TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Por:
Claudio F Ramos, a partir de livros e da net. C@cau “::¬)13/03/2022
PROPOSIÇÕES
-
Quais e como se dão os impactos do fazer tecnológico na vida humana?
- A tecnologia é algo estranho a humanidade, ou é parte inerente dela?
TECNOLOGIA
COMO AÇÃO HUMANA
-
Consequências:
a tecnologia sempre fez parte da ação humana; por isso sempre houve variadas
consequências.
· Consequências para as pessoas, para a sociedade e para a natureza de forma geral.
- O fogo: o domínio do fogo proporcionou ao homem várias vantagens: cozer os alimentos e o barro, forjar o minério e aquecer-se do frio.
-
A agricultura:
o domínio da técnica e da tecnologia agrícola trouxe inúmeros benefícios ao
homem.
·
Deixou
sua vida de nômade e lhe permitiu uma vida nova vida de sedentário.
·
Lhe
permitiu a criação e o desenvolvimento de vilarejos, cidades e metrópoles.
·
Proporcionou
a produção de excedentes, ou seja, mais do que a necessidade imediata.
·
O
excedente permitiu que houvesse comércio, novas formas de trabalho e riquezas.
·
Contatos
comerciais potencializam enriquecedores contatos culturais.
· Em suma, a “invenção” da agricultura conduziu a humanidade da vida simples para a existência complexa.
TECNOLOGIA
ONTEM E HOJE
-
Apesar da tecnologia estar presente desde sempre na vida humana, ela é
geralmente encarada como alguma coisa moderna e atual.
·
Diferenças - no passado, a compreensão que se tinha da
tecnologia é muito deferente da compreensão atual do termo.
·
No passado – a tecnologia não passava de uma consequência
do saber científico (Sócrates, Platão e Aristóteles – o saber como fim em si
mesmo; conhecer por amor ao saber; o saber sem estar preso a nenhuma utilidade
imediata).
· No presente – o saber voltado para o conhecimento e domínio da técnica; o conhecimento útil, pragmático e transformador (revolução científica do séc. XVII).
TECNOLOGIA:
BENEFÍCIOS E LIMITAÇÕES
-
No mundo em que a produção tecnológica se tonou obrigação do saber científico,
a ciência experimenta limites.
·
O
desenvolvimento tecnológico é inquestionável na modernidade, inúmeros são os
seus benefícios.
·
Esse
desenvolvimento também gerou ambiguidade, a sociedade que utiliza a tecnologia
não é necessariamente a sociedade que consegue controlá-la e muito menos
explicá-la.
FRANCIS
BACON (1561-1626)
-
Segundo o filósofo inglês: “Conhecimento é poder”.
·
Conhecimento
para dominar a natureza em favor da humanidade.
·
A
ciência passa a ter a função de produzir tecnologia, uma vez que ela será o
instrumento de transformação da natureza.
· A tecnologia deixa de ser apenas consequência da ciência tornando-se a sua finalidade.
KARL
MARX (1818-1883)
-
Segundo Marx a consolidação do capitalismo só foi possível com o
desenvolvimento da indústria (tecnologia) fabril.
·
Para
Marx as relações de produção, que ocorriam no microcosmo das indústrias,
refletiam diretamente no macrocosmo das sociedades.
· A economia, a matéria e o modo de produção eram partes estruturantes do meio social.
ESCOLA
DE FRANKFURT
-
Os pensadores dessa escola consideram que o desenvolvimento da tecnologia
acabou por escravizar o ser humano.
·
Para
eles o desenvolvimento tecnológico não conseguiu cumprir sua função principal:
libertar o homem das forças da natureza (“conhecimento é poder”).
·
A
liberdade pretendida converte-se no seu contrário: o homem torna-se refém
(escravo) da tecnologia (distinção dialética).
·
Um
exemplo: os aplicativos criados para facilitar a comunicação entre as pessoas,
tornam os trabalhadores mais acessíveis aos seus patrões (tecnologia da
informação).
· Dois destacados pensadores dessa escola foram: Max Horkheimer (1895-1973) e Theodor Adorno (1903-1969).
PIERRE
LÉVY (1956-)
-
Cibercultura: obra do filósofo, sociólogo e pesquisador da ciência da
informação.
·
Na
obra, o pensador se ocupa do seguinte tema: o impacto gerado pela tecnologia na
vida humana.
·
A
tecnologia não vem de fora para dentro da vida humana, a tecnologia é parte
própria da vida humana.
·
A
tecnologia, juntamente com outras atividades comuns, é parte constitutiva da
existência humana.
·
Pensar
a tecnologia e suas consequências na vida humana, é pensar a própria atividade
humana.
· Cada época possui o seu próprio tipo de tecnologia; portanto, faz-se necessário que a reflexão sobre o tema sofra constante renovação.
-
Conhecimento e comunicação compartilhados: o teórico Pierre Lévy
pensa um pouco diferente dos pensadores da Escola de Frankfurt.
·
Várias
pessoas, geograficamente dispersas, alimentam ao mesmo tempo uma base de dados
virtual.
· Essa interação modificadora, também modifica os indivíduos e a sociedade (todos-todos).
-
Exclusão:
para Lévy qualquer avanço no sistema de comunicação acarreta necessariamente
algum tipo de exclusão.
·
As
novas tecnologias são mais caras, em razão disso, nem todos, em um primeiro
momento, conseguem acessá-las.
· As novas tecnologias possuem a tendência de democratizar-se visando uma tendência ainda maior: globalizar-se.
-
Liberdade ou controle: para Lévy não há como manter a liberdade ao mesmo tempo em
que se defende o controle de informação.
· Não se pode dar ao mesmo tempo liberdade de informação e seleção de informação.
CONCLUSÃO
-
Segundo Lévy, a cibercultura é herdeira do Iluminismo.
·
A
tecnologia da informação permite a igualdade por meio da democratização do
acesso.
·
Garante
a liberdade do acesso à informação e a liberdade de expressão.
·
Permite
a fraternidade por meio da interconexão mundial, permitida pela rede mundial de
computadores.
·
A
cibercultura é a materialização técnica dos valores defendidos pelos
iluministas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário