quinta-feira, 26 de julho de 2018

GRUPOS SOCIAIS


(Sociologia)
Organizado a partir da net por: Claudio Fernando Ramos, 26/07/2018. Cacau ":¬)

 QUESTÕES:
- Como se dá a formação dos grupos sociais?
- Como se dá os contatos sociais?
- Como se dá o processo de socialização vivido por todos nós?

O Homem e a Linguagem
- Por meio das interações sociais ao longo da vida aprendemos:
·         A linguagem.
·         Significados simbólicos.
·         Regras sociais.
·         Crenças.
·         Valores e até mesmo sentimentos.

- Internalizações - ao fazermos parte de grupos sociais internalizamos determinados comportamentos adquiridos por meio dos contatos sociais.

- O outro eu - no interior dos grupos nos comportamos todos de maneira semelhante e vemos o outro em nós mesmos.

- Reprodutores – aprendemos e reproduzimos normas e valores do grupo social que estamos inseridos.

FORMAÇÃO DOS GRUPOS HUMANOS
- Exterioridade - os indivíduos ao nascerem estão imersos em um sistema social construído através de gerações e que é assimilado por meio das inter-relações sociais.

- Inatismo e Empirismo - desde os primórdios o homem constrói relações sociais e faz parte de um processo de socialização, em que adquirem fatores que são inatos, aqueles herdados geneticamente, e os adquiridos por meio da cultura.
·         Os indivíduos aprendem a língua, as normas sociais, os símbolos, a usar objetos, a sentir determinadas emoções e etc.

- Perspectiva Comum - O mundo é visto pelos indivíduos de acordo com o ambiente em que estão inseridos, e dependendo dos contatos sociais que estabelecem adotam um determinado comportamento social.

- Adaptação - as ideias, valores, crenças, hábitos, costumes de uma sociedade são interiorizados pelos indivíduos e deste modo se adaptam aos grupos sociais.

- Humanização - Esse processo de socialização é que “humaniza” ou “civiliza” o ser humano.

CONTATO SOCIAL
- Significação - o contato social abordado pela sociologia não se trata da interação física ou sensitiva, mas sim na comunicação de significados, podendo ocorrer entre duas ou mais pessoas.

- A Construção do Humano - o contato social acaba por influenciar na construção da personalidade do indivíduo.

- O certo e o Errado - Por meio das experiências com outras pessoas o indivíduo adquire determinados modos de pensar e modos de agir aceitos socialmente, nos grupos em que faz parte, como:
·         a família, a escola, local onde mora, etc.

SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA 

A educação tem por objeto formar o ser social; pode-se então perceber, (…), de que maneira este se constitui através da história. A pressão de todos os instantes que sofre a criança é a própria pressão do meio social tendendo [permanentemente] a moldá-la à sua imagem e semelhança.

Soc. Primária
- Infância - o processo de socialização iniciado na infância é chamado de socialização primária, e tem grande influência na construção da personalidade.

- A Família e o básico - a criança apreende os significados mais básicos ensinados pela família através da linguagem.

- Abstração e o fim da infância – o aprendizado do básico termina quando os significados foram assimilados e a criança é capaz de abstrair os papéis sociais presentes naquele grupo.

Soc. Secundária
- Eterno enquanto durar - em um segundo momento da existência dá-se a socialização secundária que irá permanecer todo o decorrer da vida.

- A complexidade da maioridade - na maturidade o indivíduo aprende comportamentos mais complexos.

- Alteridade - ao longo da vida o indivíduo percebe que o outro é o reflexo de si mesmo, já que se trata de seres humanos imersos em determinados grupos sociais, compartilhando muitas coisas em comum.

- Consciente coletivo - as atividades psíquicas dos indivíduos e as sociais estão entrelaçadas, e estão sempre em construção, devido as experiências vividas pelos indivíduos em grupos.

- O homem é um ser histórico – o homem está constantemente em transformação.

SOCIALIZAÇÃO E COERÇÃO
Toda a educação consiste num esforço contínuo para impor às crianças maneiras [adequadas] de ver, sentir e agir às quais elas [supostamente] não chegariam espontaneamente (…). Desde os primeiros anos de vida, são as crianças forçadas a beber comer e dormir em horários regulares; são constrangidas a terem hábitos higiênicos, a serem calmas e obedientes; mais tarde, obrigamo-las a aprender a pensar nos demais, a respeitar usos e conveniências; forçamo-las ao trabalho, etc. (…)”.

- Sou porque nós somos - o indivíduo internaliza o coletivo e toma para si comportamentos sociais como seus.

- Coercitividade - a sociedade exerce sobre os indivíduos uma certa coerção.
·         O pensamento e a ação são guiados em função do social, dirigindo o indivíduo para um autocontrole dentro do que é exigido e aceito pelos demais indivíduos em sociedade.
·         O não cumprimento de certas normas acarreta ao indivíduo certas coerções sociais dentro do grupo.
·         Esta pressão social é o que mantém a sociedade unidade (a coesão social).

Texto de Apoio para estudar para prova:
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/os-grupos-sociais.htm

4 comentários:

CONSCIÊNCIA ÁUREA

  CONSCIÊNCIA ÁUREA Por: Claudio F Ramos, C@cau “:¬)18/11/2024 O nosso país é cheio de feriados, mas poucos retratam a vida, a história ...