domingo, 16 de abril de 2023

TECNOLOGIA E PODER

Por: Claudio F. Ramos, a partir da net e de livros. C@cau “:¬)16/04/2023

VÍDEO AULA: https://www.youtube.com/watch?v=7y4aLBYgGbM 

TESES:

- Há uma racionalidade própria da sociedade contemporânea pautada pelos critérios da técnica?

·         A tecnologia pode ser considerada neutra?

·         A tecnologia pode ser considerada neutra?

·         É possível atribuir valores morais a tecnologia?

ESCOLA DE FRANKFURT

- A Escola de Frankfurt foi uma escola de análise e pensamento filosófico e sociológico que surgiu na Universidade de Frankfurt, situada na Alemanha.

·         Tinha como objetivo estabelecer um novo parâmetro de análise social com base em uma releitura do marxismo.

ALGUNS TEÓRICOS

·         Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno (1903-1969) - foi um filósofo, sociólogo, musicólogo e compositor alemão (um dos expoentes da Escola de Frankfurt).

·         Max Horkheimer (1895-1973) - foi um filósofo e sociólogo alemão, famoso por seu trabalho em teoria crítica (membro da Escola de Frankfurt).

·         Herbert Marcuse (1898-1979) - foi um sociólogo e filósofo alemão naturalizado norte-americano, pertencente à Escola de Frankfurt.

·         Jürgen Habermas (1929) - é um filósofo e sociólogo alemão que participa da tradição da teoria crítica e do pragmatismo, sendo membro da Escola de Frankfurt. Dedicou sua vida ao estudo da democracia, especialmente por meio de suas teorias do agir comunicativo, da política deliberativa e da esfera pública

INSTRUMENTALIZAÇÃO E DOMÍNIO

(Adorno e Horkheimer)


- Para Adorno e Horkheimer aqueles que detém as tecnologias detém o poder de dominação.

·         No capitalismo, a classe dominante controla a sociedade por meio da técnica, da indústria cultural e dos meios de comunicação.

UMA NOVA CIÊNCIA

(Herbert Marcuse)

- De acordo com Marcuse não há neutralidade na tecnologia.

·         Diferentemente de Adorno e Horkheimer, Marcuse tem esperança na racionalidade instrumental.

·         Marcuse acredita que dessa racionalidade possa surgir uma nova ciência e uma nova tecnologia.

·         Uma ciência e tecnologia com outras características e novos valores.

·         Uma ciência que colocasse a natureza em harmonia com a sociedade.

A NATUREZA COMO SUJEITO

(Herbert Marcuse)

- O conflito entre o ser humano e o meio ambiente pode ser evitado quando o homem a olhar a natureza como um sujeito.

·         Olhar a natureza como um outro ser é deixar de vê-la apenas como matéria ou simples objeto a ser explorado.

·         Desenvolver uma tecnologia de longo prazo, com consciência e respeito pela natureza.

INTERVENÇÃO ESTÉTICA

(Herbert Marcuse)

- É possível mudar a racionalidade instrumental?

·         Para Marcuse a combinação entre razão e imaginação pode oferecer um modelo alternativo de instrumentalidade.

·         O filósofo foi buscar inspiração na estética surrealista.

·         Surrealismo - criação de cenas irreais; pensamento livre; valorização do inconsciente e criação de realidades paralelas.

·         Marcuse aposta na arte como capacidade de usar a técnica e a tecnologia para integrar o ser humano, seus ambientes e a natureza.

APROPRIADA/INAPROPRIADA

(Jürgen Habermas)

- Habermas pensa que a racionalidade instrumental e a técnica podem ser apropriadas para algumas áreas da sociedade e inapropriadas para outras.

·         Neutralidade – quando utilizada em sua própria área.

·         Perniciosa – quando extrapola seu campo de atuação.

NEUTRALIDADE

(Jürgen Habermas)

- Como o filósofo defende a neutralidade da tecnologia?

·         Para ele a tecnologia pode ser neutra porque não é uma forma social.

·         Faz parte de contextos institucionais governados pelo mercado, pela burocracia e pela técnica.

·         Sendo mais ampla que a sociedade, pode desconsiderar valores sociais.

 

NÃO NEUTRALIDADE

(Jürgen Habermas)

- Para Habermas quando a tecnologia adentra o mundo da vida ela não pode ser neutra.

·         No mundo da vida a tecnologia torna-se um meio a serviço do controle político e econômico.

CONCLUSÃO

- Nas décadas de 1930/1940 a indústria farmacêutica fez pressão contrária a amamentação pelo peito. Partiu-se da crença, que se mostrou equivocada, que os produtos químicos eram mais adequados e saudáveis à vida dos bebês.

·         A tecnologia abriu um grande mercado e pôde avançar sobre um aspecto do mundo da vida.

·         Esse avanço acabou por gerar uma patologia social.

 

 

 

 

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