segunda-feira, 6 de outubro de 2025

KARL MANNHEIM (1893-1947)

 KARL MANNHEIM (1893-1947)

(Sociologia do Conhecimento)

Por: Claudio Ramos, a partir de livros e da net. C@cau “:¬)06/10/2025

Quando alguém “tem a coragem de submeter não só o ponto de vista do adversário, mas qualquer ponto de vista, inclusive o seu próprio, à análise ideológica”, justamente nesse momento, passa-se de uma limitada crítica da ideologia à Sociologia do Conhecimento propriamente dita.

 VÍDEO AULA DISPONÍVEL EM:

https://www.youtube.com/watch?v=2wj3z9BjbGU

 SOBRE O AUTOR

- Judeu nascido na Hungria

·         Foi influenciado por György Lukács, Georg Simmel, Friedrich Nietzsche...

·         O marxismo exerceu inicialmente uma forte influência sobre o pensamento do Sociólogo Mannheim.

·         Mannheim abandonou (em parte) o marxismo, por não acreditar que fossem necessários meios revolucionários para atingir uma sociedade melhor.

·         Seu pensamento assemelha-se em certos aspectos aos de Hegel e Comte.

·         Ele acreditava que, no futuro, o homem iria superar o domínio que os processos históricos exercem sobre ele.

·         Foi muito influenciado pelo historicismo alemão e pelo pragmatismo inglês.

·         Weber e Marx são os principais sociólogos com quem Mannheim dialoga para a construção da sua teoria sociológica a partir da obra “Ideologia e Utopia” (1929).

TESES

- Analisar as possíveis relações que há entre o conhecimento produzido e as condições sociais em que foi gerado.

·         O fato de pertencer a uma determinada classe social teria alguma influência sobre os conhecimentos, mesmo aqueles mais aparentemente fundamentados?

·         Que influência exatamente?

·         Em que grau?

INTRODUÇÃO

- Mannheim desenvolveu uma área de conhecimento chamada de Sociologia do conhecimento.

·         Essa disciplina procura estudar os condicionamentos sociais do saber.

- Essa área de conhecimento não é exatamente nova.

·         Sócrates já aconselhava que o autoconhecimento procurasse separar as opiniões pessoais da verdade conceitual de determinado valor.

·         No século XVI, o filósofo inglês Francis Bacon, com a sua teoria dos ídolos, tinha consciência do condicionamento social do pensamento (Pascal, Voltaire, Nietzsche e outros também agiram de maneira semelhante).

MARX E A IDEOLOGIA

(Condicionamento social do pensamento)

- Karl Marx foi quem iniciou, de forma mais sistemática e relativamente autônoma, o estudo dos condicionamentos sociais do saber.

·         Marx escreveu sua famosa frase que sintetizou sua posição segundo a qual “não é a consciência dos homens que determina seu ser, ao contrário, é o seu ser social que determina sua consciência” (Ideologia).

- A ideologia é um pensamento subvertido.

·         Não são as ideias que dão sentido à realidade, mas são as condições sociais que determinam as ideias morais, religiosas, filosóficas etc.

 - A ideologia é uma visão distorcida.

·         Supõem-se que ela seja universal; no entanto ela serve aos interesses específicos de uma classe.

·         Tudo para justificar e manter uma relação de domínio na luta de classes.

MARX ERA IDEÓLOGO

- Segundo Mannheim, Marx utilizou de forma unilateral sua importante descoberta (Ideologia).

·         Marx procurou invalidar a concepção burguesa do mundo, dizendo que ela é falsa porque não se baseia na realidade dos fatos, mas apenas no desejo de manter seu domínio.

·         Porém, Marx não utiliza essa mesma crítica para si e seus próprios valores.

- Mannheim afirmou que a mesma crítica à ideologia pode ser feita para a visão de mundo socialista-comunista.

·         O socialismo não reflete, semelhantemente ao capitalismo, um conhecimento objetivo da realidade, mas interesses de uma classe (Proletariado).

“Pode-se mostrar facilmente que aqueles que pensam em termos socialistas e comunistas só identificam o elemento ideológico nas ideias de seus adversários, ao passo que consideram suas próprias ideias livres da deformação ideológica. Como sociólogos, não temos nenhuma razão para deixar de aplicar ao marxismo o que ele próprio descobriu, e para não identificar, caso por caso, seu caráter ideológico. [...]”.

MANNHEIM E O CONDICIONAMENTO SOCIAL

- Mannheim deu um passo a mais quando cria a Sociologia do conhecimento.

·         Para ele, há uma influência da sociedade sobre o pensamento, mas essa influência não é uma determinação, mas algo como um condicionamento, à maneira Behaviorista.

·         Há aspectos do conhecimento que só podem ser compreendidos adequadamente se as origens sociais de onde partiram forem investigadas, e também seus condicionamentos.

