sábado, 22 de fevereiro de 2020

SÓ PODEM AQUELES QUE QUEREM NO SENHOR!


Por: Claudio Fernando Ramos, Cacau “:¬) 21/02/2020
"Tudo posso naquele que me fortalece". Essa é uma frase bastante usual no linguajar do povo cristão mundo à fora. No entanto, sem que façamos qualquer tipo de investigação filológica (estudo rigoroso de textos), faz-se mister que se reflita um pouco sobre o tema (só um pouquinho de hermenêutica e exegese básicas). Deus é soberano; ponto pacífico, e, em harmonia com essa condição, é prudente compreeder que a onisciência (saber absoluto, pleno, conhecimento infinito), a justiça e a bondade são prerrogativas inexoráveis na existência desse ser supremo. Diante dessa liberdade de razão (condição do indivíduo em aceitar ou não um conhecimento que se impõe como verdadeiro por si só) resta-nos aceitar (tomara que de bom grado) que o "Tudo Posso" bíblico não é, não pode e nem deve significar o "tudo posso" relativizado do mundo contemporâneo, ou seja, cada pessoa ao pensar, falar e agir, leva mais em conta as suas subjetividades individuais (sentimentos, impressões e caprichos) do que os princípios eternos de um Deus soberano e imutável ("passarão os céus e a terra, mas a minha palavra não passará"). Agostinho de Hipona refletindo sobre as escolhas erradas que fazemos, disse que mesmo tendo consciência básica do certo e do errado, nós quase sempre, não só escolhemos o errado, como também nos comprazemos nele; para o teólogo, a vontade corrompida do ser humano é a principal responsável por esse engodo ("creio o que entendo, mas não entendo tudo o que creio"). Não devemos tirar da mente que os homens, por melhores que sejam (pais amorosos, companheiros fies, amigos solícitos, cidadãos exemplares) ainda assim são contingentes (não se bastam, não são causas de si mesmos), e, em razão disso, muitas vezes nos encontramos em conflitos com a vida (por que viver?), com os outros ("o inferno são os outros" frase de Sartre) e nós mesmos (estou cansado de mim). "Poder todas as coisas" é, antes de mais nada, poder ser útil ao próximo (por reconhecer nele a mesma contingência que há em todos nós) e, nesse fantástico processo de querer e poder ajudar ao próximo, se permitir ser ajudado também, uma vez que o Senhor dos senhores afirmou: Sem mim nada podeis fazer! (João 15.5) Que somente esse fazer (Fazer no Senhor) seja todo o nosso querer de "Tudo Poder" naquele que sempre há de nos fortalecer! Um bom feriado de carnaval!

domingo, 16 de fevereiro de 2020

O AMARGO SABOR DA POPULARIDADE


Reflexão sobre o filme: Ma 2019. Cacau “:¬) 

Há pessoas que fazem muitas coisas para serem conhecidas; a grande questão é: estarão elas preparadas para pagarem o preço? Ele, o preço, certamente não será pago com algumas moedas, níqueis e tostões. O filme “Ma” promove esse tipo de abordagem de uma forma direta, simples e, ao mesmo tempo, inquietante e angustiante (classificação: 16 anos). Em uma sociedade como a nossa, onde o valor do indivíduo é decidido pela audiência do espetáculo produzido, filmes como esses nos obriga a refletir sobre a importância cada vez menor da alteridade, da empatia e, principalmente da ética nas relações interpessoais. No filme e na realidade, esse tenebroso cardápio de terríveis ingredientes não pode terminar em uma boa digestão! Nós, Eu e a Filosofia, recomendamos!
Cacau “:¬)16/02/2020

domingo, 2 de fevereiro de 2020

RAPIDINHAS 02/02/2020


(Coisas da Sociedade do Espetáculo)

1 - Há quem esteja bastante preocupado com o novo Corona vírus (aulas, reportagens, palestras etc.) que, no mundo todo, matou até agora pouco mais duzentas pessoas; no entanto, não há a mesma preocupação com a Dengue e o seu propagador (o aedes aegypti) que, só no Brasil, matou quase 800 pessoas em 2019! Cacau “:¬)


2 – A morte prematura do astro do basquete americano Kobe Bryant comoveu e emocionou muitas pessoas no mundo e também no Brasil (reportagens, homenagens e investigações etc.); o mesmo, guardado as devidas proporções, não se viu com a tragédia envolvendo os anônimos empobrecidos das chuvas em Minas Gerais e no Espírito Santo (cerca de 54 mortos e 25 mil sem casas)! Cacau “:¬) 

3 – O abandono do cão Tintin consternou milhares de pessoas no país; centenas delas (inclusive artistas) demonstraram interesse em adotá-lo; pena que as crianças e adolescentes que limpam vidros em sinais, guardam carros nas ruas, vendem balas nos transportes públicos, e vivem em orfanatos não saibam latir, não possuam quatro patas e nem mesmo um pequeno rabinho que possam abanar; se assim fosse, suas chances de serem felizes seriam bem maiores! Cacau “:¬)

Não é de se admirar que, em pleno século XXI (o século da informação) a segunda maior causa de morte entre a faixa etária que vai dos 15 aos 30 anos de idade seja o suicídio; tanta humanidade assim, só pode causar desumanidade assado! Cacau “:¬) 02/02/2020

CONSCIÊNCIA ÁUREA

  CONSCIÊNCIA ÁUREA Por: Claudio F Ramos, C@cau “:¬)18/11/2024 O nosso país é cheio de feriados, mas poucos retratam a vida, a história ...