(Sociologia)
Organizado a partir da net por: Claudio Fernando Ramos, 26/07/2018. Cacau ":¬)
- Como se dá a formação dos grupos sociais?
- Como se dá os contatos sociais?
- Como se dá o processo de socialização vivido por
todos nós?
O Homem e a Linguagem
- Por meio das interações sociais ao longo da vida aprendemos:
·
A linguagem.
·
Significados simbólicos.
·
Regras sociais.
·
Crenças.
·
Valores e até mesmo sentimentos.
- Internalizações - ao fazermos parte de grupos sociais internalizamos determinados
comportamentos adquiridos por meio dos contatos sociais.
- O outro eu - no interior dos grupos nos comportamos todos de maneira semelhante e
vemos o outro em nós mesmos.
- Reprodutores – aprendemos e reproduzimos normas e valores do grupo social que estamos
inseridos.
FORMAÇÃO DOS GRUPOS HUMANOS
- Exterioridade - os indivíduos ao nascerem estão imersos em um sistema social
construído através de gerações e que é assimilado por meio das inter-relações
sociais.
- Inatismo e Empirismo - desde os primórdios o homem constrói relações sociais e faz parte de
um processo de socialização, em que adquirem fatores que são inatos, aqueles
herdados geneticamente, e os adquiridos por meio da cultura.
·
Os indivíduos aprendem a língua, as normas sociais,
os símbolos, a usar objetos, a sentir determinadas emoções e etc.
- Perspectiva Comum - O mundo é visto pelos indivíduos de acordo com o ambiente em que
estão inseridos, e dependendo dos contatos sociais que estabelecem adotam um
determinado comportamento social.
- Adaptação - as ideias, valores, crenças, hábitos, costumes de uma sociedade são
interiorizados pelos indivíduos e deste modo se adaptam aos grupos sociais.
- Humanização - Esse processo de socialização é que “humaniza” ou “civiliza” o ser
humano.
CONTATO SOCIAL
- Significação - o contato social abordado pela sociologia não se trata da interação
física ou sensitiva, mas sim na comunicação de significados, podendo ocorrer
entre duas ou mais pessoas.
- A Construção do Humano - o contato social acaba por influenciar na construção da personalidade
do indivíduo.
- O certo e o Errado - Por meio das experiências com outras pessoas o indivíduo adquire
determinados modos de pensar e modos de agir aceitos socialmente, nos grupos em
que faz parte, como:
·
a família, a escola, local onde mora, etc.
SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA
A educação tem por objeto
formar o ser social; pode-se então perceber, (…), de que maneira este se
constitui através da história. A pressão de todos os instantes que sofre a
criança é a própria pressão do meio social tendendo [permanentemente] a
moldá-la à sua imagem e semelhança.
Soc. Primária
- Infância - o processo de socialização iniciado na infância é chamado de
socialização primária, e tem grande influência na construção da personalidade.
- A Família e o básico - a criança apreende os significados mais básicos ensinados pela
família através da linguagem.
- Abstração e o fim da infância – o aprendizado do básico termina quando os significados foram
assimilados e a criança é capaz de abstrair os papéis sociais presentes naquele
grupo.
Soc. Secundária
- Eterno enquanto durar - em um segundo momento da existência dá-se a socialização secundária
que irá permanecer todo o decorrer da vida.
- A complexidade da maioridade - na maturidade o indivíduo aprende comportamentos mais complexos.
- Alteridade - ao longo da vida o indivíduo percebe que o outro é o reflexo de si
mesmo, já que se trata de seres humanos imersos em determinados grupos sociais,
compartilhando muitas coisas em comum.
- Consciente coletivo - as atividades psíquicas dos indivíduos e as sociais estão
entrelaçadas, e estão sempre em construção, devido as experiências vividas
pelos indivíduos em grupos.
- O homem é um ser histórico – o homem está constantemente em transformação.
SOCIALIZAÇÃO E COERÇÃO
Toda a educação consiste num
esforço contínuo para impor às crianças maneiras [adequadas] de ver, sentir e
agir às quais elas [supostamente] não chegariam espontaneamente (…). Desde os
primeiros anos de vida, são as crianças forçadas a beber comer e dormir em
horários regulares; são constrangidas a terem hábitos higiênicos, a serem
calmas e obedientes; mais tarde, obrigamo-las a aprender a pensar nos demais, a
respeitar usos e conveniências; forçamo-las ao trabalho, etc. (…)”.
- Sou porque nós somos - o indivíduo internaliza o coletivo e toma para si comportamentos
sociais como seus.
- Coercitividade - a sociedade exerce sobre os indivíduos uma certa coerção.
·
O pensamento e a ação são guiados em função do
social, dirigindo o indivíduo para um autocontrole dentro do que é exigido e
aceito pelos demais indivíduos em sociedade.
·
O não cumprimento de certas normas acarreta ao
indivíduo certas coerções sociais dentro do grupo.
·
Esta pressão social é o que mantém a sociedade
unidade (a coesão social).
Texto de Apoio para estudar para prova:
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/os-grupos-sociais.htm
Prova: a
ResponderExcluirTodos os alunos:
bom demais!
ResponderExcluirtriste negah
ExcluirProva final: a
ResponderExcluirTodos os alunos que ficaram precisando de 5 pontos: