quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

A FORMAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA


Organizado a partir da net por:
Claudio Fernando Ramos, Cacau “:¬) 29/01/2020.

INTRODUÇÃO
- A formação da cultura brasileira resultou da integração de elementos das culturas indígena, do português colonizador, do negro africano, como também dos diversos imigrantes.

- Miscigenação: a Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira.

- Diversidade e Território: a diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.

- O colonizador: o indivíduo branco, que participou da formação da cultura brasileira, fazia parte de vários grupos que chegaram ao país durante a época colonial.
·         União Ibérica: além dos portugueses, vieram os espanhóis, de 1580 a 1640, durante a União Ibérica (período o qual Portugal ficou sob o domínio da Espanha).
·         Ocupação Holandesa: Durante a ocupação holandesa no nordeste, de 1630 a 1654, vieram flamengos ou holandeses, que ficaram no país, mesmo depois da retomada da área pelos portugueses.
·         Outros Europeus: na colônia, aportaram ainda os franceses, ingleses e italianos.
·         Hegemonia Lusitana: foi dos portugueses que recebemos a herança cultural fundamental, onde a história da imigração portuguesa no Brasil confunde-se com nossa própria história.


- Samba enredo do GRES Imperatriz Leopoldinense (1972)
Vem cá Brasil
Deixa eu ler
A sua mão menino
Que grande destino
Reservaram pra você
[...]
Tudo era dia
O índio deu
A terra grande
O negro trouxe
A noite na cor
O branco a galhardia
E todos traziam amor

Tinham encontro marcado
Pra fazer uma nação
E o Brasil cresceu tanto
Que virou interjeição

Uma perspectiva ufanista sobre a origem cultural do Brasil.
Cacau “:¬) 29/01/2020.


CULTURA INDÍGENA
- O negligenciado contribuidor: foram muitas as contribuições dos índios brasileiros para a nossa formação cultural e social.
·         O Caboclo: do ponto de vista étnico, contribuíram para o surgimento de um indivíduo tipicamente brasileiro: o caboclo (mestiço de branco e índio).
·         A língua: do ponto de vista da formação cultural, os índios contribuíram com o vocabulário, o qual possui inúmeros termos de origem indígena, como pindorama, anhanguera, ibirapitanga, Itamaracá, entre outros.
·         O folclore: do ponto de vista do folclore, permaneceram as lenda como o curupira, o Saci-Pererê, o boitatá, a iara, dentre outros.
·         A culinária: a influência na culinária se fez mais presente em certas regiões do país onde alguns grupos indígenas conseguiram se enraizar : o tucupi, o tacacá e a maniçoba; raízes como a mandioca é usada para preparar a farinha, a tapioca e o beiju.
·         Utensílios externos: diversos utensílios de caça e pesca, como a arapuca e o puçá.
·         Utensílios internos: diversos utensílios domésticos, foram deixados como herança, entre eles, a rede, a cabaça e a gamela.
 
CULTURA PORTUGUESA
- O domínio português: Portugal foi o país europeu que exerceu mais influência na formação da cultura brasileira.

- O poder do mais forte: os portugueses realizaram uma transplantação cultural para a colônia, destacando-se:
·         A língua portuguesa - falada em todo o país.
·         A religião - marcada por festas e procissões.
·         As instituições administrativas - o tipo de construções dos povoados, vilas e cidades e a agricultura fazem parte da herança portuguesa.
·         As festas, o folclore e as lendas – sobre o grande número de festas e danças portuguesas que foram incorporadas ao país destacam-se: a cavalhada, o fandango, as festas juninas e a farra do boi; sobre o folclore destacam-se: a cuca e o bicho papão; já sobre as cantigas de roda temos: peixe vivo, o cravo e a rosa, roda pião etc. 

CULTURA AFRICANA
- O motivo: o negro africano foi trazido para o Brasil para ser empregado como mão de obra escrava.

- A negritude baiana: Salvador, no nordeste do Brasil, foi a cidade que recebeu o maior número de negros, e onde sobrevivem vários elementos culturais:
·         Trajes e instrumentos: o “traje de baiana”, com turbante, saias rendadas, braceletes, colares, a capoeira e os instrumentos de música como o tambor, atabaque, cuíca, berimbau e afoxé.
·         Alimentação: vatapá, acarajé, acaçá, cocada, pé de moleque etc.
·         Danças: quilombos, maracatus e aspectos do Bumba meu boi etc.
·         Manifestações religiosas: o candomblé na Bahia, a macumba no Rio de Janeiro e o xangô em alguns estados do nordeste.

