(NO PENSAMENTO ANTIGO)
Por: Claudio Fernando Ramos, a partir de livros, textos e imagens da net.
C@cau “::¬) 08/02/2021
VÍDEOS
AULAS:
AULA
1: https://www.youtube.com/watch?v=UH-Tmf6y8Bc
AULA
2: https://www.youtube.com/watch?v=4NhihEwATJc
AULA 3: https://www.youtube.com/watch?v=iLTRM7VNVvQ&t=161s
PROPOSIÇÕES
-
A filosofia pode trazer a felicidade, mesmo sendo muito Difícil, Racional e
Acadêmica?
·
No
período considerado clássico a filosofia passou a ser vinculada à busca da
felicidade humana (Sofistas, Sócrates, Platão e Aristóteles).
· Principalmente no período conhecido como helenístico (Estoicismo, Epicurismo, ceticismo e Cinismo).
OBS: Em sua origem a filosofia não era somente a busca do conhecimento, mas também um modo de vida!
ARISTÓTELES
(384-322 a. C.)
“A felicidade é a plenitude da realização da natureza humana”.
-
A ética da vida contemplativa (vida teorética).
·
Para
Aristóteles, a reflexão sobre a virtude leva o homem a obter uma sabedoria
prática e, ao mesmo tempo, filosófica, já que só pode ser obtida pelo uso da
razão.
·
Viver
é preciso, mas os animais e as plantas também vivem; por isso, viver não é uma
prerrogativa exclusiva do homem.
·
Para
o estagirita, aquilo que é próprio do ser humano é: “certa vida ativa própria
do homem que tem razão”.
· A vida do homem de razão é a vida contemplativa.
OBS: A contemplação é a última etapa do entendimento; é aquilo que se pode fazer uma vez terminada, hipoteticamente, a busca pela verdade.
ARISTÓTELES:
PASSOS PARA À FELICIDADE
- ARETÉ (Excelência): intelectuais (Dianoéticas) e morais (Dianoias), enquanto a primeira desenvolve-se pelo ensino, a segunda adquire-se pelo hábito.
-
MEDIANIA (Equilíbrio): para se adquirir a virtude é necessário se buscar o termo
médio, a virtude encontra-se no justo meio.
· Sendo a virtude o justo meio (o termo médio), os vícios encontram-se nos extremos.
- LOGOS (Razão): a razão esclarece o homem sobre a melhor decisão a ser tomada livrando-o das faltas e/ou excessos (os extremos).
- PÓLIS (Político-Social): sendo o homem um animal político e dotado de razão, é na convivência com o outro que ele desenvolve a plenitude do seu ser.
OBS: O homem é um animal humano quase divino; somos mortais, por isso devemos viver nos imortalizando!
FILOSOFIA
DO HELENISMO
(O IDEAL DO SÃBIO)
-
Características gerais do período:
·
Menor
interesse pela metafísica e maior atenção para a vida ética.
·
Compreensão
da filosofia como modo de vida e a busca pelas características fundamentais da
pessoa sábia.
· Busca pela Ataraxia (imperturbabilidade da alma), como ausência de inquietação da alma.
ESCOLAS
HELENÍSTICAS
-
Estoicismo: ideal de autarquia, o homem deve bastar-se a si mesmo:
·
Sábio
é aquele que harmoniza-se com a natureza, compreendendo-a e aceitando-a (andar
conforme o destino).
·
Quanto
menor for a necessidade, maior será a liberdade.
·
O
que não tem solução, solucionado está (aceitar dói menos).
-
Epicurismo:
o prazer como critério (Hedonismo).
·
É
o prazer que nos indica o que convém e o que não convém.
·
O
prazer não deve ser evitado, mas deve ser equilibrado:
A) Sim aos prazeres
Naturais e Necessários.
B) Cuidado com os prazeres
Naturais, mas Desnecessários.
C) Atenção redobrada com os prazeres não Naturais, nem Necessários.
-
Ceticismo:
a paz por meio da époche (suspensão de juízo).
·
O
pirronismo ensina que a paz só pode ser adquirida quando se compreende que a
verdade não pode ser atingida.
· Abrir mão da busca pelo inatingível.
OBS: O ceticismo como tese
filosófica nega a si mesmo, afirmar a não existência da verdade é por si só uma
verdade.
-
Cinismo:
o que é natural deve ser vivido publicamente.
·
Morando
dentro de um barril Diógenes buscava pelas ruas de Atenas o homem de Platão.
·
Diógenes
diante do imperado Alexandre proferiu a seguinte sentença: devolva o meu sol.
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