PIERRE LÉVY (1956)
(O Filósofo da Cybercultura)
Produzido a partir da
net por:
Claudio Fernando
Ramos, Cacau “:¬) 26/03/2020
Somos céus atravessados por nuvens de energias vindas da
profundidade dos tempos. Quanto mais acreditamos que somos alguém, mais somos
ninguém. Quanto mais sabemos que não somos ninguém, mais nos tornamos alguém.
(Pierre Lévy)
VÍDEOS AULAS:
1 - Cybercultura e Cyberespaço:
2 - Formas de saber:
A obra de Lévy provoca reflexões sobre as mudanças
irreversíveis na cultura e na comunicação que impactam a educação ocidental.
1 – INTRODUÇÃO
- Nacionalidade: Naturalizado Francês; nascido na
Tunísia.
- Áreas de atuações: Filósofo,
Sociólogo, Pesquisador em Ciência da Informação e da Comunicação:
A – Quais os impactos da
Internet na sociedade, nas humanidades digitais e no mundo virtual?
- Homem e Máquina: Lévy é um dos principais pensadores
mundiais das relações entre:
A - Desenvolvimento humano.
B - Internet,
- Principais Interesses:
A - Inteligência
artificial.
B - Inteligência
coletiva.
C – Cybercultura.
OBS: O que é Cyber?
- Cyber é o diminutivo da palavra cybernetic, que em português significa alguma
coisa ou algum local que possui uma grande concentração de
tecnologia avançada, em especial computadores, internet etc.
https://www.significados.com.br/cyber/
- O Início: EM 1980 o filósofo Pierre Lévy concluiu seu
mestrado em História da Ciência na Universidade de Sorbonne, e lançou sua
primeira obra, A Máquina Universo – Criação, Cognição e Cultura Informática (1987).
A - A obra fala sobre o computador e os
desdobramentos da informatização do mundo, no contexto das culturas ocidentais.
2 - ALGUMAS OBRAS
A - A
Máquina Universo – Criação, Cognição e Cultura Informática (1987).
B - Inteligência Coletiva: Por uma Antropologia do Ciberespaço em
1994.
C - O que
é o Virtual? em
1995.
D - Cibercultura em 1997.
3 - FRASE
Vivemos uma quarta
revolução na comunicação que altera o modo como aprendemos e consumimos
informação.
4 - COMUNICAÇÃO: UM FENÔMENO SEM COMPARAÇÃO
- Volume: O volume de informações produzido no planeta
em meios digitais já é de 1,8 zettabyte (para se ter ideia, 1 zettabyte é igual
a 1.000.000.000.000.000.000.000 bytes).
- Big Data: Para lidar com tanta
informação, foi preciso criar uma série de soluções tecnológicas como o Big
Data.
A – O Big Data permite analisar e fazer relações
entre quaisquer informações digitais e em tempo real.
- Dezenas de
Jornais Diários:
Um estudo da University of Southern California, divulgado em 2011, indica que
cada um de nós recebe, por dia, uma quantidade de informações equivalente a 174
jornais.
A – 174 jornais diários são cinco vezes mais
informações do que recebíamos em 1986.
5 - COMUNICAÇÃO: A QUARTA REVOLUÇÃO
- Um Quarto Momento: Segundo Lévy,
vivemos, hoje, a “quarta revolução da comunicação”:
A - Amplo acesso às informações graças à cultura
digital instaurada nas últimas décadas.
- As Três Primeiras “Revoluções”: As três revoluções
anteriores para Lévy foram:
A - A invenção da escrita.
B – A invenção do alfabeto.
C - A invenção da imprensa.
6 - PARA QUE A INFORMAÇÃO NÃO VIRE DESINFORMAÇÃO
(Para não educar deseducando)
- O que Ensinar, o
que Aprender:
Em tempos de cultura digital o que ensinar e aprender nas escolas?
A - Aprender a produzir conhecimento
coletivamente é uma habilidade que deve ser ensinada na escola em tempos de
cultura digital.
