O SER HUMANO COMO
INDIVÍDUO E SER SOCIAL
(humanidade: individual
e social)
Por: Claudio Fernando Ramos, a partir de livros do Ensino Médio.
Cacau ":¬) 31/03/2020
VÍDEO AULA: https://www.youtube.com/watch?v=gDDLz2hD54o
TESES:
·
O
ser humano é essencialmente Indivíduo ou um ser Social?
·
O
quanto do Ser de cada um está Ligado à Sociedade?
·
O
quanto do Ser de cada um está Isolado da Sociedade?
·
Se
somos as duas coisas, em que ponto um começa e o outro termina?
ÉTICA, POLÍTICA E ANTROPOLÓGIA
·
A
relação entre Individualismo e Coletivismo no processo de compreensão do ser
humano é uma questão fundamental na Filosofia quando se fala de Ética, Política
e Antropologia.
O SER HUMANO COMO INDIVÍDUO
INDIVIDUALISMO E COLETIVISMO
·
Individualismo (Definição) – é uma doutrina
segundo a qual a realidade é composta de indivíduos, ou seja, seres que seriam
as unidades básicas desse sistema.
·
Individualismo (Positivo) – o Indivíduo é
irredutível, único e insubstituível (Nesse sentido o Indivíduo possui o sentido
de Pessoa).
·
Individualismo (Negativo) – o Indivíduo é um
“átomo social”; ele se constitui como oposição a outras realidades (Sociedade,
Estado e Outros Indivíduos).
·
Coletivismo (Definições):
A) Sentido Genérico –
qualquer doutrina política que, em geral, se opõe ao individualismo.
B) Sentido Específico –
a doutrina que propõe a abolição da propriedade privada por meio da
coletivização dos meios de produção.
·
Coletivismo (Positivo) – afirma o indivíduo
(Individualismo), na medida em que harmoniza as diferenças individuais trazendo
sentido e finalidade a existência humana.
A) Solidariedade básica
entre os membros da sociedade.
B) Sensos de valores que
promovam a integridade da sociedade.
·
Coletivismo (Negativo) – nega o indivíduo
(Individualismo), na medida em que entende as diferenças individuais como da
liberdade e conquistas sociais.
A) Destruição do
Indivíduo e de suas particularidades únicas em nome de objetivos coletivos e,
muitas vezes, abstratos (ver: F. Nietzsche).
- John Locke 1632-1704 (Liberalismo Político) – O filósofo se opõe à
teoria do direito divino.
·
A
Sociedade foi fundada por meio do livre consentimento.
·
As
leis humanas devem levar em consideração os direitos naturais: Existir,
Propriedade e Dispor dos Frutos do Trabalho.
·
O
governo é visto apenas como resultado de um consentimento livre dos indivíduos.
O SER HUMANO COMO SER SOCIAL
- O MATERIALISMO HISTÓRICO
As representações e
os pensamentos, o intercâmbio espiritual dos homens, ainda aparecem [...] como
emanação de seu comportamento material. (K. Marx – Ideologia Alemã)
·
Karl Marx 1818-1883 e
Friedrich Engels 1820-1895
·
Doutrina
segundo a qual a Estrutura econômica da sociedade de uma época irá determinar a Superestrutura
Ideológica.
·
Superestrutura
Ideológica – é o conjunto de ideias Morais, Religiosas, Políticas, Jurídicas
etc.
- O INDIVÍDUO: PRODUTO DA IDEOLOGIA BURGUESA
As ideias dominantes
numa época nunca passaram das ideias da classe dominante.
(K. Marx)
·
As
ideias dos indivíduos mudam de acordo com as mudanças nas estruturas
econômicas.
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Locke
enganou-se ao pensar que são os indivíduos que criam a sociedade; são as
condições materiais da própria sociedade que moldam a vontade dos indivíduos.
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A
própria noção de indivíduo já é consequência da realidade econômica.
·
Uma
vez que o individualismo é importante para que a classe dominante se mantenha
no poder, o individualismo passa ser propagado e defendido como forma de
justificação do poder e dominação exercidos.
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O
indivíduo toma em separado do restante da coletividade não passa de uma
Ideologia da classe dominante.
·
A
base do homem não encontra-se em sua individualidade, mas sim em sua atividade
produtiva.
O INDIVIDUALISMO CONTEMPORÂNEO
- A ERA DO VAZIO E A CRISE DA REPRESENTAÇÃO
·
Gilles Lipovetsky
(1944-): em sua obra A era do vazio tratou de temas como a hipermodernidade.
·
Segundo
ele, quanto mais o Estado moderno centraliza o poder em si mesmo, mais cria
distancias entre ele e o indivíduo.
·
De
forma semelhante o indivíduo tem ficado cada vez mais isolado e centrado em si
mesmo.
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Crise
de Representação (Representatividade) – fenômeno no qual muitas pessoas não se
sentem representadas pelas classes políticas de seu país (Política
Institucional X População).
·
Enfraquecimento
do sentimento de comunidade; ou seja, minimalização do conjunto de valores
comuns que geram Sentimento de Pertença.
·
Na
contramão do enfraquecimento do conjunto de valores comuns, se fortalece cada
vez mais o consumismo individual.
- O INDIVÍDUO INDIVIDUALISTA (O Indivíduo Hipermoderno)
·
O
retrato do Indivíduo hipermoderno é cada vez mais comum (Novo Individualismo):
A) Compulsão de
Comunicação e Conexão.
B) Marketing de si
mesmo.
C) Luta incessante para
ganhar novos amigos.
D) Perfil destacado por
meio de gostos, fotos e viagens.
E) Uma significativa
autoestética, um espelho de Narciso na nova tela global.
F) Seja você mesmo, ou
seja, procure “aproveitar a vida” ao máximo porque ela é uma só.
Quanta explicidez neste ensaio. Tens uma mente sapiente Cacau.
ResponderExcluirMário Bróis o DEGUSTADOR de VOCÁBULOS.
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