema, de acordo com as necessidades da indústria.
·         Os processos industriais serão mais precisos, eficientes e ágeis, descentralizando certas responsabilidades nas empresas.

- Segurança de dados - por meio de tecnologias inovadoras e com o intuito de armazenar, processar e proteger grandes volumes de informações, a indústria 4.0 pode garantir mais segurança aos dados da sua empresa.
·         Por meio do armazenamento remoto e em nuvens, seus arquivos importantes correm menos risco de sofrerem ataques virtuais ou até mesmo de serem corrompidos.

6 - Conclusão
 - A tecnologia e informação - devem fazer parte da rotina de qualquer empresa interessada em:
·         Crescer no mercado;
·         Manter-se no mercado;
·         Otimizar processos;
·         Obter mais lucro.
Organizado a partir da net no seguinte endereço:
https://www.marketingparaindustria.com.br/tendencias-setor-industrial/industria-4-0/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONSCIÊNCIA ÁUREA

  CONSCIÊNCIA ÁUREA Por: Claudio F Ramos, C@cau “:¬)18/11/2024 O nosso país é cheio de feriados, mas poucos retratam a vida, a história ...