SOCIOLOGIA
1.
(Enem 2014, 3ª aplicação) Em pesquisa realizada, revelou-se que o Brasil é o
país onde os empregadores mais utilizam os sites e redes sociais para contratação.
O estudo foi realizado em treze países diferentes, com 2.819 executivos. Os
resultados apontaram que, no Brasil, 21% das empresas utilizam o meio social da
internet para realizarem contratações, ficando a Espanha em segundo lugar, com
18%. Em terceiro aparecem a Itália e Holanda, ambas com um resultado de 13%
cada uma.
(Disponível em: www.istoedinheiro.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 - adaptado)
Nesse
contexto, a forma de inserção no mundo do trabalho na atualidade é:
a)
Resultado das transformações ocorridas a partir de processos tecnológicos
inovadores, como o advento da internet.
b)
Fruto da mudança do processo de seleção tradicional, visando principalmente
reduzir os custos de contratação.
c)
Decorrente da urgência de ocupação das vagas disponíveis, facilitada pela
massificação do use das redes sociais.
d)
Produto da expansão de postos de trabalho, o que vem exigindo cada vez mais a
presença de profissionais qualificados.
e) Compatível com o perfil profissional atual, que exige do candidato pleno domínio das ferramentas virtuais de comunicação.
2.
(Enem PPL 2013) Do outro lado do Atlântico, a coisa é bem diferente. A classe
média europeia não está acostumada com a moleza. Toda pessoa normal que se
preze esfria a barriga no tanque e a esquenta no fogão, caminha até a padaria
para comprar o seu próprio pão e enche o tanque de gasolina com as próprias
mãos.
(SETTI, A. Disponível em: http://colunas.revistaepoca.globo.com. Acesso em: 21 maio 2013 - fragmento)
A
diferença entre os costumes assinalados no texto e os da classe média
brasileira é consequência da ocorrência no Brasil de:
a)
Automação do trabalho nas fábricas, relacionada à expansão tecnológica.
b)
Ampliação da oferta de empregos, vinculada à concessão de direitos sociais.
c)
Abertura do mercado nacional, associada à modernização conservadora.
d)
Oferta de mão de obra barata, conjugada à herança patriarcal.
e) Consolidação da estabilidade econômica, ligada à industrialização acelerada.
3.
(Enem PPL 2013) O servo pertence à terra e rende frutos ao dono da terra. O
operário urbano livre, ao contrário, vende-se a si mesmo e, além disso, por
partes. Vende em leilão 8,10,12,15 horas da sua vida, dia após dia, a quem
melhor pagar, ao proprietário das matérias-primas, dos instrumentos de trabalho
e dos meios de subsistência, isto é, ao capitalista.
(MARX, K. Trabalho assalariado e capital & salário, preço e lucro. São Paulo: Expressão Popular, 2010)
O
texto indica que houve uma transformação dos espaços urbanos e rurais com a
implementação do sistema capitalista, devido às mudanças tecnossociais ligadas
ao:
a)
Desenvolvimento agrário e ao regime de servidão.
b)
Aumento da produção rural, que fixou a população nesse meio.
c)
Desenvolvimento das zonas urbanas e às novas relações de trabalho.
d)
Aumento populacional das cidades associado ao regime de servidão.
e) Desenvolvimento da produção urbana associada às relações servis de trabalho.
FILOSOFIA
4.
(Enem 2014) Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e
não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã
opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são
necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil
obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.
EPICURO DE SAMOS. “Doutrinas principais”. In: SANSON, V. F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974
No
fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim
a)
Alcançar o prazer moderado e a felicidade.
b)
Valorizar os deveres e as obrigações sociais.
c)
Aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação.
d)
Refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.
e) Defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber.
5.
(Enem 2010 PPL) Quando Édipo nasceu, seus pais, Laio e Jocasta, os reis de
Tebas, foram informados de uma profecia na qual o filho mataria o pai e se
casaria com a mãe. Para evitá-la, ordenaram a um criado que matasse o menino.
Porém, penalizado com a sorte de Édipo, ele o entregou a um casal de camponeses
que morava longe de Tebas para que o criasse. Édipo soube da profecia quando se
tornou adulto. Saiu então da casa de seus pais para evitar a tragédia. Eis que,
perambulando pelos caminhos da Grécia, encontrou-se com Laio e seu séquito,
que, insolentemente, ordenou que saísse da estrada. Édipo reagiu e matou todos
os integrantes do grupo, sem saber que entre eles estava seu verdadeiro pai.
Continuou a viagem até chegar a Tebas, dominada por uma Esfinge. Ele decifrou o
enigma da Esfinge, tornou-se rei de Tebas e casou-se com a rainha, Jocasta, a
mãe que desconhecia.
Disponível em: http://www.culturabrasil.org. Acesso em: 28 ago. 2010 (adaptado).
No
mito Édipo Rei, são dignos de destaque os temas do destino e do determinismo.
Ambos são características do mito grego e abordam a relação entre liberdade
humana e providência divina. A expressão filosófica que toma como pressuposta a
tese do determinismo é:
a)
"Nasci para satisfazer a grande necessidade que eu tinha de mim
mesmo." Jean Paul Sartre
b)
“Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que
quiser." Santo Agostinho
c)
"Quem não tem medo da vida também não tem medo da morte." Arthur Schopenhauer
d)
"Não me pergunte quem sou eu e não me diga para permanecer o mesmo.”
Michel Foucault
e) "O homem, em seu orgulho, criou a Deus a sua imagem e semelhança.” Friedrich Nietzsche
6.
(Enem 2009) Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e
naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma
vida de trabalho trivial ou de negócios — esses tipos de vida são desprezíveis
e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os
aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das
qualidades morais e à prática das atividades políticas”.
VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.
O
trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a
cidadania
a)
Possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os
políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos
cidadãos tem de trabalhar.
b)
Era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto
de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
c)
Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que
levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
d)
Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos
cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
e)
Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à
política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
GABARITO:
1 A, 2 D, 3 C, 4 A, 5 B, 6 B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário