Por: Claudio Fernando Ramos,
a partir de livros e textos da net. Cacau “::¬)20/05/2020
“Há um só mundo, e
ele é falso, cruel, contraditório corruptor, sem sentido. [...] Um mundo assim
é o verdadeiro mundo [...] Nós precisamos da mentira para vencer essa
realidade, essa verdade, ou seja, para viver.
A metafísica, a moral, a ciência [...] são levadas em considerações apenas como
diferentes formas de mentiras: com sua ajuda se acredita na vida”.
(Friedrich Nietzsche)
I - CRÍTICA À POSSIBILIDADE DE CONHECIMENTO METAFÍSICO
- Hume, Kant, Comte e Nietzsche: com a crítica feita à
metafísica por esses filósofos a metafísica foi perdendo espaço e importância.
·
A Hora e a Vez das Ciências Físicas – em razão da perda de
espaço da metafísica as ciências físicas aparecem como substitutas (Física,
Biologia, Química, História etc.).
II – A CRÍTICA DE HUME À METAFÍSICA
David Hume 1711-1776
- A crítica de David Hume: para Hume os
conteúdos da mente são chamados de percepções.
·
As Percepções – podem ser impressões ou ideias.
·
As Impressões – são atuais, mais vivas e presentes.
·
As Ideias – são impressões passadas, menos vívidas e
claras.
A) Ideias Simples – são cópias das
impressões sem nenhum acréscimo (Mulher, Peixe, Cavalo, Chifre).
B) Ideias Complexas – são formadas pela
mente a partir das ideias simples (Sereia, Unicórnio).
EX:
“EU” – é apenas um nome para a coleção de
momentos que você tem de si mesmo!
·
O
que existe de fato é apenas uma série de percepções unidas de modo associativo.
- Conclusão de Hume: para Hume a
metafísica não existe, porque esse objeto que a metafísica estuda simplesmente
não existe.
·
Objeto da Metafísica – Substância,
Essência, Infinito, Deus etc.
- O Problema do Empirismo:
·
O Empirismo é Materialista – para os empiristas
uma certeza só existe quando há experiência sensorial (Materialismo).
·
A Experiência é Real? – na medida em que a
experiência é o único critério, não há como saber se ela é verdadeira ou falsa.
A) Experiência da
Experiência -
Só se pode determinar a validade de uma experiência por intermédio de outra
experiência.
B) O Inexperimentável - Como saber se o
inexperimentável não existe, se ele, caso exista, estaria, por natureza, fora
do nosso alcance?
·
O Ceticismo – surge como consequência necessária do
empirismo.
III – CRÍTICA DE KANT À METAFÍSICA
Immanuel Kant
1724-1804
- Metafísica Formal: a metafísica só
existe na medida em que trata dos conceitos fundamentais das ciências; sem que
estes conceitos correspondam, necessariamente, a um ser ou a um ente que exista
por si mesmo.
·
Metafísica na esfera da Linguagem – e não na esfera do
Ser.
- Como é possível o conhecimento? – ou seja, quais são as
condições para que haja conhecimento?
·
Todo
conhecimento começa na experiência (Sentidos), mas não procede da experiência
(Inatismo).
·
O
conhecimento é a organização que a mente faz dos dados enviados pela
experiência com as ideia inatas da mente.
A) Juízo Analítico – é aquele em que o
predicado está contido no sujeito.
EX:
- O triângulo tem três lados.
OBS:
- Esse tipo de juízo é universal e
necessário.
- Esse tipo de juízo não acrescenta
conhecimento.
B) Juízo Sintético – é aquele cujo
predicado não está contido no sujeito.
EX:
- O cachorro está doente.
OBS:
- Esse tipo de juízo não é necessário nem
universal.
- Esse tipo de juízo acrescenta conhecimento.
C) Juízo Sintético a
Priori –
o verdadeiro do conhecimento máximo seria aquele que acrescenta conhecimento e
que é necessário e universal.
EX:
- A diferença entre as cordas vocais e a
língua portuguesa.
OBS:
- Esse tipo de juízo é independente da
experiência porque sua estrutura é inata ao ser humano.
- Esse tipo de juízo se relaciona com a
experiência porque precisa dela para começar o conhecimento.
- Esse tipo de juízo é aquele que une os
dados da experiência com as condições inatas de compreensão da experiência, que
já estão na mente humana.
·
Conclusão kantiana - Quando ocorre o
conhecimento?
A) Quando a experiência
a posteriori se une às estruturas do
conhecimento a priori.
B) Não é possível nenhum
tipo de Juízo Sintético a Priori na metafísica; por isso ela só existe na mente
humana.
C) Não se pode confundir
a importância das ideias metafísicas com a sua existência.
IV – A CRÍTICA DE AUGUSTO COMTE À METAFÍSICA
Auguste Comte
17981857
- A Lei dos Três Estados: Mítico, Metafísico e
Positivo.
·
Ao
validar as ciências positivas Comte decretou a superação humana dos saberes
religiosos e metafísicos.
V - A CRÍTICA DE NIETZSCHE À METAFÍSICA
Friedrich Nietzsche
1844-1900
- A Culpa é de Platão: para Nietzsche
compreende a metafísica como sinônimo de platonismo.
·
Crença Iludida - o dualismo psicofísico de Platão e
definido por Nietzsche como uma crença ilusória.
·
Uma mentira poderosa – uma vez que é criada
por motivos existenciais e psicológicos.
·
Autoengano - um engano feito para exorcizar o fato de que
o mundo é caótico e sem sentido.
·
O Niilismo – quanto mais se engana com a ideia de um
mundo perfeito, mais o homem se afasta do mundo real; Nietzsche define essa
atitude como niilista.
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