domingo, 13 de março de 2022

TECNOLOGIA E SOCIEDADE


TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Por: Claudio F Ramos, a partir de livros e da net. C@cau “::¬)13/03/2022

 VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=iCRfOXbmYso

PROPOSIÇÕES

- Quais e como se dão os impactos do fazer tecnológico na vida humana?

- A tecnologia é algo estranho a humanidade, ou é parte inerente dela?

TECNOLOGIA COMO AÇÃO HUMANA

- Consequências: a tecnologia sempre fez parte da ação humana; por isso sempre houve variadas consequências.

·         Consequências para as pessoas, para a sociedade e para a natureza de forma geral.

- O fogo: o domínio do fogo proporcionou ao homem várias vantagens: cozer os alimentos e o barro, forjar o minério e aquecer-se do frio.

- A agricultura: o domínio da técnica e da tecnologia agrícola trouxe inúmeros benefícios ao homem.

·         Deixou sua vida de nômade e lhe permitiu uma vida nova vida de sedentário.

·         Lhe permitiu a criação e o desenvolvimento de vilarejos, cidades e metrópoles.

·         Proporcionou a produção de excedentes, ou seja, mais do que a necessidade imediata.

·         O excedente permitiu que houvesse comércio, novas formas de trabalho e riquezas.

·         Contatos comerciais potencializam enriquecedores contatos culturais.

·         Em suma, a “invenção” da agricultura conduziu a humanidade da vida simples para a existência complexa.

TECNOLOGIA ONTEM E HOJE

- Apesar da tecnologia estar presente desde sempre na vida humana, ela é geralmente encarada como alguma coisa moderna e atual.

·         Diferenças - no passado, a compreensão que se tinha da tecnologia é muito deferente da compreensão atual do termo.

·         No passado – a tecnologia não passava de uma consequência do saber científico (Sócrates, Platão e Aristóteles – o saber como fim em si mesmo; conhecer por amor ao saber; o saber sem estar preso a nenhuma utilidade imediata).

·         No presente – o saber voltado para o conhecimento e domínio da técnica; o conhecimento útil, pragmático e transformador (revolução científica do séc. XVII).

TECNOLOGIA: BENEFÍCIOS E LIMITAÇÕES

- No mundo em que a produção tecnológica se tonou obrigação do saber científico, a ciência experimenta limites.

·         O desenvolvimento tecnológico é inquestionável na modernidade, inúmeros são os seus benefícios.

·         Esse desenvolvimento também gerou ambiguidade, a sociedade que utiliza a tecnologia não é necessariamente a sociedade que consegue controlá-la e muito menos explicá-la.

 

FRANCIS BACON (1561-1626)

- Segundo o filósofo inglês: “Conhecimento é poder”.

·         Conhecimento para dominar a natureza em favor da humanidade.

·         A ciência passa a ter a função de produzir tecnologia, uma vez que ela será o instrumento de transformação da natureza.

·         A tecnologia deixa de ser apenas consequência da ciência tornando-se a sua finalidade.

KARL MARX (1818-1883)

- Segundo Marx a consolidação do capitalismo só foi possível com o desenvolvimento da indústria (tecnologia) fabril.

·         Para Marx as relações de produção, que ocorriam no microcosmo das indústrias, refletiam diretamente no macrocosmo das sociedades.

·         A economia, a matéria e o modo de produção eram partes estruturantes do meio social.

ESCOLA DE FRANKFURT

- Os pensadores dessa escola consideram que o desenvolvimento da tecnologia acabou por escravizar o ser humano.

·         Para eles o desenvolvimento tecnológico não conseguiu cumprir sua função principal: libertar o homem das forças da natureza (“conhecimento é poder”).

·         A liberdade pretendida converte-se no seu contrário: o homem torna-se refém (escravo) da tecnologia (distinção dialética).

·         Um exemplo: os aplicativos criados para facilitar a comunicação entre as pessoas, tornam os trabalhadores mais acessíveis aos seus patrões (tecnologia da informação).

·         Dois destacados pensadores dessa escola foram: Max Horkheimer (1895-1973) e Theodor Adorno (1903-1969).

PIERRE LÉVY (1956-)

- Cibercultura: obra do filósofo, sociólogo e pesquisador da ciência da informação.

·         Na obra, o pensador se ocupa do seguinte tema: o impacto gerado pela tecnologia na vida humana.

·         A tecnologia não vem de fora para dentro da vida humana, a tecnologia é parte própria da vida humana.

·         A tecnologia, juntamente com outras atividades comuns, é parte constitutiva da existência humana.

·         Pensar a tecnologia e suas consequências na vida humana, é pensar a própria atividade humana.

·         Cada época possui o seu próprio tipo de tecnologia; portanto, faz-se necessário que a reflexão sobre o tema sofra constante renovação.

- Conhecimento e comunicação compartilhados: o teórico Pierre Lévy pensa um pouco diferente dos pensadores da Escola de Frankfurt.

·         Várias pessoas, geograficamente dispersas, alimentam ao mesmo tempo uma base de dados virtual.

·         Essa interação modificadora, também modifica os indivíduos e a sociedade (todos-todos).

- Exclusão: para Lévy qualquer avanço no sistema de comunicação acarreta necessariamente algum tipo de exclusão.

·         As novas tecnologias são mais caras, em razão disso, nem todos, em um primeiro momento, conseguem acessá-las.

·         As novas tecnologias possuem a tendência de democratizar-se visando uma tendência ainda maior: globalizar-se.

- Liberdade ou controle: para Lévy não há como manter a liberdade ao mesmo tempo em que se defende o controle de informação.

·         Não se pode dar ao mesmo tempo liberdade de informação e seleção de informação.

CONCLUSÃO

- Segundo Lévy, a cibercultura é herdeira do Iluminismo.

·         A tecnologia da informação permite a igualdade por meio da democratização do acesso.

·         Garante a liberdade do acesso à informação e a liberdade de expressão.

·         Permite a fraternidade por meio da interconexão mundial, permitida pela rede mundial de computadores.

·         A cibercultura é a materialização técnica dos valores defendidos pelos iluministas.

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