quarta-feira, 13 de maio de 2020

METAFÍSICA


QUANDO HÁ MAIS DO QUE OS OLHOS PODEM VER
Por: Claudio Fernando Ramos, a partir de livros e textos da net. Cacau “:¬)13/05/2020

I - METAFÍSICA
·         A parte complexa da filosofia.
·         A realidade para além dos sentidos.

II – O INÍCIO E SIGNIFICADO DA METAFÍSICA
Metafísica é uma palavra com origem no grego e que significa "o que está para além da física". É uma doutrina que busca o conhecimento da essência das coisas.

·         Os Clássicos - Os filósofos clássicos foram considerados os responsáveis pela ruptura com os pensadores da physis que buscavam os fundamentos da natureza em um elemento físico primordial.

·         Buscar além dos Sentidos - Os filósofos metafísicos passaram a buscar os fundamentos da realidade em um mundo além dos sentidos, percebido apenas pela razão.

·         Filosofia Primeira – Antes do nome Metafísica, Aristóteles chamava esse tipo de filosofia de proté philosophía (Filosofia Primeira).

·         O nome Metafísica (metaphisiké) - Adrônico de Rodes para classificar os estudos de Aristóteles sobre os objetos transcendentais (Deus, Alma e Essências), colocou esses estudos antes dos estudos da Física:
A)    Metà: depois de, além de tudo.
B)    Physis: natureza ou física

III – DEFINIÇÕES DA METAFÍSICA
 
·         Ciência Suprema – É tido como estudo do que há de comum em todas as ciências particulares.

·         Sem Finalidade Prática - A metafísica não visa um fim prático, mas o conhecimento dos princípios ou causas primeiras. 

·         Ciência das Ciências - Sendo uma ciência que tem um valor em si mesma, não dependendo de resultados práticos, é superior a todas as outras.

·         Ciências dos Deuses - Aristóteles acreditava que a filosofia primeira, a metafísica, era um conhecimento superior a todos os outros por pertencer aos deuses. 

IV – FINALIDADE DA METAFÍSICA
 
·         Estudar e compreender o Ser enquanto Ser.

·         Estudar o Ser para além de suas propriedades e relações sensíveis.

·         Capturar a Estrutura Fundamental que cria, constitui e mantém as coisas no universo.

·         Assim como fez Empiricamente com os seres vivos (Classificação Biológica): Categoria, Reino, Classe, Família etc. Aristóteles buscou entender Inteligivelmente o ser das coisas a partir de conceitos como: Ente, Propriedade e Relações.

V – O OBJETO DA METAFÍSICA

·         A metafísica tem como objeto todas as outras ciências; ou seja, ela é o conhecimento do Princípio Fundamental que, por ser o que é, condiciona a validade dos outros conhecimentos (Matemática, Física, Ética e Política).

VI – OS CLÁSSICOS E A METAFÍSICA
·         Em Sócrates e Platão - a dialética apresenta-se como aquela que confronta os princípios e os instrumentos das ciências particulares na esperança de encontrar o seu Fundamento Comum.

·         Em Aristóteles - a metafísica seria uma espécie de “Enciclopédia” das ciências, feito que se dedicou a elaborar tanto na Academia como no Liceu.

·         Em sua “Enciclopédia” metafísica - Aristóteles buscou:
A)    Comportar todas as coisas.
B)    Todos os princípios primeiros.
C)    Todas as substâncias.
D)    Todos os atributos essenciais.

VII – A METAFÍSICA COMO ONTOLOGIA

·         Tenta entender o que faz um Ente ser o que ele é.
A)    Estudo da essência do ser.

·         Tenta compreender o que significa exatamente dizer que algo “é”.
A)    Estudo da imobilidade e/ou mobilidade do ser.

VIII – A METAFÍSICA COMO TEOLOGIA

·         Consiste em tentar conhecer o Ser mais elevado de todos.
A)    Compreender o Ser que possui todas as características do Ente elevadas à potência mais perfeita.
B)    Compreender o Ser superior do qual todos os outros seres provêm.

IX – A METAFÍSICA COMO GNOSIOLOGIA

·         Consiste em tentar estudar o conhecimento humano (Gnosiologia, Epistemologia e Teoria do Conhecimento).
A)    Compreender como é possível o conhecimento humano e como ele se processa (Racionalismo, Empirismo e Criticismo).
B)    Estudos das formas ou dos princípios cognitivos que são constituintes da razão humana.
C)    Saber se é possível compreender os princípios gerias das ciências por meio do estudo da própria estrutura da razão humana.



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