(Filosofia da Religião)
Por: Claudio Fernando
Ramos, a partir de livros do ensino médio.
Cacau “:¬) 06/04/2020
I - O DESENCANTAMENTO DO MUNDO
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Mundo Desencantado – Assim é que o alemão Weber define o mundo pós-industrial.
II - A PERDA DO SAGRADO
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No passado havia muitas aberturas para o transcendental; mas foram tapadas
pelos lixos.
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O fim do sagrado não se deu em razão de um ativismo ateísta.
III – CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS
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Sócrates, faleceu em 399 a. C. - Uma vida desencantada é inadequada ao ser humano.
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Aurélio Agostinho 354-430 – Fomos feito por Deus
e para Deus; nosso coração está inquieto enquanto não encontrar em Deus o seu
descanso.
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Georg Friedrich Hegel 1770-1831 – A Arte e a Religião
são formas de reconectar o ser humano com uma realidade mais completa.
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Friedrich Hoelderlin 1770-1843 – O ser humano deve
retornar ao lar
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Max Weber 1864-1920 – O mundo
pós-Revolução Industrial é um mundo desencantado; é um mundo racionalizado.
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Roger Vernon Scruton, nasceu em 1944 - Toda religião contem épocas, lugares e ritos através dos
quais os homens podem conectar-se ou reconectar-se com a dimensão divina;
extrafísica.
IV – O SENTIDO DO SAGRADO E DO PROFANO
- O que especificamente a religião traz ao mundo?
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A
religião traz – O sentido do Sagrado e do Profano.
- O que é o Sagrado?
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É
aquilo que está dotado de sentido sobrenatural; extrafísico; transcendente.
A) O Sagrado não é
somente uma coisa qualquer; mas uma coisa imbuída de um algo mais que o torna
especial, além do físico (Uma Vida; Um Livro; Uma Data; Uma Vestimenta; Um
Local; Uma Estátua; Elementos da Natureza etc.).
- O que é o Profano?
·
É
tudo aquilo que está destituído de sacralidade, ou seja, o seu sentido está
reduzido aos que os sentidos do corpo podem captar.
A) Profanar é tratar o
sagrado como comum, habitual, trivial, natural etc.
V - FILOSOFIA E RELIGIÃO: PROXIMIDADES E DISTÂNCIAS
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Há três modos fundamentais que Aproximam, Distanciam e Antagonizam a Filosofia
com Religião.
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Aproximações (Semelhanças nos Questionamentos e nas Abordagens)
A) Questionamentos: O que é o ser
humano? Qual é o sentido da vida? Qual é a missão do ser humano nessa vida?
B) Abordagens: Metempsicose
(Pitágoras 570-495 a. C.); Equilíbrio dos Prazeres (Epicuro 341-270 a. C.);
Domínio das Paixões (Zenão de Cício 335-264 a. C.).
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Distanciamentos (A Filosofia como substitutiva da
Religião)
A) A Metafísica
Especulativa – A
especulação abstrata (o ser que não é físico) no lugar da fé.
B) A Cosmologia – Superação do discurso
mítico-religioso pelo filosófico racional.
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Antagonismo: (O Estudo Crítico da Religião)
A) A Relação – A relação ou a falta
da mesma em ralação aos valores morais contemporâneos.
B) A Linguagem Religiosa
– Suas
formas e enunciados.
C) Os valores Religiosos
– Compara
os valores religiosos com outros valores não religiosos (Culturais, Sociais,
Civis etc.).
D) O Objeto próprio da
Religião – Qual
é a fundamentação que os teólogos buscam dar a fé e as crenças religiosas.
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A perda do sagrado promove a perda de alguns valores tradicionais:
A) Uma vida sem Sacrifícios – todo e qualquer tipo
de exigência torna-se um “sacrifício” irrealizável (Prazeres como forma de
felicidade).
B) Uma vida sem Ritos de Passagens – o abandono sistêmico
ou a indiferença obtusa de tradições formais (Desvalorização das tradições e
dos valores a elas arrolados).
C) Uma vida Solitária – A solidão na vida
humana não significa apenas a ausência de outras pessoas; significa também a
falta de crença (Sozinhos em meio à multidão).
D) Solidão Existencial ou Metafísica – A solidão que não é
superada simplesmente com a integração com outras pessoas; com o consumismo nem
com gastronomias sofisticadas (A solução para esse tipo de solidão estaria na
Arte e na Religião).
VII - AS TRÊS RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
- O judaísmo: três
principais divisões
A) Os judeus Ortodoxos - são
os mais tradicionalistas, acham que sua religião deve ser praticada exatamente
como se fazia nos tempos antigos.
B) Os judeus Reformistas - fizeram
muitas mudanças e não participam de todas as cerimônias observadas pelos judeus
Ortodoxos.
C) Os Conservadores - sustentam
as tradições antigas, mas fizeram algumas mudanças em suas práticas religiosas.
- O cristianismo: três principais
divisões
A) Católicos - Os
seguidores do papa de Roma formaram a Igreja católica, uma palavra grega que
significa “universal”.
B) Ortodoxa - A
Igreja do Oriente foi denominada ortodoxa,
que em grego quer dizer “que segue a crença correta”.
C) Protestantes - A Reforma Protestante surgiu
com as ideias do monge alemão Martinho Lutero, após a publicação das suas 95
teses. Durante a Reforma Protestante, surgiram outras correntes religiosas,
como o calvinismo, liderado por João Calvino, e que deu origem ao
presbiterianismo, e o anglicanismo, na Inglaterra, que surgiu do rompimento do
rei Henrique VIII com a Igreja Católica.
- O Islã: duas divisões principais
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A divisão do Islã entre Sunitas e Xiitas, remonta ao século VII e
tem origem na disputa sobre a sucessão do profeta.
A) Sunitas - defendem que o
chefe do Estado mulçumano (califa) deve reunir virtudes como honra, respeito
pelas leis e capacidade de trabalho, porém, não acham que ele deve ser
infalível ou impecável em suas ações.
B) Xiitas
- defendem que a chefia do Estado muçulmano só pode ser ocupada por
alguém que seja descendente do profeta Maomé ou que possua algum vínculo de
parentesco com ele.
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