B - Orientar os alunos para que saibam
selecionar as informações que têm ou não qualidade em meio à avalanche de dados
que recebem diariamente.
C – Tornar o aluno capaz de acessar uma
informação e, acessar, ser também capaz de resolver um problema a partir da informação
acessada.
D - Possibilitar que os alunos pensem
criticamente e estrategicamente com o que a internet oferece.
E - É importante que o professor dê um
significado real ao que os alunos estão construindo para fazer com que eles
acreditem na aprendizagem.
F - A tecnologia pode contribuir muito para o
aprendizado na escola, se ela se tornar uma coisa natural na sala de aula.
OBS - Com um dispositivo móvel como um tablet, é
possível registrar em tempo real o trabalho da turma em blog, por exemplo, e
deixar os alunos alimentarem colaborativamente aquele espaço e assim torná-lo
protagonista de uma experiência real.
7 - CIBERNÉTICA E CIBERCULTURA
- Desenvolvimento empoderado: Desde a década de
oitenta, o filósofo passou a analisar como a ação humana nos meios digitais
pode se converter em uma forma de empoderamento e desenvolvimento humano.
- Devagar, mas irresistivelmente: O filósofo defende a
“revolução virtual” como a sequência da escrita e da linguagem e afirma que a
cultura digital deve demorar para se posicionar tanto quanto suas
predecessoras.
A - “Não
podemos esquecer que a escrita foi inventada há cerca de três mil anos, o
alfabeto há mil e não é a totalidade do mundo que sabe ler e escrever”!
(Lévy
em uma palestra em 2002, no SESC Vila Mariana)
8 - INTELIGÊNCIA COLETIVA
A curadoria
colaborativa de dados se tornou uma atividade central desta década. Tudo aquilo
que fazemos na internet tem influência na memória coletiva. “Todos têm este
poder, que vem junto com a responsabilidade”. (Pierre Lévy)
- O que é Inteligência Coletiva:
A – Cognição, Pensamento e Competição: Baseia-se
no compartilhamento de nossas funções cognitivas (o raciocínio e a capacidade
de pensamento) somado a aptidão que temos para a competição.
B – O coletivo vem da Linguagem: A ideia
de inteligência coletiva nasceu junto com a linguagem e não com as tecnologias
contemporâneas.
C – A rapidez Digital: A revolução
impulsionada pela vida digital – com cada vez mais recursos que permitem a
cooperação – contribui muito para o exercício do desenvolvimento coletivo.
9 – O VIRTUAL É REAL
A conectividade que
temos hoje deixou a tecnologia tão transparente que não vivemos mais uma
cybercultura. Vivemos uma cultura! Não existe mais uma separação. (Cesar)
- Sem Mundos Paralelos: Lévy vai contra o
pensamento de que os mundos virtual e real “caminham paralelamente”.
A – Real e sem fronteiras: As manifestações que
ocorrem na rede são concretas e desterritorializadas.
B – Uma coisa se alimenta da oura: A existência do “virtual”
potencializa a inteligência coletiva e possibilita a cybercultura.
C – Cybercultura: uma revolução no modo como as pessoas:
·
Aprendem;
·
Trabalham;
·
Se
relacionam.
10 – NEOLOGISMOS: CYBERESPAÇO/CYBERCULTURA
- Infraestrutura + Oceano de Informação + Humanidades =
Cyberespaço:
O termo [ciberespaço] especifica não apenas a infraestrutura material da
comunicação digital, mas também o universo oceânico de informação que ela
abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo.
- Técnicas + Práticas + Modos = Cybercultura: O termo
[cybercultura] especifica, na perspectiva de Lévy, o conjunto de técnicas
(materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e
de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço.
Textos Base:
https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/reportagens/pierre-levy-o-filosofo-da-cibercultura/
https://www.cafecomsociologia.com/pierre-levy-conceitos-chave-cibercultura/
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