Por: Claudio Fernando
Ramos, a partir de texto da net. Cacau “:¬) 12/05/2020
I - TESES ESPECÍFICAS
·
Filosofia, Religião e
Tolerância.
II - TESE GERAL
·
Quais
são os valores que todos devem respeitar para que a convivência seja possível e
harmônica, independentemente das concepções filosóficas pessoais e do credo
professado?
III – O GRANDE DESAFIO
·
Encontrar
valores comuns para a convivência entre diferentes pensamentos e crenças.
IV – TOLERÂNCIA: SIGNIFICADO
·
Tolerância
(Tolerantia) significa flexibilidade ou capacidade de aceitar uma determinada
situação não favorável ou contrária a uma regra moral ou religiosa previamente
estabelecida pelos acordos comunitários.
·
Tolerância
diz respeito, sobretudo, ao exercício indulgente de suportar as diferentes
opiniões emitidas por um interlocutor que conserva um ponto de vista
dissemelhante do comum.
·
Aceitar
as diferenças é condição fundamental para o estabelecimento da convivência
social pautada pela concórdia plena.
VOLTAIRE 1694-1778
·
“A
tolerância é o apanágio da humanidade”, a primeira lei da natureza, um atributo
fundamental, indispensável e inerente a todo homem dotado de razão.
IV – IGREJA X ESTADO
(O limite de cada espaço)
·
Estado (Espaço Público) – em razão do processo
de laicização, cabe ao Estado cuidar do que é comum:
A – Preservar, Fiscalizar e Melhorar os
Bens Civis: Liberdade, Saúde e Posses Materiais.
EX:
Carta acerca da tolerância 1689 (John Locke 1632-1704)
Ninguém
pode impor-se a si mesmo ou aos outros, quer como obediente súdito de seu
príncipe, quer como sincero venerador de Deus: considero isso necessário
sobretudo para distinguir entre as funções do governo civil e da religião, e
para demarcar as verdadeiras fronteiras entre a Igreja e a comunidade. Se isso
não for feito, não se pode pôr um fim às controvérsias entre os que realmente
têm, ou pretendem ter, um profundo interesse pela salvação das almas, de um
lado, e, de outro, pela segurança da comunidade.
(LOCKE, John. Carta acerca
da tolerância. São Paulo: Abril Cultural, 1973, col. Os Pensadores, vol. XVIII,
p. 11.)
·
Igreja (Espaço
Privado) - em
razão do processo de laicização, a ação da Igreja restringe-se a cuidar do que
é do campo privado:
A – Aconselhamentos, Fé, Doutrinas e Salvação D’Alma
Humana.
EX:
Santo
Tomás de Aquino a respeito da tolerância escreve:
“no regime humano a autoridade tolera
com acerto alguns males para não impedir alguns bens ou para que não se incorra
em males piores”.
OBS – PERMITIR, SIM; AUTORIZAR, NÃO
·
O mal tolera-se e sofre-se, mas o bem defende-se e
difunde-se.
·
É bom não perder de vista que tolerar o mal não significa que
este se converta em bem – continua sendo mal.
·
Tomás de Aquino faz uma distinção entre permitir e autorizar.
V - OS SENTIDOS FUNDAMENTAIS DA TOLERÂNCIA
-
Três aspectos fundamentais para a compreensão filosófica da tolerância:
A – Sentido Teológico: significa a
indulgência, complacência para com certas doutrinas e práticas, desde que essas
não violem, a religião de caráter predominante ou oficial.
EX: Império Romano; Os árabes quando ocuparam a
Península Ibérica etc.
B – Sentido Político: respeito aos
enunciados e práticas políticas, desde que estes se encontrem dentro da ordem
prescrita e aceita livremente pela comunidade.
EX: Estado democrático de direito.
C – Sentido Social: consiste na compreensão diante de
opiniões contrárias, para que haja boa convivência social.
EX: Quando se valoriza e busca-se a ética.
Tolerância,
o apanágio da humanidade
Tolerância
não significa atitude indiferente ou lassa, tampouco submissão ou obediência
cega, mas tão somente respeito universal entre todos os homens"
VI - HÁ LIMITES PARA O QUE
DEVE SER TOLERADO?
·
Progressistas (Não) – consideram que a intolerância é sempre prejudicial.
A)
Impede o
desenvolvimento das artes e das ciências.
B)
Coloca obstáculo
para a originalidade.
C)
Dificulta a busca
do verdadeiro.
OBS: John Stuart Mill 1806-1873 – Filósofo e Economista inglês.
·
Tradicionalistas (Sim) – consideram a tolerância, em geral, como um valor positivo.
A)
A tolerância com o
erro (violência) contribui para a difusão e crescimento de mais erros.
B)
Faz-se necessário
ser intolerante com aqueles que não comungam e/ou respeitam os valores comuns
básicos.
OBS: Herbert Marcuse 1898-1979 – Filósofo, Sociólogo alemão.
VII - BENEFÍCIOS DA TOLERÂNCIA
·
Desenvolvimento: A tolerância no continente europeu está fortemente associado ao seu
desenvolvimento.
·
Sem estagnação: Princípios únicos e exclusivos (laicos ou religiosos) geram estagnação.
·
Sem Anarquias e Despotismos: A tolerância se institui como equilíbrio entre o Despotismo e a
Anarquia.
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