domingo, 23 de agosto de 2020

ÉTICA EDUCACIONAL

 

A ESPINHA DORSAL NA CONTRUÇÃO DO HOMEM INTEGRAL

(HOMENAGEM AOS 106 DA ESCOLA DOMÉSTICA DE NATAL – 01/09/1914)

Por: Claudio Fernando Ramos, a partir de:

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/etica-na-educacao-faz-toda-diferenca.htm

 

Para que a Educação se torne com sabor e alcance seus objetivos, não dá para se pensar em apenas ensinar o conteúdo de determinada matéria, mas é necessário investir no educando para que ele se desenvolva, tornando-se crítico diante do que vê e lê, um questionador, sendo autor da sua própria história, saindo da plateia e indo ao palco.

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/etica-na-educacao-faz-toda-diferenca.htm

 

TESES

- A importância de se Ter/Formar Profissionais Éticos.

 

- A importância de fomentar uma Educação que não se preocupe apenas em colocar o seu conteúdo cientifico; ignorando o aluno num contexto integral.

- A importância de se ter Educandos desenvolvidos de forma integral:

·         No aspecto afetivo; No aspecto biológico; No aspecto cognitivo; No aspecto social.

- A importância de se Ter/Formar profissionais que acreditem que através da Educação é possível formar Cidadãos:

·         Compromissados; Ousados; Críticos; Corajosos;

·         Capazes de lutar por seus direitos;

·         Capazes de lutar por causas significativas;

·         Capazes de lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.

- A importância de se formar alunos que possam:

·         Compreender o contexto em que se encontram inseridos;

·         Ampliar constantemente sua visão de mundo;

·         Criar condições necessárias para viver suas vidas de forma adequada e coerente;

·         Tornarem-se protagonistas e transformadores de suas próprias realidades.

FRASES


“Toda virtude é um ápice entre dois vícios: o da falta e do excesso.”

 

“Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.”

 

“Haverá flagelo mais terrível do que a injustiça de ‘armas’ na mão?”

 

“Não possuímos virtudes antes de colocá-las em prática.”

 

“Realizando coisas justas, tornamo-nos justos, realizando coisas moderadas, tornamo-nos moderados, fazendo coisas corajosas, tornamo-nos corajosos.”

 

“O erro acontece de vários modos, enquanto ser correto é possível apenas de um modo.”

 

“A pior forma de desigualdade é tentar fazer duas coisas diferentes iguais.”

 

 “O menor desvio inicial da verdade multiplica-se ao infinito à medida que avança.”

 

“A mais necessária das ciências é esquecer o mal aprendido noutros tempos.”

 

OBJETIVO

 

- Evidenciar a importância da Ética Educacional.

 

NECESSIDADES

 

- Em todos os setores, e na educação não é diferente, necessitamos de:

·         Pessoas Integras; Verdadeiras; Autônomas; Livres...

·         Pessoas que desejam o melhor para si e para o outro.

·         Pessoas que se envolvam e buscam cumprir as regras que trarão benefícios à sociedade.

 

- O comportamento social de quem Educa e de quem é Educado, precisa girar em torno dos princípios e valores da sociedade em que se está inserido, sendo honesto, colaborador, ou seja:

·         Pessoas com Caráter Integro e sem vínculos com vícios (Paixões).

 

CONSEQUÊNCIAS

 

- A Ética na Educação proporcionará:

·         A formação de pessoas esclarecidas, responsáveis e comprometidas com princípios e valores universais.

 

ÉTICA: O QUE É ISSO?

 

- A Ética é o conjunto de princípios e valores da nossa conduta na vida junta (Cortella 2010, pg.106).

·         Ética é o que faz a fronteira entre o que a natureza manda e o que nós decidimos.

·         A Ética é aquilo que orienta a sua Capacidade de Decidir, Julgar e Avaliar.

 

- A Ética é uma plantinha frágil que deve ser regada diariamente. (Cortella 2010, pg.107)

 

ÉTICA: RESPOSTA AO BANAL

 

- Falar de Ética nos dias atuais tornou-se comum!

 

- Como viver com o outro que é diferente?

·         “Ser humano é ser junto” (Cortella 2010, pg.117).

 

- A Ética não olha apenas para o interesse de uma pessoa, ela olha para o interesse de um grupo.

 

ÉTICA: AS GRANDES QUESTÕES

 

- A ética, no seu sentido de conjunto de princípios e valores, é usada para responder as três grandes perguntas da vida humana (Cortella 2010, pg.106):

 

·         O que Quero?

·         O que Devo?

·         O que Posso?

 

ÉTICA: PARA QUE O OPRIMIDO NÃO SE TORNE OPRESSOR

 

- Quando se fala de Ética na educação, a maioria só pensa na conduta do professor em relação aos seus educandos.

·         A Ética deve abranger todos os aspectos da existência humana (Psicológicos, Sociais, Familiares, Profissionais, Econômicos...).

