quarta-feira, 15 de abril de 2020

RELIGIÃO E ESTADO


Por: Claudio Fernando Ramos, Cacau “:¬) 15/04/2020
 A partir de livros do Ensino Médio.

I - SEPARAÇÃO ENTRE ESTADO E RELIGIÃO

“Dois amores diversos geram as duas cidades: o amor a si mesmo, levado até o desprezo por Deus, gerou a Cidade terrena. O amor a Deus, levado até o desprezo por si, gerou a Cidade celeste. Aquela gloria-se de si mesma, esta de Deus. Aquela procura a gloria dos homens, esta tem por máxima glória a Deus”.
(Agostinho)

- Essa perspectiva de separar Estado de Igreja não é algo novo, ou seja, não nasceu na modernidade.
·         Duas visões de mundo; duas morais que, de alguma forma precisam dialogar.

II - ESTADO E RELIGIÃO, CONFLITO ANTIGO


- Sócrates:
·         Em uma democracia Laica Sócrates foi acusado de impiedade (não crer nos deuses).
·         Acreditava-se, mesmo na democracia, que não acreditar nos deuses poria os valores políticos em risco.

- Protágoras:
·         Teve suas obras queimadas em praça pública por relativizar a existência dos deuses.

- Epicuro:
·         Ao defender o hedonismo existencial, Epicuro condenou as três maiores fobias da humanidade
A)    Medo da Dor.
B)    Medo da Morte.
C)    Medo de Deus.

III – DILEMAS NO CRISTIANISMO PRIMITIVO
- Como saber e dar o que é de Cesar?
·         Importa obedecer mais a Deus ou aos homens?
·         Como a obediência civil pode ser uma virtude se os poderes seculares são definidos como pagãos?

IV - CRISTIANISMO, PERSEGUIÇÃO E OFICIALIZAÇÃO
·         Quando o mais é menos – Religião Oficial do Império; Conversões em Massa etc.
·         Cidade de Deus – Agostinho escreve essa obra para tentar definir os limites e separações entre o Sagrado e o Secular; o Temporal e o Atemporal; o Santo e o Profano...
·         Deus é justo - Quanto mais perto da justiça estiver uma cidade (sociedade), mais perto de Deus ela estará!
·         O desafio da Patrística - Entre o espiritual e o secular não há rivalidades, mas sim diferenças; é possível haver diálogo entre os dois lados (Fé e Razão).

V - A SOLUÇÃO MODERNA: OS DIREITOS NATURAIS

- Na modernidade o Estado tornou-se laico
(Secularização; Laicismo)

·         Estado – domínio da esfera Pública.
·         Religião – domínio da esfera Privada.
·         Separou mais não resolveu... (Faltou um ponto comum).

- O Direito Natural (Um Quase Ponto Comum)
·         Ponto comum entre Religião e Estado na modernidade.
·         Diretos com os quais todos os homens já nascem e cuja razão pode reconhecê-los como verdadeiros, independentemente das crenças religiosas.

OBS: VER A FILOSOFIA DOS CONTRATUALISTAS.

- O necessário, mas difícil equilíbrio entre as Éticas
(Privada e Pública)
·         Ética Privada – domínio da Religião.
·         Ética Pública – domínio do Estado.
·         Lobo come Lobo? Constantemente uma forma de Ética tenta suplantar a outra

OBS: VER A FILOSOFIA DE NICOLAU MAQUIAVEL.

 VI - O CRESCIMENTO DO PODER DO ESTADO

- Liberdade: aquilo que o Estado promete mas não dá.
O crescimento do poder estatal é uma constante, quer nas ditaduras, quer nas democracias.

·         Promessas de uma liberdade que aprisiona.
·         Estado, o “legítimo” detentor do monopólio da violência.
·         O Estado cada vez mais como único juiz e mediador das ações humanas.
·         Mesmo na esfera privada o Estado infiltra-se e, em nome da ordem, cria uma obediência hierárquica de cima para baixo, impondo sua ordem força de lei.

OBS: VER A SOCIOLOGIA DE MAX WEBER.

OBS: VER A FILOSOFIA DOS CONTRATUALISTAS




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