- Os negros e os seus tipos: conforme as culturas que representavam (ritos religiosos, dialetos, usos e costumes, características físicas etc.) os negros trazidos ao Brasil formavam três grupos principais, os quais apresentavam diferenças acentuadas:

·         Os Sudaneses: os escravos capturados na África eram provenientes de várias situações: poderiam ser prisioneiros de guerra; punição para indivíduos condenados por roubo, assassinato, feitiçaria ou adultério; indivíduos penhorados como garantia de pagamento de dívidas; raptos em pequenas vilas ou mesmo troca de um membro da comunidade por alimentos. A maior parte dos escravos vindos da África Centro-Ocidental era fornecida por chefes políticos ou mercadores, os portugueses trocavam algum produto pelos negros capturados. A proveniência dos escravos percorria toda a costa oeste da África, passando por Cabo Verde, Congo, Quíloa e Zimbábue. Dividiam-se em três grupos: sudaneses, guinenos-sudaneses muçulmanos e bantus. Cada um desses grupos representava determinada região do continente e tinha um destino característico no desenrolar do comércio. Os sudaneses dividiam-se em três subgrupos: iorubas, gegês e fanti-ashantis. Esse grupo tinha origem do que hoje é representado pela Nigéria, Daomei e Costa do Ouro e seu destino geralmente era a Bahia.

·         Os Bantos: Banto é o nome que se dá a um conjunto de povos da África sul equatorial. Esses povos falam diferentes idiomas (embora sejam todos derivados de uma mesma língua original) e têm diferentes tradições culturais. Os bantos foram um dos grupos mais numerosos a chegar ao Brasil na época da escravidão, trazidos de Angola, do Congo e de Moçambique. No Brasil, eram levados principalmente para o Maranhão, o Pará, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo. Os bantos tiveram participação expressiva na formação da cultura e do povo brasileiro. Várias palavras do português falado no Brasil têm origem no quimbundo, uma língua banta de Angola. Alguns exemplos são: moleque, cafuné, quilombo, caçula, macumba, senzala, fubá e farofa. Na música, o gosto dos bantos pela dança e pelos instrumentos de percussão teve influência decisiva em ritmos brasileiros como o samba, a bossa nova, a congada, o maracatu e o pagode. Também são de origem banta o berimbau, a cuíca e a capoeira.

·         Os Malês: Malês ("professor", "senhor", no iorubá imale, "muçulmano") era o termo usado no Brasil, no século XIX, para designar os negros mulçumanos que sabiam ler e escrever em língua árabe. Eram muitas vezes mais instruídos que seus senhores, e, apesar da condição de escravos, não eram submissos, mas muito altivos. Na história do Brasil, notabilizaram-se pela chamada Revolta dos Malês, que ocorreu em 1835, na Bahia, onde eram mais numerosos. Também existiam comunidades de malês em Pernambuco, Alagoas e Rio de Janeiro.

CULTURA DOS IMIGRANTES
- A chegada da Família Real, o início: a história da imigração no Brasil começou em 1808, com a abertura dos portos às nações amigas, feita por D. João.

- A “escuridão” que incomoda: a maior parte da população brasileira no século XIX era composta por negros e mestiços.

- O clareamento desejado: para povoar o território, suprir o fim da mão de obra escrava, mas também para "branquear" a população e cultura brasileiras, foi incentivada a imigração da Europa para o Brasil durante os séculos XIX e XX.

- A proeminência italiana: dentre os diversos grupos de imigrantes que aportaram no Brasil, foram os italianos que chegaram em maior número, quando considerada a faixa de tempo entre 1870 e 1950.
·         Os italianos se espalharam desde o sul de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, sendo a maior parte na região de São Paulo. 

- Os germânicos: os alemães chegaram em um fluxo contínuo desde 1824.
·         Região Sul: Se fixaram primariamente na região Sul do Brasil, onde diversas regiões herdaram influências germânicas desses colonos.

- Zona rural: os imigrantes que se fixaram na zona rural do Brasil meridional, vivendo em pequenas propriedades familiares (sobretudo alemães e italianos), conseguiram manter seus costumes do país de origem, criando no Brasil uma cópia das terras que deixaram na Europa.

- Cultura mantida: alguns povoados fundados por colonos europeus mantiveram a língua dos seus antepassados durante muito tempo.

- Cultura integrada: os imigrantes que se fixaram nas grandes fazendas e nos centros urbanos do Sudeste (portugueses, italianos, espanhóis e árabes), rapidamente se integraram na sociedade brasileira, perdendo muitos aspectos da herança cultural do país de origem.

- Asiáticos: a contribuição asiática veio com a imigração japonesa, porém de forma mais limitada.

Textos Base:
·          https://www.todamateria.com.br/cultura-brasileira/
·          https://pt.wikipedia.org/wiki/Mal%C3%AAs
·          https://escola.britannica.com.br/artigo/banto/487818
·          https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/3_II.php
·          https://www.letras.mus.br/zeca-pagodinho/1329742/
·          https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil

Um comentário:

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