quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

ORIGEM DA FILOSOFIA


Por: Claudio Fernando Ramos, a partir de livros, textos e imagens da net.

 C@cau “::¬) 17/02/2021

A escola de Atenas é uma das mais famosas pinturas de movimento renascentista criado pelo italiano Rafael e representa a academia de Atenas.

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=pTSfe9-QWtI

PROPOSIÇÕES

- Como, onde e quando surgiu o Pensamento Filosófico?

- Por que o discurso Mítico (Cosmogônico) foi superado pelo discurso Racional (Filosófico)?

- A Filosofia é um discurso eminentemente grego?

ORIGENS

- Período: do fim do século VII ao início do século VI a. C., surgem os primeiros pensadores Cosmológicos.

·         Os primeiros pensadores abandonaram a narrativa mítica e, no seu lugar, empregaram um discurso racional sobre a Natureza e a Ordem do Universo.

OS MITOS

- Os mitos fantasiavam as ilhas e os mares com deuses, monstros e criaturas fantásticas.

·         Cenas que enriqueciam, explicavam e definiam a realidade para o povo grego.

A FILOSOFIA

- Em razão de vários fatores a narrativa mítica foi perdendo, ao longo dos séculos força, influência e relevância.

·         Elementos constituintes de mudanças: Viagens Marítimas, Invenção do Alfabeto, Invenção do Calendário, Invenção da Moeda, Institucionalização da Política etc.

·         Esses e outros elementos proporcionaram o crescimento da racionalidade entre os gregos.

·         Os gregos mais racionalistas começaram a se apropriar de sua vida cotidiana.

·         Mais autônomos, os gregos deixaram de recorrer aos mitos em busca de orientação sobre o tempo, o modo e a forma de fazer as coisas.

A PÓLIS

- Antes de se organizarem em pólis os gregos viviam juntos, em famílias e em grupos.

·         Nesse contexto nasce a política como fator de apropriação do ser humano pela sua própria organização e destino.

·         Com a pólis, a vida urbana se desenvolve, o espaço público é ocupado, o comércio se intensifica e a aristocracia começa a perder o seu poder.

·         Atenas passar a ser o centro da Democracia.

·         Com a instalação da democracia o grego passa a ser cidadão.

A POLÍTICA

- Em Atenas a democracia é direta, não havia representantes eleitos.

·         Ágora: os cidadãos compareciam às assembleias na praça pública para deliberar pessoalmente sobre às questões pertinentes à sociedade.

·         Na ágora era preciso decidir por si mesmo, sem se deixar influenciar por ninguém que tivesse mais poder (Isonomia, Isegoria e Isocracia).

·         Nem todos eram cidadãos: desse direito foram excluídos todos que de uma forma ou de outra eram dependentes: Mulheres, Crianças, Escravos, Idosos.

·         Metecos: estrangeiros também não possuíam direito à cidadania, pois, em situação extrema, poderiam decidir contra Atenas.

O CIDADÃO

- Com o declínio dos valores aristocráticos, principalmente, da superioridade militar, do guerreiro corajoso, da virtude entendida como a excelência dos melhores, abre-se um espaço para os valores democráticos.

·         Valor democrático: uma das características principais do regime democrático estava no uso da palavra como persuasão, do bom orador nas assembleias.

·         Isso faz nascer o cidadão.

A FIGURA DO FILÓSOFO

- De acordo com Pitágoras (580-496 as. C.) a vida assemelhava-se as festas olímpicas.

·         Nesses festejos haviam três tipos de pessoas:

A)    As que iam fazer comércio, por isso buscavam apenas o lucro.

B)    Os atletas e os artistas, buscavam apenas a vitória e/ou o reconhecimento do público.

C)    Os espectadores e avaliadores, iam para ver e/ou avaliar o desempenho dos artistas e dos atletas.

·         O filósofo não é nenhum desses: não busca o lucro, não requer glória, nem é juiz ou dono da verdade alheia.

·         O papel do filósofo é o de contemplar, observar e refletir sobre a vida, o universo e a atividade dos outros.

OS SOFISTAS

- Os Sofistas ensinavam, em troca de dinheiro, técnicas de argumentação para convencer os outros do que quer que fosse.

·         O importante era saber vencer uma discussão na assembleia.

SÓCRATES (470-399 a. C.)

- Sócrates rompe com a herança cosmológica deixada pelos Pré-Socráticos e inaugura uma nova maneira de filosofar: Filosofia Antropológica.

·         Sócrates criticava os sofistas acusando-os de não terem amor pela verdade; para ele eles não eram filósofos.

·         Se para os sofistas importava conhecer as pessoas, as palavras e as coisas, para Sócrates importava mais conhecer a si mesmo.

·         Sócrates não tinha um sistema filosóficos como Platão e Aristóteles, mas sim uma espécie de procedimento: Dialética, Ironia e Maiêutica.

A)    Dialética: Sócrates caminhava pelos espaços públicos conversando com qualquer tipo de pessoa.

B)    Ironia: Sócrates indaga as pessoas sobre o que era a Verdade, a Justiça, a Coragem etc.

C)    Maiêutica: Sócrates acreditava que a verdade é inata, ou seja, está dentro e não fora dos homens; por isso seria necessário fazer o parto das ideias.

A MORTE DE SÓCRATES E DA FILOSOFIA

“O Sétimo Selo” de Ingmar Bergman: Jogando Xadrez com a Morte

- Sócrates foi acusado de não reconhecer os deuses da cidade como legítimos e também de corromper os jovens.

·         Sócrates foi condenado à pena de morte, sendo obrigado a beber o chá de uma planta venenosa (Cicuta).

·         Ironicamente foi a liberdade (Atenas Democrática) que condenou Sócrates à morte.

·         Com a Filosofia, muitas vezes tenta-se fazer o mesmo, os donos da verdade tentam silenciar, definitivamente, qualquer tipo de questionamento.

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