Por:
Claudio Fernando Ramos, a partir de livros, textos e imagens da net.
C@cau “::¬) 17/02/2021
A escola de Atenas é uma das mais famosas pinturas de movimento renascentista criado pelo italiano Rafael e representa a academia de Atenas.
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=pTSfe9-QWtI
PROPOSIÇÕES
-
Como, onde e quando surgiu o Pensamento Filosófico?
-
Por que o discurso Mítico (Cosmogônico) foi superado pelo discurso Racional
(Filosófico)?
- A Filosofia é um discurso eminentemente grego?
ORIGENS
-
Período: do fim do século VII ao início do século VI a. C., surgem os primeiros
pensadores Cosmológicos.
· Os primeiros pensadores abandonaram a narrativa mítica e, no seu lugar, empregaram um discurso racional sobre a Natureza e a Ordem do Universo.
OS
MITOS
-
Os mitos fantasiavam as ilhas e os mares com deuses, monstros e criaturas
fantásticas.
· Cenas que enriqueciam, explicavam e definiam a realidade para o povo grego.
A
FILOSOFIA
-
Em razão de vários fatores a narrativa mítica foi perdendo, ao longo dos
séculos força, influência e relevância.
·
Elementos
constituintes de mudanças: Viagens Marítimas, Invenção do Alfabeto, Invenção do
Calendário, Invenção da Moeda, Institucionalização da Política etc.
·
Esses
e outros elementos proporcionaram o crescimento da racionalidade entre os
gregos.
·
Os
gregos mais racionalistas começaram a se apropriar de sua vida cotidiana.
· Mais autônomos, os gregos deixaram de recorrer aos mitos em busca de orientação sobre o tempo, o modo e a forma de fazer as coisas.
A
PÓLIS
-
Antes de se organizarem em pólis os gregos viviam juntos, em famílias e
em grupos.
·
Nesse
contexto nasce a política como fator de apropriação do ser humano pela sua
própria organização e destino.
·
Com
a pólis, a vida urbana se desenvolve, o espaço público é ocupado, o
comércio se intensifica e a aristocracia começa a perder o seu poder.
·
Atenas
passar a ser o centro da Democracia.
· Com a instalação da democracia o grego passa a ser cidadão.
A
POLÍTICA
-
Em Atenas a democracia é direta, não havia representantes eleitos.
·
Ágora:
os cidadãos compareciam às assembleias na praça pública para deliberar
pessoalmente sobre às questões pertinentes à sociedade.
·
Na
ágora era preciso decidir por si mesmo, sem se deixar influenciar por ninguém
que tivesse mais poder (Isonomia, Isegoria e Isocracia).
·
Nem
todos eram cidadãos: desse direito foram excluídos todos que de uma forma ou de
outra eram dependentes: Mulheres, Crianças, Escravos, Idosos.
· Metecos: estrangeiros também não possuíam direito à cidadania, pois, em situação extrema, poderiam decidir contra Atenas.
O
CIDADÃO
-
Com o declínio dos valores aristocráticos, principalmente, da superioridade
militar, do guerreiro corajoso, da virtude entendida como a excelência dos
melhores, abre-se um espaço para os valores democráticos.
·
Valor
democrático: uma das características principais do regime democrático estava no
uso da palavra como persuasão, do bom orador nas assembleias.
· Isso faz nascer o cidadão.
A
FIGURA DO FILÓSOFO
-
De acordo com Pitágoras (580-496 as. C.) a vida assemelhava-se as festas
olímpicas.
·
Nesses
festejos haviam três tipos de pessoas:
A) As que iam fazer
comércio, por isso buscavam apenas o lucro.
B) Os atletas e os
artistas, buscavam apenas a vitória e/ou o reconhecimento do público.
C) Os espectadores e
avaliadores, iam para ver e/ou avaliar o desempenho dos artistas e dos atletas.
·
O
filósofo não é nenhum desses: não busca o lucro, não requer glória, nem é juiz
ou dono da verdade alheia.
· O papel do filósofo é o de contemplar, observar e refletir sobre a vida, o universo e a atividade dos outros.
OS
SOFISTAS
-
Os Sofistas ensinavam, em troca de dinheiro, técnicas de argumentação para
convencer os outros do que quer que fosse.
· O importante era saber vencer uma discussão na assembleia.
SÓCRATES
(470-399 a. C.)
-
Sócrates rompe com a herança cosmológica deixada pelos Pré-Socráticos e
inaugura uma nova maneira de filosofar: Filosofia Antropológica.
·
Sócrates
criticava os sofistas acusando-os de não terem amor pela verdade; para ele eles
não eram filósofos.
·
Se
para os sofistas importava conhecer as pessoas, as palavras e as coisas, para
Sócrates importava mais conhecer a si mesmo.
·
Sócrates
não tinha um sistema filosóficos como Platão e Aristóteles, mas sim uma espécie
de procedimento: Dialética, Ironia e Maiêutica.
A) Dialética: Sócrates
caminhava pelos espaços públicos conversando com qualquer tipo de pessoa.
B) Ironia: Sócrates indaga
as pessoas sobre o que era a Verdade, a Justiça, a Coragem etc.
C) Maiêutica: Sócrates acreditava que a verdade é inata, ou seja, está dentro e não fora dos homens; por isso seria necessário fazer o parto das ideias.
A
MORTE DE SÓCRATES E DA FILOSOFIA
“O Sétimo Selo” de Ingmar Bergman: Jogando Xadrez com a Morte
-
Sócrates foi acusado de não reconhecer os deuses da cidade como legítimos e
também de corromper os jovens.
·
Sócrates
foi condenado à pena de morte, sendo obrigado a beber o chá de uma planta
venenosa (Cicuta).
·
Ironicamente
foi a liberdade (Atenas Democrática) que condenou Sócrates à morte.
·
Com
a Filosofia, muitas vezes tenta-se fazer o mesmo, os donos da verdade tentam
silenciar, definitivamente, qualquer tipo de questionamento.
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