 

- A Ética deve girar em torno de todos os Princípios e Valores que norteiam a ação humana, estabelecendo regras para o bem comum, tanto no individual como no coletivo.

·         A Ética deve laborar para a formação de princípios gerais ao invés de se ater somente aos princípios particulares e/ou princípios relativos.

 

- Ético significa tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudável (Boff 1997):

·         Materialmente sustentável;

·         Psicologicamente integrada;

·         Espiritualmente fecundada.

 

 

- O Estatuto da Criança e do Adolescente, LEI Nº 8.069, de 13 de julho de 1990, Art. 53 fala que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

·         A sociedade (Os Educadores) precisa trabalhar e empenhar-se para que isso ocorra.

 

ÉTICA: A REFERÊNCIA DOS QUE EDUCAM

 

- A Ética, mesmo desprezada ou desconhecida, está presente em tudo o que fazemos.

 

- O Educador deve se valer de variados Princípios Éticos:

·         Valorização da Autonomia.

·         Valorização da Responsabilidade Social.

·         Valorização do Respeito ao Bem Comum.

·         Valorização do Meio-Ambiente.

·         Valorização e Respeito às Diferentes Culturas, Identidades e Singularidades.

 

ÉTICA: O DIFÍCIL E NECESSÁRIO CAMINHO

 

- A difícil, mas necessária, convivência nos Espaços Públicos e/ou Corporativos:

·         Evitar comentários negativos de ordem pessoal ou profissional sobre as outras pessoas no espaço de trabalho.

·         Evitar falar mal da instituição fora do espaço de trabalho depreciando a direção, coordenação e os colaboradores.

·         Evitar se isolar em seu mundo não permitindo que alguém lhe forneça sugestões para melhorar sua prática e não prestar auxílio a um colega quando este necessitar.

·         Acreditar que o bom exemplo pode mudar as atitudes dos indivíduos em sociedade.

 

ÉTICA EDUCACIONAL: CONCLUSÃO

 

- Levando em consideração todas as Horas, Dias e Anos que o aluno passa na escola (Berçário, Maternal, Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio).

·         Com tanto tempo no centro de educação é inadmissível que o aluno saia da escola apenas com Conceitos Científicos.

·         Durante todo esse tempo e passando por tantos professores, o aluno precisa sair com suas Potencialidades Físicas, Cognitivas, Sociais, Afetivas e Psicomotoras desenvolvidas.

·         Somente com suas potencialidades plenamente desenvolvida o aluno será capaz de intervir e provocar mudanças onde estiver.

 

Estimular o Educando a pensar antes de reagir; a não ter medo do medo. Tornar-se líder de si mesmo, autor da sua própria história; saber filtrar os estímulos estressantes e trabalhar não apenas com fatos lógicos e problemas concretos, mas também com as contradições da vida.

Cury (2003, pg. 66)

 

ED: HÁ MAIS DE UM SÉCULO EDUCANDO ETICAMENTE


Escola Doméstica de Natal, fundada em 01 de setembro de 1914, faz parte de um complexo de ensino, como sua primeira instituição escolar. Todo o complexo de ensino, sem fins lucrativos, o qual hoje também engloba o Colégio Henrique Castriciano e a UNI-RN – Centro Universitário do Rio Grande do Norte (criada em 2000),  é mantido pela Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, fundada em 1911. O fundador da ED, como a Escola Doméstica de Natal é também reconhecida, foi o poeta, político e arauto da educação feminina Henrique Castriciano 1874-1947, o qual por anos e anos viajou pela Europa na tentativa de colher informações para uma escola doméstica, a qual teria como objetivo valorizar o cotidiano familiar e fazê-lo no plano da integração social da mulher.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_Dom%C3%A9stica_de_Natal

 

- A Nossa Escola está, por mais de um século, totalmente compromissada com os saberes profundos da vida (Saber Científico); no entanto, durante esse mesmo período de tempo, nunca abandonou os Valores e Princípios Éticos, tão necessários à Formação Integral do Cidadão Potiguar.

 

- A Nossa Escola, ao longo de quase onze décadas, vem buscando dinamizar, coletivamente, as Experiências e Singularidades que cada aluno possui individualmente.

 

- A Nossa Escola, desde sua fundação, sempre esteve empenhada no processo de Construção  Integral do Ser Humano.

·         Um Humano que assuma sua postura diante da vida (Autonomia).

·         Um Humano que escolha sempre o melhor para Si e para a Sociedade (Liberdade).

·         Um Humano que seja capaz de vê a sociedade de forma holística (Compromisso).

 

- A Nossa Escola, cem anos depois, ainda encontra-se engajada com uma Educação Capacitadora:

·         Uma Educação que proporcione crescimento e desenvolvimento em todas as dimensões (Profissional/Moral).

·         Uma Educação comprometida com o desenvolvimento completo de Crianças e Jovens (Cognitivo/Emocional).

·         Uma Educação que provoque uma grande mudança no futuro da sociedade (Liderança/Protagonismo).

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