FILÓSOFOS DA
NATUREZA
(OS PRÉ-SOCRÁTICOS)
Por: Claudio F. Ramos, a partir de livros e da net. C@cau "::¬)20/01/2022
VÍDEOS AULAS:
https://www.youtube.com/watch?v=xrdtnjkupiy
https://www.youtube.com/watch?v=hbDr8L4M1T8
INTRODUÇÃO
O período pré-socrático abrange o conjunto das
reflexões filosófica desenvolvidas desde Tales de Mileto (623-546 a.C.) até o
aparecimento de Sócrates (468-399 a.C.).
A procura de uma Arché (substância primordial) que
explique a pluralidade da Physis (natureza).
I- Os pensadores Jônicos
Pensadores de Mileto/Samos/Éfeso – a busca da
substância primordial.
a) No vasto mundo grego a filosofia teve como
berço a cidade de Mileto, passando depois para outras cidades da mesma Região.
b) Jônia, litoral ocidental da Ásia Menor.
c) A cidade de Mileto se destaca por ter
abrigado os três primeiros filósofos da história ocidental: Tales, Anaximandro
e Anaxímenes.
TALES DE MILETO (623-546 A.C.)
a) Na condição de filósofo,
buscou a construção do pensamento racional em diversos campos do conhecimento
que, hoje, não são consideradas especialidades filosóficas.
b) Foi astrônomo, chegou a
prever o eclipse total do Sol ocorrido em 28 de maio de 585 a.C.
c) Na área da geometria
demonstrou que todos os ângulos inscritos no meio circulo são retos e que em
todo triângulo a soma de seus ângulos internos é igual a 180°.
d) Procurando fugir das
antigas explicações mitológicas, Tales queria descobrir um elemento físico que
fosse constante em todas as coisas.
e) Segundo ele, a água
quando densa, transforma-se em terra; quando aquecida, vira vapor que, ao se
resfriar, retorna ao estado líquido. Garantindo assim a continuidade do ciclo.
ANAXIMANDRO DE MILETO (610-547
A.C.)
“Nem água nem algum dos elementos, mas alguma
substância diferente, ilimitada, e que dela nascem os céus e os mundos neles
contidos”.
a) Procuro aprofundar as
concepções de Tales sobre a origem única de todas as coisas.
b) Discordou do seu mestre
quanto à natureza da Arché.
c) Os sentidos são incapazes
de captar a substância inicial, uma vez que esta é transcendente (Ápeiron – o
infinito, o indeterminado).
d) A substância inicial
contém em si todos os elementos contrários; todavia somente um de cada par pode
existir por vez, não podendo coexistirem em um mesmo objeto.
ANAXÍMENES DE MILETO ( 588-524 A.C.)
“Assim como nossa alma, que é ar, nos mantém unidos,
da mesma maneira o vento envolve todo o mundo”.
a) A Arché é indeterminada,
possui um caráter oculto.
b) O Pneuma (Ar) é o
princípio de todas as coisas.
c) Elemento invisível e
quase inobservável, mas, observável (conciliatório: Água e o Ápeiron).
d) O Ar é a própria vida,
força vital, divindade que “anima” o mundo; aquilo que dá testemunho da
respiração (primeiro e último suspiro).
PITÁGORAS DE SAMOS (570-490 A.C.)
a) Nascido em Samos
Pitágoras teve que fugir para Crotona, Sul da Itália (Magna Grécia), por conta
de suas ideias (perseguições políticas).
b) Foi fundador de uma
poderosa sociedade de caráter filosófico, religiosa e de acentuada ligação com
questões políticas.
c) Anos depois, a sociedade
foi extinta e Pitágoras foi expulso de Crotona.
d) Os números são a Essência
de todas as coisas, os quais representam a ordem e a harmonia.
e) Primeiro aspecto mais
formal na explicação da realidade: Ordem e Constância.
f) A Essência das coisas (os
números) possui estrutura matemática, da qual derivam problemas como: finito,
infinito, par, ímpar, unidade, multiplicidade, reta, curva, circulo, quadrado,
etc.
g) Contribuições nas áreas
da: música, astronomia e, obviamente, matemática.
h) Metempsicose: crença na
imortalidade da alma (reencarnação).
i) Prescrição de
rígidos preceitos morais.
HERÁCLITO DE ÉFESO (540 A.C.)
a) Nascido em Éfeso, cidade
da Região Jônica era também conhecido como: o Obscuro.
b) Primeiro grande
representante do pensamento dialético.
c) Devir (Escola mobilista)
– o mundo é dinâmico, em permanente transformação.
d) A vida é um fluxo
constante, impulsionado pelas lutas de forças contrárias: bem e mal, vida e
morte, quente e o frio...
e) A Luta (Guerra) é a Mãe,
Rainha e Princípio de todas as coisas. É pela luta de forças opostas que o
mundo se modifica e evolui.
f) O Fogo – com chamas vivas
e eternas, metáfora da realidade dinâmica do mundo.
OS PENSADORES ELEÁTICOS
Reflexões sobre o Ser e o Conhecer.
a) Lógica – estudo sobre o
Conhecer.
b) Ontologia – estudo sobre
o Ser.
