Por: Claudio Fernando Ramos, a partir de livros e textos e imagens da net. C@cau “::¬) 06/02/2021
VÍDEOS AULAS:
AULA
1: https://www.youtube.com/watch?v=_Jv6ZHBjIN8
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2: https://www.youtube.com/watch?v=FObyuj17-GY
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3: https://www.youtube.com/watch?v=iNILMtTYSN8
AULA
4: https://www.youtube.com/watch?v=aV0lTdImYpc
-
ÉTICA:
Reconhecimento daquilo que convém e daquilo que não convém ao ser humano!
· O adequado, o bem, o certo ou o seu contrário.
ü UMAS QUESTÕES:
·
Quais
os critérios que levamos em consideração ao formularmos nossas escolhas (Razão,
Educação, Paixões...)?
· Quais são as questões que nos convêm e quais não?
- ORIGENS: Ética e Moral.
·
A
palavra ética tem a sua origem no grego ethikos (Caráter, Modo de
Ser...).
· A palavra moral tem sua origem no latim mores (Costumes, Regras...).
ü UMAS OBSERVAÇÕES:
·
Apesar
das duas palavras muitas vezes serem utilizadas como sinônimas, elas compreendem
as seguintes questões: Ética apresenta-se como uma espécie de doutrina dos
costumes, ao passo que a Moral surge a correta adequação às normas.
· A disciplina ética é, por excelência, do domínio da Filosofia; no entanto outras disciplinas abordam com propriedade esse mesmo tema. Ex: Sociologia ((Socialização, Estratificação Social etc.); Antropologia (Hábitos morais das várias culturas etc.).
ü UMA QUESTÃO:
· Sabemos que existem pessoas Morais e Imorais; mas será que existem pessoas Amorais?
A ÉTICA DE ALGUNS FILÓSOFOS
DEMÓCRITO DE ABDERA
(460-370 A.C.)
“O átomo é incriado,
indestrutível e invisível”.
·
Segundo
Demócrito o critério a ser adotado no fazer ético é o seguinte: Conseguir um
equilíbrio interno diante dos tumultos das paixões internas.
· O equilíbrio deve ser obtido por meio do saber e da prudência.
SÓCRATES
(469-399 a. C.)
“Só
erra quem não sabe”.
·
É
a partir da filosofia de Sócrates que a filosofia ética propriamente tem
início.
·
Para
o filósofo a ética não é só o quê; mas também o porquê.
·
Com
Sócrates a ética torna-se o tema fundamental da filosofia porque ela é tema
crucial de todos os outros problemas.
·
Cada
pessoa busca fazer o que gosta, mas o que gostamos é de fato um bem?
·
Viver
eticamente é uma questão de inteligência: quem sabe o que é o bem faz o bem.
· O bem não pode ser ensinado, ele não pode vir de fora para dentro; deve ser objeto de apreensão das próprias forças da inteligência de cada um (Dialética, Ironia e Maiêutica).
PLATÃO
(428/7-348/7 a. C.)
“O
sofrimento da humanidade jamais cessará enquanto a raça dos verdadeiros
filósofos não ascenderem ao poder”.
·
Para
Platão ética é uma questão de justiça.
·
Justiça
para Platão está associada a ideia do bem.
·
Ideia
significa o inteligível, verdadeiro, incriado e imutável que gera todas as
coisas (Dualismo psicofísico).
· Uma alma, três tendências: Inteligível (Conhecimento, Sabedoria), Irascível (Sentimentos, Paixões) e Concupiscente (Desejos, Apetites).
ü UMAS OBSEVAÇÕES:
·
O
indivíduo será considerado:
- Prudente: quando a Razão
controlar Desejos e Sentimentos.
- Corajoso: quando os Sentimentos
e Desejos conseguirem sustentar as decisões da Razão.
- Sábio: quando a Razão souber
definir o que útil para os Sentimentos e Desejos.
- Justo: quando conseguir fazer com que cada parte da alma realize o seu objetivo adequadamente, ou seja, com Justiça.
ARISTÓTELES
(384-322 a. C.)
“A virtude está no meio termo”.
·
Para
Aristóteles a ética está relacionada a felicidade (Eudaimonia).
·
Filosofia
da finalidade: tudo o que e existe e toda ação tendem a uma finalidade; a
realização de um bem específico (PMI, Filosofia Teleológica).
· Para Aristóteles a felicidade está relacionada ao que faz o ser humano ser quem é, ou seja, a sua racionalidade (Vida Contemplativa – buscar e viver a verdade).
ü UMAS OBSERVAÇÕES:
·
A
ética para Aristóteles é construída a partir:
- Eudaimonia: vida boa vida feliz; mas para ser
feliz é necessário...
- Areté: excelência, que só pode ser alcançada
com bons hábitos e costumes exercitados.
- Metrética: a virtude está no meio termo; o
homem deve fugir dos extremos.
- Logos: a razão deve esclarecer e guiar as
ações humanas.
- Pólis: o homem, por ser um animal político,
realiza-se no convívio social.
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