quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

FILOSOFIA E BIOÉTICA

Por: Claudio F. Ramos, a partir de livros e textos da net. C@cau “::¬)20/01/2022

“Bioética não é uma parte da Biologia; é uma parte da Ética, é uma parte de nossa responsabilidade simplesmente humana; deveres do homem para com outro homem, e de todos para com a humanidade”.

(André Comte-Sponville)

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=8y5wE_CnkNo 

(OBS: se aparecer que não está mais disponível é só copiar e colar dentro da área de pesquisa do You Tube que aparece o vídeo)

TESES:

- A ciência é uma forma neutra de conhecimento?

·         A marcha triunfante da ciência e suas conquistas tecnológicas devem prosseguir avançando indiferentes a toda e qualquer reflexão de caráter ético?

·         É possível tratar e superar situações-limite sem lançar mão das concepções éticas?

·         É possível combinar conhecimento biológicos com reflexões sobre valores humanos?

·         Os estudos sobre a clonagem humana levantaram algumas questões: o que faz uma pessoa ser única? (o código genético; as experiências; a educação; sua história...).

BIOÉTICA: ORIGEM

- Segundo Nicola Abbagnano, Bioética é um termo cunhado na década de 1970 para designar:

·         o estudo sistemático da conduta humana no âmbito das ciências da vida e do tratamento de saúde, em que tal conduta é examinada à luz de valores e princípios éticos (Dicionário de Filosofia).

·         Van Rensselaer Potter (1911-2001), bioquímico norte-americano e professor de oncologia, utilizou o termo em sua obra Bioética: uma ponte para o futuro (1971).

BIOÉTICA: UMA PARTE DA ÉTICA

- A bioética é uma parte/subseção da ética.

·         Traz reflexões sobre os problemas éticos ocasionados pelo desenvolvimento das ciências.

·         A bioética apresenta um caráter interdisciplinar; faz uso de conceitos das seguintes disciplinas: Biologia, Medicina, Psicologia, Sociologia, Direito etc.

·         A finalidade da bioética é servir de guia para que os saberes biológicos sirvam aos interesses da humanidade e não o seu contrário.

BIOÉTICA: GRANDES QUESTÕES

- O desenvolvimento das ciências biológicas possibilitou o surgimento de várias questões pessoais, política, econômica, religiosas, sociais e comportamentais.

·         Clonagem animal e/ou humana – Por quê? Com quem? Para quê?

·         Transgenia animal e vegetal – sinônimo da seguinte expressão: Organismo Geneticamente Modificado (OGM); o melhor/correto é o natural ou o modificado?

·         Morte antecipada, prolongada ou natural – Eutanásia, Distanásia ou Ortotanásia?

·         Aborto – meu corpo minhas regras ou uma só regra para todos os corpos?

·         Inseminação artificial – também conhecida como inseminação intrauterina (IIU); reproduzir de for assistida é o mesmo que brincar de ser deus?

·         Barriga de aluguel – também conhecida como “cessão temporária de útero”, “útero de substituição” ou “barriga solidária”. É correto fazer isso? Deve ou não haver vínculos comerciais nessa ação?

·         Anticoncepcionais – “crescei-vos e multiplicai-vos” ou quem não tem condições não faz filhos?  

BIOÉTICA: DUAS POSTURAS

- A bioética não possui uma postura clara e unânime sobre os procedimentos humano no campo da biologia.

·         Do ponto de vista teórico, a bioética se divide em duas filosofias diferentes: matriz metafísica/religiosa e matriz materialista/laica.

1 – Matriz Metafísica/Religiosa

·         Essa forma de pensar parte da sacralidade e da inviolabilidade da vida humana.

·         A vida é tida como um dom de Deus; o direito à vida não é prerrogativa humana.

·         Tomás de Aquino (1225-1274) – segundo ele os indivíduos são criaturas de Deus.

·         O homem tem origem metafísica e transcendente, pertence a uma ordem natural e imutável da natureza.

·         Essa forma de pensar coloca-se contrária a todo procedimento considerado antinatural.

·         Fornece um leque de regras morais; farol/guia a priori em tempos de incertezas.

2 – Matriz Materialista/Laica

·         Penso os valores humanos sem aderir a qualquer credo religioso.

·         Cabe a humanidade estabelecer normas de comportamento para regular e proteger a vida humana.

·         Há uma visível separação entre o Nomos (cultura) e a Physis (natureza).

·         Embora tenha uma origem natural, os fundamentos dos valores devem nascer de deliberações livres e racionais.

·         Nega-se a ideia de valores absolutos e independentes da vontade dos indivíduos.

·         Apelo à flexibilidade moral; aceitação da pluralidade ética, tolerância e respeito a autodeterminação dos indivíduos.

ASPECTOS NEGATIVOS DAS MATRIZES

- Bioética Metafísica/Religiosa: acusada de possuir princípios dogmáticos.

·         Se arroga o direito de ser a única correta; a única que conhece a ordem natural da vida humana.

·         Só a religião ou uma religião específica possui o monopólio da verdade.

- Bioética Materialista/Laica: acusada de possuir princípios subjetivos.

·         Ao renunciar valores absoluto abre portas para a total relativização dos princípios.

·         A relativização, invariavelmente, conduz ao ceticismo; a partir daí é possível qualquer tipo de abuso em nome do conhecimento e de uma pseudociência.

EM BUSCA DE UM EQUILÍBRIO

- A diversidade da multiplicidade é boa, mas também gera conflito.

·         No mundo moderno, as civilizações perderam o centro metafísico e religioso.

·         Sem um centro surgiram várias correntes religiosas, místicas e existenciais que muitas vezes entram em conflito.

·         Talvez já esteja na hora, ou não, de se buscar um ponto de equilíbrio entre a Ética sacra e a Ética Laica.

·         Um acordo, um fundamento comum, capaz de dialogar/unir essa dicotomia humana.  

 CONCLUSÃO

- Não importa o quão longe o saber científico possa nos levar; a questão, até que se prove o contrário, continuará sendo sempre a mesma: ciência é um saber e um fazer humano, voltado para seres humanos. Por isso, jamais poderá prescindir de reflexões. C@cau “::¬)20/01/2022

 

 

 

 

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