XENÓFANES DE COLOFÃO
a) Os deuses não têm, nem
podem ter semelhança humana.
b) Crítica às concepções de
Homero e Hesíodo: antropomórficas.
c) Os deuses não agem como
homens, não nascem, nem se movem.
d) Panteísmo: deus é o
cosmo; o universo é uno.
e) Pensou a unidade como
totalidade; o movimento como ilusão e fez separação entre o percebido e o
refletido.
f) Suas ideias serão terão
melhor acabamentos na escola eleática, onde Parmênides se destacará.
PARMÊNIDES DE ELÉIA (510-470 A.C.)
a) Nascido em Eléia, na
Magna Grécia, litoral oeste da Península Itálica.
b) “O Grande Parmênides”,
assim chamado por Platão, fico marcado pela oposição que fez ao pensamento de
Heráclito.
c) Foi o pensador do
imobilismo universal.
d) Defendia a ideia de dois
caminhos para a compreensão da realidade: o da Alethéia (verdade) e o da Dóxa
(opinião):
- Alethéia – o caminho do pensamento, da reflexão,
da razão.
- Dóxa – o caminho da ilusão, dos sentidos, das
crenças.
e) Há uma estreita relação
entre o Ser, o Pensar e o Dizer.
f) O Ser é uno, imóvel,
indestrutível, ingênito e eterno:
O Ser não surgiu, porque ou teria surgido do nada
(o que é impossível), ou teria surgido de um outro ser (justificando assim que
o ser já era e sempre será).
O Ser não se move porque se o fizesse
transformar-se-ia em outro Ser, mesmo continuando a Ser, e dois seres é algo
impensável.
Por não ter sido criado nem gerado, também não pode
ser destruído, porque se destruído algo restará e assim continuará sendo.
g) O nada não existe, e por
isso não pode ser pensado nem dito.
ZENÃO DE ELÉIA (489 A. C.)
Utilizou a dialética como arte de provar ou refutar
a validade de um argumento.
a) Mas do que provar que o Ser é um, ele demonstrou que o múltiplo é impensável.
a) Mas do que provar que o Ser é um, ele demonstrou que o múltiplo é impensável.
b) Se com Parmênides a
lógica recebeu o Princípio da Identidade, foi com Zenão que ela recebeu o
Princípio da Não Contradição.
c) Paradoxo I: Aquiles e a
tartaruga - se à tartaruga fosse dada uma pequena vantagem, em uma eventual
corrida, Aquiles (o mais rápidos dos herois) nunca a alcançaria. Uma vez que os
espaços percorridos por ele, no encalço da tartaruga, podem ser divididos
infinitamente.
d) Paradoxo II: Uma flecha
lançada do arco, em cada instante de tempo ela ocupa um lugar no espaço, o que
indica que em cada tempo finito ela encontra-se em repouso.
e) Como nada pode estar
simultaneamente em repouso e em movimento, este último é ilusório.
ANAXÁGORAS DE CLAZÔMENAS (500 A.C.)
a) Afirmou que a natureza é
eterna e que por isso não foi criada, nem pode ser destruída.
b) Para ele o principio
(arkhé) não é único nem quatro, mas sim formados por minúsculas partículas
(homeomerias ou spérmatas).
c) Para eles as “sementes”
foram ordenadas por um princípio inteligente, uma inteligência cósmica (nous,
em grego).
d) O primeiro dentre os
pré-socráticos a falar sobre um espírito ordenador (monoteísmo).
EMPÉDOCLES DE AGRINGENTO (492 AC.)
a) Para ele a origem da
physis não provém de uma única substância, mas sim dos quatro elementos (terra,
água, ar e fogo).
b) É a partir da reunião e
separação desses elementos que todas as coisas surgem.
c) O movimento,
transformação, geração e corrupção das coisas; o surgimento e o desaparecimento
delas, deve-se à mistura dos elementos, em diferentes porções, nelas contidas.
d) O que caracteriza cada
ser é a predominância de um ou de outro destes elementos.
e) Os quatro elementos
presentes nas coisas nunca se transformam um no outro, somente se distribuem
diferentemente em cada ser.
f) O amor e o ódio são os
dois elementos universais que proporcionam o movimento de reunião e separação
das substâncias.
g) Empédocles inaugura a
forma pluralista de pensar a natureza.
DEMÓCRITO DE ABDERA (460-370 A.C.) E LEUCIPO DE MILETO (SÉCULO V A.C.)
“Falsos e hipócritas são aqueles que tudo fazem com
palavras, mas na realidade nada fazem”. (Demócrito)
a) Leucipo (mestre) e
Demócrito (discípulo) são, geralmente, apresentados juntos porque seus
pensamentos constituem uma única doutrina.
b) São conhecidos como
os pais da teoria atômica.
c) O átomo (do grego
a-tomos, o não divisível, não mais cortável) é para esses filósofos o elemento
primordial da natureza.
d) Os átomos são
indivisíveis, maciços, indestrutíveis, eternos e invisíveis. Podendo ser
concebidos somente pelo pensamento, nunca percebidos pelos sentidos.
e) A physis é composta por
uma infinidade de átomos.
f) Os átomos podem existir
de forma variada e habitam uma outra infinitude: o vazio.
g) No vazio os átomos se
agregam, se desagregam e se deslocam, formando os seres que podemos perceber
pelos sentidos (movimento).
Divin!
ResponderExcluirQuais as respostas
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