domingo, 30 de janeiro de 2022

O SER HUMANO COMO SER RACIONAL

 

Por: Claudio F. Ramos, a partir de livros e da net. C@cau “::¬)30/01/2022 

Conhecer a própria humanidade, esse conhecimento constitui a base sobre a qual se desenvolve o restante dos conhecimentos e das ciências. 

TESES

- Qual deve ser o principal tema da filosofia?

·         Compreender o ser humano, essa é a principal tarefa da filosofia?

·         Quem somos e como devemos viver?

ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA

- A antropologia filosófica figura como a exposição sistemática dos conhecimentos a respeito do ser humano.

·         Como uma disciplina autônoma, surgiu a partir do século XVIII.

·         Pensar no que é essencialmente o homem é uma atividade da filosofia desde Sócrates.

SOCRATES: A DESCOBERTA DO SER HUMANO

“Sou amante do conhecimento, e os homens que habitam as cidades são meus mestres, e não as árvores, nem o campo”. (Sócrates)

- Antropologia filosófica, está presente em boa parte da história da filosofia.

·         De acordo com Sócrates, o lema: “Conhece-te a ti mesmo” deve ser o centro de atenção para todos aqueles que procuram filosofar.

·         Devemos reconhecer o tipo de natureza que possuímos enquanto pessoas.

·         O conhecimento da própria natureza norteará o tipo de comportamento devemos ter diante da vida e das várias ciências.

·         O cuidado da alma deve estar acima de outros cuidados, afim de melhor servir à cidade.

·         Sócrates esteve sempre à procura de uma verdade que fosse Objetiva, Absoluta e Universal.

- O essencial no ser humano: a consciência

·         É possível conhecer as coisas, menos o humano, pela descrição de suas qualidades objetivas.

·         Apenas o ser humano pode ser descrito em termos de consciência (o homem é/ou possui uma consciência.

·         Só é possível conhecer o ser humano por meio da convivência com ele (diálogo).

- Dialética socrática (1): introspecção

Uma vida que não é avaliada é uma vida que não merece ser vivida.

·         Em uma primeira instância, o diálogo pode ser compreendido como diálogo consigo mesmo (Introspecção).

·         Introspecção: percepção dos próprios sentimentos, emoções e pensamentos (visão da própria natureza).

- Dialética socrática (2): ação

·         Diálogo construído na convivência com os outros: ação, atividade, modo de vida.

·         A verdade é filha do pensamento dialético (diálogo comprometido com a busca da verdade).

·         O humano é um ser que possui uma faculdade especial (razão) pela qual é capaz de dar respostas a si mesmo.

PLATÃO: O CARÁTER DUALISTA DO SER HUMANO

- Platão compreende o ser humano à luz de sua teoria das ideias.

·         Teoria das ideias: abordagem dualista da realidade (mundos sensível e inteligível).

·         Mundo sensível: realidade captável pelos sentidos; mundo concreto.

·         Mundo inteligível: realidade para além do mundo material; ideias ou formas imutáveis e eternas.

- O homem: um ser entre dois mundos

·         O corpo: parte que corresponde ao mundo sensível.

·         A alma (pensamento/consciência): parte que corresponde ao mundo inteligível.

·         O homem é uma alma presa ao corpo; o corpo é o túmulo da alma.

- Como o homem deve viver?

·         Deve esforçar-se por libertar-se do corpo pouco a pouco, por meio da filosofia dialética.

·         O corpo é a origem de todo mal: paixões, inimizades, discórdias ignorâncias e loucuras.

·         O verdadeiro filósofo é aquele que deseja a verdadeira vida; a vida da alma.

·         A alma não é composta de sensibilidade: não sofre as vicissitudes do corpo (morte).

·         A alma é capaz de conhecer as ideias imutáveis e eternas do mundo inteligível (possui a mesma natureza das ideias).

ARISTÓTELES: O SER HUMANO COMO ANIMAL RACIONAL

- Segundo Aristóteles, na obra Metafísica, o homem é um animal que deseja conhecer.

·         Conhecer é inerente a existência humana; sentimos prazeres em nossos sentidos.

·         O homem tem por finalidade suprema a realização de sua natureza específica: ser racional.

- O bem supremo, a felicidade e a ética

·         Como devemos viver: aperfeiçoando-nos como ser humano.

·         Aperfeiçoar-se: por em prática a sua racionalidade; ir além de sua dimensão biológica.

·         O uso da razão possibilita o desenvolvimento da virtude por meio do hábito.

·         O hábito da moderação, do justo meio, da justa medida.

·         A razão possui também uma dimensão política, manifesta-se na vida em sociedade.

·         Não há sociedade justa sem homens justo, e, o inverso é igualmente verdadeiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

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