quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

SALVE NOEL ROSA!


(Porque os verdadeiros artistas são atemporais)

Do alto de sua juventude, aos 26 anos de idade, morria, na cidade do Rio de Janeiro (na época Capital Federal), um de seus filhos mais ilustre: Noel Rosa. Hoje, dia 11 de dezembro, comemora-se o dia de seu nascimento. Noel é um daqueles raros casos em que o fenômeno sobrepuja em muito o indivíduo. O Poeta da Vila, como também era conhecido pelos mais íntimos, partiu muito cedo dessa vida, vitimado por uma tuberculose; mas deixou uma discografia impecável e invejável! O Rei das Letras nasceu em 11 de dezembro de 1910 e faleceu em 04 de maio de 1937; possuidor de uma singularidade impar, Noel fez, faz, e, enquanto boa música houver nesse Brasil de incontáveis sonoridades sofríveis, fará muita falta aos ouvidos seletos!

Salve Noel, o branco mais preto do samba! Cacau “:¬) 11/12/2019.

2 comentários:

  1. Eu acho extremamente interessante essa geração pré-MPB, em minha opinião é muito melhor do que esses pretensos virtuoses que são o Caetano e o Chico Buarque. Nada contra eles, mas receberam uma fama indevida por uma maestria musical que nunca tiveram, apesar de serem bons letristas. Indo mais para frente, acho que o Cartola conseguiu manter essa tradição de música popular extremamente bem feita.

    Não sei por qual razão, mas o movimento do samba me lembra muito o blues americano... Talvez seja pelo contexto de marginalização, e ter, ironicamente, se transformado muitas vezes em algo "chique", da elite que a desprezou de início.

    Abraços. De seu aluno Juan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A MPB, como quase todas as coisas criadas pelo homem, possui um contexto. Esse contexto está inexoravelmente ligado à Guerra Fria no mundo e aos regimes militares na América Latina. A arte musical, segundo Schopenhauer a maior de todas, assim como outras formas de expressão, não deve ser construída à revelia do homem e sua história. Chico e Caetano são criticados muito mais pelos seus posicionamentos políticos dentro da música, do que pela qualidade, estética e comunicabilidade de suas composições; sem esquecer que os seus críticos mais apaixonados são, na sua maioria, cidadãos alinhados com a direita!
      Cacau “:¬) 12/12/2019.

      Excluir

CONSCIÊNCIA ÁUREA

  CONSCIÊNCIA ÁUREA Por: Claudio F Ramos, C@cau “:¬)18/11/2024 O nosso país é cheio de feriados, mas poucos retratam a vida, a história ...