Por: Claudio F. Ramos, a
partir de livros e textos da net. C@cau “::¬)20/01/2022
“Bioética não é uma
parte da Biologia; é uma parte da Ética, é uma parte de nossa responsabilidade
simplesmente humana; deveres do homem para com outro homem, e de todos para com
a humanidade”.
(André Comte-Sponville)
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=8y5wE_CnkNo
(OBS: se aparecer que não está mais disponível é só copiar e colar dentro da área de pesquisa do You Tube que aparece o vídeo)
TESES:
-
A ciência é uma forma neutra de conhecimento?
·
A
marcha triunfante da ciência e suas conquistas tecnológicas devem prosseguir
avançando indiferentes a toda e qualquer reflexão de caráter ético?
·
É
possível tratar e superar situações-limite sem lançar mão das concepções
éticas?
·
É
possível combinar conhecimento biológicos com reflexões sobre valores humanos?
· Os estudos sobre a clonagem humana levantaram algumas questões: o que faz uma pessoa ser única? (o código genético; as experiências; a educação; sua história...).
BIOÉTICA:
ORIGEM
-
Segundo Nicola Abbagnano, Bioética é um termo cunhado na década de 1970 para
designar:
·
o
estudo sistemático da conduta humana no âmbito das ciências da vida e do
tratamento de saúde, em que tal conduta é examinada à luz de valores e
princípios éticos (Dicionário de Filosofia).
· Van Rensselaer Potter (1911-2001), bioquímico norte-americano e professor de oncologia, utilizou o termo em sua obra Bioética: uma ponte para o futuro (1971).
BIOÉTICA:
UMA PARTE DA ÉTICA
-
A bioética é uma parte/subseção da ética.
·
Traz
reflexões sobre os problemas éticos ocasionados pelo desenvolvimento das
ciências.
·
A
bioética apresenta um caráter interdisciplinar; faz uso de conceitos das
seguintes disciplinas: Biologia, Medicina, Psicologia, Sociologia, Direito etc.
· A finalidade da bioética é servir de guia para que os saberes biológicos sirvam aos interesses da humanidade e não o seu contrário.
BIOÉTICA:
GRANDES QUESTÕES
-
O desenvolvimento das ciências biológicas possibilitou o surgimento de várias
questões pessoais, política, econômica, religiosas, sociais e comportamentais.
·
Clonagem
animal e/ou humana – Por quê? Com quem? Para quê?
·
Transgenia
animal e vegetal – sinônimo da seguinte expressão: Organismo Geneticamente
Modificado (OGM); o melhor/correto é o natural ou o modificado?
·
Morte
antecipada, prolongada ou natural – Eutanásia, Distanásia ou Ortotanásia?
·
Aborto
– meu corpo minhas regras ou uma só regra para todos os corpos?
·
Inseminação
artificial – também conhecida como inseminação intrauterina (IIU); reproduzir
de for assistida é o mesmo que brincar de ser deus?
·
Barriga
de aluguel – também conhecida como “cessão temporária de útero”, “útero de
substituição” ou “barriga solidária”. É correto fazer isso? Deve ou não haver
vínculos comerciais nessa ação?
· Anticoncepcionais – “crescei-vos e multiplicai-vos” ou quem não tem condições não faz filhos?
BIOÉTICA:
DUAS POSTURAS
-
A bioética não possui uma postura clara e unânime sobre os procedimentos humano
no campo da biologia.
· Do ponto de vista teórico, a bioética se divide em duas filosofias diferentes: matriz metafísica/religiosa e matriz materialista/laica.
1
– Matriz Metafísica/Religiosa
·
Essa
forma de pensar parte da sacralidade e da inviolabilidade da vida humana.
·
A
vida é tida como um dom de Deus; o direito à vida não é prerrogativa humana.
·
Tomás
de Aquino (1225-1274) – segundo ele os indivíduos são criaturas de Deus.
·
O
homem tem origem metafísica e transcendente, pertence a uma ordem natural e
imutável da natureza.
·
Essa
forma de pensar coloca-se contrária a todo procedimento considerado
antinatural.
· Fornece um leque de regras morais; farol/guia a priori em tempos de incertezas.
2
– Matriz Materialista/Laica
·
Penso
os valores humanos sem aderir a qualquer credo religioso.
·
Cabe
a humanidade estabelecer normas de comportamento para regular e proteger a vida
humana.
·
Há
uma visível separação entre o Nomos (cultura) e a Physis (natureza).
·
Embora
tenha uma origem natural, os fundamentos dos valores devem nascer de
deliberações livres e racionais.
·
Nega-se
a ideia de valores absolutos e independentes da vontade dos indivíduos.
· Apelo à flexibilidade moral; aceitação da pluralidade ética, tolerância e respeito a autodeterminação dos indivíduos.
ASPECTOS
NEGATIVOS DAS MATRIZES
-
Bioética Metafísica/Religiosa: acusada de possuir princípios dogmáticos.
·
Se
arroga o direito de ser a única correta; a única que conhece a ordem natural da
vida humana.
· Só a religião ou uma religião específica possui o monopólio da verdade.
-
Bioética Materialista/Laica: acusada de possuir princípios subjetivos.
·
Ao
renunciar valores absoluto abre portas para a total relativização dos
princípios.
· A relativização, invariavelmente, conduz ao ceticismo; a partir daí é possível qualquer tipo de abuso em nome do conhecimento e de uma pseudociência.
EM
BUSCA DE UM EQUILÍBRIO
-
A diversidade da multiplicidade é boa, mas também gera conflito.
·
No
mundo moderno, as civilizações perderam o centro metafísico e religioso.
·
Sem
um centro surgiram várias correntes religiosas, místicas e existenciais que
muitas vezes entram em conflito.
·
Talvez
já esteja na hora, ou não, de se buscar um ponto de equilíbrio entre a Ética
sacra e a Ética Laica.
·
Um
acordo, um fundamento comum, capaz de dialogar/unir essa dicotomia humana.
- Não importa o quão longe o saber científico possa nos
levar; a questão, até que se prove o contrário, continuará sendo sempre a
mesma: ciência é um saber e um fazer humano, voltado para seres humanos. Por
isso, jamais poderá prescindir de reflexões. C@cau “::¬)20/01/2022
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