NIKLAS LUHMANN (1927-1998)
(Teoria dos Sistemas/Sociologia do Direito)
Por:
Claudio Ramos, a partir de livros e da net. C@cau “:¬)06/10/2025
AUTOR
- Luhmann foi um sociólogo alemão apontado como um
dos principais autores das teorias sociais do século XX.
·
Deixou uma obra com mais de 14.000 páginas.
· Durante sua carreira acadêmica abordou estudos sobre a política, as artes, economia, religião e os sistemas comunicacionais.
OBS: Recebeu
influência dos seguintes pensadores:
· Jürgen Habermas, Talcott Parsons, Edmund Husserl, G. Spencer-Brown...
OBRA AVALIADA
- Introdução à Teoria dos Sistemas (1995).
·
O que a sociologia pretende é descrever a sociedade
como um sistema que se autodescreve.
· Para Luhmann, a sociedade só pode ser analisada e compreendida como um sistema, formada por vários subsistemas.
TESE
· Como produzir um autêntico conhecimento da sociedade?
INTRODUÇÃO
- Como se pode compreender a sociedade, estando
dentro dela?
· Uma vez que o conhecimento produzido está condicionado socialmente, será que esse conhecimento é realmente verdadeiro?
- Luhmann buscou compreender a sociedade como um
todo, e não apenas de forma parcial.
·
Para compreender a sociedade é preciso atentar para
a interdependência complexa entre as variáveis componentes da sociedade.
· Uma sociedade é um tipo complexo de sistema.
O QUE É UM SISTEMA?
- Um
sistema é um conjunto organizado de componentes interligados e interdependentes.
·
As
partes trabalham juntos para alcançar um objetivo comum, funcionando como um
todo mais coeso do que a simples soma de suas partes.
· O sistema pode ser composto por elementos físicos (como o corpo humano) ou lógicos (como um sistema de software), e a ideia se aplica a diversas áreas, da biologia, antropologia, física, administração, tecnologia etc.
CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA
- O sistema em geral possui duas características:
·
É contingente - Luhmann considera que as leis do
universo que existem atualmente poderiam ser outras; ele acredita
na contingência do universo.
· É complexo – Para Luhmann, isso significa que as tentativas de explicar o sistema podem ser múltiplas.
EX: Existe sempre mais de uma explicação possível para o fenômeno dentro de um sistema.
ORDEM E CAOS NO SISTEMA
- Ordem e Caos nos Sistemas: os sistemas em geral
possuem ordem e do caos.
·
Para Luhmann, apesar de um aparente caos, há
elementos de ordem dentro dos sistemas.
· Nos sistemas em geral há um princípio organizador.
O PADRÃO NO SISTEMA
- Estruturas do Sistema - Em um sistema,
determinadas ações acabam se repetindo.
· As repetições formam estruturas, que irão se condensar em uma continuidade e, com o tempo, formarão outros sistemas.
OS TIPOS DE SISTEMA
- Os Tipos de Sistemas: Para Luhmann, há três tipos
de sistemas:
·
Sistemas Vivos (Natureza) - São aqueles cuja
operação básica é manter e frutificar a vida.
·
Sistemas de Personalidade - Têm como operação
básica a transformação dos estímulos em pensamento.
· Sistemas Sociais - Têm como operação básica a comunicação.
OBS - Os sistemas sempre trabalham com uma ação de transformar o que é exterior ao sistema para algo que passe a fazer parte do interior do sistema.
EX1 – Biologia: os sistemas vivos
transformam o exterior (Comida) em interior (Energia).
· Isso faz com que elementos de sistemas diferentes passem a integrar outros sistemas.
EX2 – Sociologia: o indivíduo vê algo e comunica o que vê, transforma o exterior (Coisa Vista/Objetividade) no interior (Linguagem/Subjetividade).
SISTEMAS
ABERTO E FECHADO
- Abertos:
Não há determinismo.
· Comem-se vários tipos de alimento (Complexidade, Variabilidade, Mutabilidade).
- Fechados: Há
necessidade.
· É sempre necessário transformar comida em energia (Fechado, Imutável, Rígida, Inflexível)
OBS: O Sistemas Sociais - a sociedade pode transformar um número infindável de fatos em comunicação (Sistema Aberto).
OBS: O Sistema Social – Há uma tendência de comunicação invariável entre as pessoas (Sistema Fechado).
A
DIFICULDADE EM CONHECER O SISTEMA SOCIAL
- Quando se analisa um sistema social com base em
um elemento, tem-se uma determinada compreensão desse sistema.
· Ao se analisar esse mesmo sistema a partir de outro elemento, uma nova compreensão é estabelecida.
- Teoria dos Sistemas indica que há uma diferença
entre o sistema estudado e o meio pelo qual esse sistema é estudado na
Sociologia.
· Há uma circularidade: a sociedade procura se explicar, mas, como os meios de comunicação já são sociais, eles podem influenciar essa compreensão.
- Para Luhmann a Sociologia é um subsistema dentro
do sistema maior, que é o sistema social.
·
É um subsistema de conhecimento, que procura
descrever o restante do sistema, do qual faz parte.
·
A sociedade é um sistema que se autodescreve; ela
mesma define sua própria posição e objeto.
·
É observadora daquilo que observa - não há
diferença entre o sujeito conhecedor e o objeto conhecido.
· A Sociologia não consegue se distanciar da sociedade que descreve.
A DIFERENCIAÇÃO COMO SOLUÇÃO
- Para Luhmann, a Sociologia pode se DISTANCIAR de
outros sistemas dentro do interior da sociedade.
· Pode também se DIFERENCIAR do restante da sociedade, conhecendo-a em partes, sem sair totalmente dela.
- Luhmann chama de diferenciação: a capacidade
de um subsistema social – a Sociologia – de se afastar dos outros sistemas
dentro da sociedade, para poder compreendê-los.
·
Há partes dentro de uma sociedade que têm maior
capacidade de análise e reflexão, do que mesmo o todo que torna possível aquela
parte que reflete.
· A própria sociedade produz um sistema que procura, com base em seu interior, compreender, a partir da parte, seu restante.
“METASSOCIEDADE”, É POSSÍVEL?
(Conclusão)
- A comunicação sempre permanece dentro do sistema,
visto que é parte dele.
· Deve-se tentar compreender a comunicação que a sociedade faz de si mesma.
- Quando a própria sociedade se diz capitalista, social-democrática, aberta ou fechada, é ela mesma que diz isso de si própria.
- Ao tentar se compreender, a sociedade se define
justamente como aquilo que procura compreender (Metassociedade).
· A sociedade se explica a si mesma, dentro de um sistema complexo.
- Luhmann mostra que, uma vez que não há como sair
da sociedade para analisá-la, resta, enquanto parte da sociedade, prestar
atenção em como o indivíduo se define dentro dela.
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