OBS: O Behaviorismo é um termo que abrange diversas teorias que têm como principal objeto de estudo o comportamento.

·         Sua linha de pensamento acredita que os comportamentos podem ser medidos, treinados e mudados.

AS CONCEPÇÕES DE IDEOLOGIA

- Concepção Particular da Ideologia:

·         São aqueles casos em que a falsidade de um conhecimento ocorre de modo intencional ou não, consciente ou não, eles permanecem em um plano psicológico, não se enquadrando no caso de simples mentiras.

·         Nesse nível, identifica-se a ideologia em afirmações particulares e específicas, que podem ser deformações ou falsificações, mas que não comprometem a estrutura mental do sujeito que a pronuncia.

- Concepção Total da Ideologia:

·         As ideias não camuflam apenas situações particulares, mas se referem à ideologia de toda uma época ou de um grupo histórico-social.

·         Elas compõem toda uma cosmovisão, incluindo aí seus instrumentos intelectuais.

OBS 1: Quando se diz ao adversário que determinada ideia sua é falsa, pois é somente uma defesa de seu privilégio de classe, desmascara-se a ideologia parcial.

OBS 2: Quando se descobre a correspondência entre toda uma situação social e determinada perspectiva coletiva, está se desmascarando a ideologia total.

IDEOLOGIAS E UTOPIAS

(Visões parciais da realidade)

- A Sociologia do Conhecimento: Ideologia.

·         Mannheim explica que ideologia são as convicções e ideias dos grupos dominantes.

·         Eles escondem o estado real da sociedade para os outros de fora do grupo, mas também para si.

·         A ideologia não é apenas uma crítica de uma classe por outra, mas um fenômeno que acomete a todos os grupos, independentemente da matriz política.

·         A ideologia é um pensamento disseminado em defesa de interesses adquiridos.

- A Sociologia do Conhecimento: Utopia.

·         O pensamento dos grupos utópicos não consegue obter uma visão objetiva da realidade.

·         Eles apenas enxergam na realidade o que criticam nela mesma, de acordo com um viés ideológico.

·         Como não conseguem enxergar o outro lado (além do negativo), o fenômeno observado aparece na análise como fundamentalmente mal.

·         Isso não significa que sua crítica esteja completamente fora da realidade; significa apenas que ela não é completa o bastante, por não considerar a realidade como um todo.

- A Utopia é o pensamento voltado para destruir a ordem vigente.

·         As utopias também são condicionadas socialmente.

- Tipologia de Utopias:

·         O Quiliasmo Orgiástico dos Anabatistas - doutrina segundo a qual os predestinados, depois do julgamento final, ficariam ainda mil anos na Terra, no gozo das maiores delícias, como prêmio por seus esforços em vida.

·         O Ideal Liberal-Humanitário - que guiou o movimento da Revolução Francesa.

·         A Utopia Socialista-Comunista – um mundo de igualdades para todos.

·         O Ideal Conservador – um mundo de valores e princípios invioláveis.

- A IDEOLOGIA é o pensamento da classe dominante (seja ela qual for em determinado momento).

·         Classe que procura se manter com seu domínio sobre a sociedade.

- A UTOPIA é o pensamento da classe que está sendo dominada.

·         Classe dominada que procura destruir a classe dominante.

OBS: Do ponto de vista do Conhecimento Social, ambas as classes estão presas em visões parciais da realidade social.

CONSCIÊNCIA E SÍNTESE

- Problema: como conhecer autenticamente?

·         Se o pensamento é socialmente condicionado, também a Sociologia do Conhecimento o é.

·         O pressuposto da Sociologia do Conhecimento não conduziria para o relativismo?

- Consciência: o indivíduo passar a ser consciente dos condicionamentos do próprio pensamento e de outras concepções de mundo.

·         Pode haver um senso de comparação e de proporção para fugir, ao menos proporcionalmente, da ideologia (uma espécie de “filtro”).

- Síntese: é preciso estar consciente das relações entre as diversas cosmovisões e a existência social – de modo a chegar a uma síntese das várias perspectivas.

·         Tem-se assim uma visão um pouco mais objetiva da realidade.

RELACIONISMO X RELATIVISMO

- Mannheim chamou de Relacionismo, a visão mais objetiva da sociedade, diferenciando-a do Relativismo.

·         Mannheim ensina a adquirir um pouco de senso das proporções, uma vez que afirma que não há nem total condicionamento nem total imparcialidade.

·         Cada caso se difere de outro em sua especificidade, sendo preciso, na verdade, analisá-los conforme surgem.

Na Sociologia do Conhecimento, o Relacionismo de Karl Mannheim se traduziria em uma visão mais objetiva da realidade, em oposição ao relativismo, e se constitui em uma importante ferramenta de análise da realidade social, tornando o indivíduo mais consciente dos condicionamentos de seu próprio pensamento e de outras concepções de mundo: ideológicas, utópicas e autoritárias.

 

 

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