terça-feira, 31 de março de 2020

O SER HUMANO COMO INDIVÍDUO E SER SOCIAL

O SER HUMANO COMO INDIVÍDUO E SER SOCIAL

(humanidade: individual e social)

Por: Claudio Fernando Ramos, a partir de livros do Ensino Médio. 
Cacau ":¬) 31/03/2020

VÍDEO AULA: https://www.youtube.com/watch?v=gDDLz2hD54o

TESES:
·         O ser humano é essencialmente Indivíduo ou um ser Social?
·         O quanto do Ser de cada um está Ligado à Sociedade?
·         O quanto do Ser de cada um está Isolado da Sociedade?
·         Se somos as duas coisas, em que ponto um começa e o outro termina?

ÉTICA, POLÍTICA E ANTROPOLÓGIA
·         A relação entre Individualismo e Coletivismo no processo de compreensão do ser humano é uma questão fundamental na Filosofia quando se fala de Ética, Política e Antropologia.

O SER HUMANO COMO INDIVÍDUO

INDIVIDUALISMO E COLETIVISMO
·         Individualismo (Definição) – é uma doutrina segundo a qual a realidade é composta de indivíduos, ou seja, seres que seriam as unidades básicas desse sistema.
·         Individualismo (Positivo) – o Indivíduo é irredutível, único e insubstituível (Nesse sentido o Indivíduo possui o sentido de Pessoa).
·         Individualismo (Negativo) – o Indivíduo é um “átomo social”; ele se constitui como oposição a outras realidades (Sociedade, Estado e Outros Indivíduos).
·         Coletivismo (Definições):
A)    Sentido Genérico – qualquer doutrina política que, em geral, se opõe ao individualismo.
B)    Sentido Específico – a doutrina que propõe a abolição da propriedade privada por meio da coletivização dos meios de produção.
·         Coletivismo (Positivo) – afirma o indivíduo (Individualismo), na medida em que harmoniza as diferenças individuais trazendo sentido e finalidade a existência humana.
A)    Solidariedade básica entre os membros da sociedade.
B)    Sensos de valores que promovam a integridade da sociedade.
·         Coletivismo (Negativo) – nega o indivíduo (Individualismo), na medida em que entende as diferenças individuais como da liberdade e conquistas sociais.
A)    Destruição do Indivíduo e de suas particularidades únicas em nome de objetivos coletivos e, muitas vezes, abstratos (ver: F. Nietzsche).

- John Locke 1632-1704 (Liberalismo Político) – O filósofo se opõe à teoria do direito divino.

·         A Sociedade foi fundada por meio do livre consentimento.

·         As leis humanas devem levar em consideração os direitos naturais: Existir, Propriedade e Dispor dos Frutos do Trabalho.

·         O governo é visto apenas como resultado de um consentimento livre dos indivíduos.

O SER HUMANO COMO SER SOCIAL 

- O MATERIALISMO HISTÓRICO
As representações e os pensamentos, o intercâmbio espiritual dos homens, ainda aparecem [...] como emanação de seu comportamento material. (K. Marx – Ideologia Alemã)

·         Karl Marx 1818-1883 e Friedrich Engels 1820-1895
·         Doutrina segundo a qual a Estrutura econômica da sociedade de uma época irá determinar a Superestrutura Ideológica.
·         Superestrutura Ideológica – é o conjunto de ideias Morais, Religiosas, Políticas, Jurídicas etc.

- O INDIVÍDUO: PRODUTO DA IDEOLOGIA BURGUESA
As ideias dominantes numa época nunca passaram das ideias da classe dominante. 
(K. Marx)
·         As ideias dos indivíduos mudam de acordo com as mudanças nas estruturas econômicas.
·         Locke enganou-se ao pensar que são os indivíduos que criam a sociedade; são as condições materiais da própria sociedade que moldam  a vontade dos indivíduos.
·         A própria noção de indivíduo já é consequência da realidade econômica.
·         Uma vez que o individualismo é importante para que a classe dominante se mantenha no poder, o individualismo passa ser propagado e defendido como forma de justificação do poder e dominação exercidos.
·         O indivíduo toma em separado do restante da coletividade não passa de uma Ideologia da classe dominante.
·         A base do homem não encontra-se em sua individualidade, mas sim em sua atividade produtiva.

O INDIVIDUALISMO CONTEMPORÂNEO 

- A ERA DO VAZIO E A CRISE DA REPRESENTAÇÃO

·         Gilles Lipovetsky (1944-): em sua obra A era do vazio tratou de temas como a hipermodernidade.

·         Segundo ele, quanto mais o Estado moderno centraliza o poder em si mesmo, mais cria distancias entre ele e o indivíduo.

·         De forma semelhante o indivíduo tem ficado cada vez mais isolado e centrado em si mesmo.

·         Crise de Representação (Representatividade) – fenômeno no qual muitas pessoas não se sentem representadas pelas classes políticas de seu país (Política Institucional X População).

·         Enfraquecimento do sentimento de comunidade; ou seja, minimalização do conjunto de valores comuns que geram Sentimento de Pertença.

·         Na contramão do enfraquecimento do conjunto de valores comuns, se fortalece cada vez mais o consumismo individual.


- O INDIVÍDUO INDIVIDUALISTA (O Indivíduo Hipermoderno)
·         O retrato do Indivíduo hipermoderno é cada vez mais comum (Novo Individualismo):
A)    Compulsão de Comunicação e Conexão.
B)    Marketing de si mesmo.
C)    Luta incessante para ganhar novos amigos.
D)    Perfil destacado por meio de gostos, fotos e viagens.
E)    Uma significativa autoestética, um espelho de Narciso na nova tela global.
F)    Seja você mesmo, ou seja, procure “aproveitar a vida” ao máximo porque ela é uma só.


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