TRANSCEDÊNCIA E IMANÊNCIA
Por:
Claudio F Ramos, a partir de livros e da net. C@cau “::¬)07/04/2022
- De quantas formas o ser humano se relaciona com as coisas e o mundo?
-
O que é transcendência e o que é imanência?
-
Quantas e quais são as religiões do livro?
- Como os pensadores clássicos conceberam a ideia de Deus?
FORMAS
DE LIDAR COM O MUNDO
-
Há duas posturas básicas pelas quais os seres humanos lidam com o mundo e vivem
nele:
·
Postura
Imanentista – considera que o sentido das coisas se resume à sua dimensão
física.
·
Postura
Transcendentalista – considera que o sentido do mundo está em sua dimensão
extrafísica.
· A passagem de uma dimensão para a outra munda a relação que as pessoas têm com as coisas, as pessoas e o mundo.
TRANSCENDÊNCIA
-
Concepção divina, mágica e sacralizada da realidade.
·
Tradição
que concebe Deus como princípio primeiro de todas as coisas.
· A transcendência também pode ser entendida como: teologia ou metafísica.
IMANÊNCIA
-
Aquilo que está dentro do mundo; o que se encerra dentro do universo das
coisas.
·
A
imanência forma com a transcendência um par de oposição.
· Essa visão de mundo não aceita nada que possa existir fora da realidade.
BARUCH
ESPINOZA (1632-1677)
-
Espinoza considera que Deus é imanente ao mundo; imanente à natureza.
·
Para
o filósofo Deus é a natureza (Panteísmo).
·
Deus
seria a soma de tudo quanto existe.
·
Deus,
substância única, é um ser infinitas qualidades; nós conhecemos apenas duas: o
pensamento e a matéria.
·
As
coisas existem enquanto modos da substância única que é Deus.
· A liberdade humana reside no reconhecimento da não liberdade.
AS
TRÊS RELIGIÕES DO LIVRO
-
Judaísmo, cristianismo e islamismo são as chamadas “religiões do livro” por
serem baseadas em revelações contidas em livros considerados sagrados.
·
Maiores
religiões monoteístas do mundo e que pregam a imortalidade da alma.
· Originárias de uma mesma região: Oriente Médio.
JUDAÍSMO
-
O filósofo e teólogo Maimônides, conseguiu compilar a maior parte da teologia
judaica.
·
Crença
na existência de um povo eleito; acreditam na vinda de um Messias.
· Crença na imortalidade da alma e na ressureição dos mortos.
ISLAMISMO
-
Religião “criada” por Maomé, profeta árabe que recebeu influência do judaísmo e
do cristianismo.
·
Crença
em divindade única e juízo final.
·
Divide-se
em dois grupos principais: xiitas e sunitas
·
Xiitas
– consideram que a sucessão de Maomé deveria restringir-se aos descendentes
(mais legalistas e tradicionais na interpretação do Alcorão).
· Sunitas – grupo majoritário; aceitam outros como sucessores do profeta e não rejeitam a inclusão da Suna (livro que apresenta a trajetória de Maomé).
CRISTIANISMO
-
Nesse modelo de crença Deus não é somente transcendente; ele é também imanente.
·
Mesmo
sem deixar a sua natureza divina, Deus tornou-se homem, assumindo uma natureza
terrena.
·
O
abismo entre o criador e a criatura foi desfeito por iniciativa do próprio
Deus.
· Concílio de Niceia (3250 – definiu a divindade como um ser Consubstanciado.
DEUS
E OS CLÁSSICOS
-
Platão: concebe a realidade de forma dualista (a dimensão sensível e a Inteligível).
·
Na
dimensão inteligível encontram-se as ideias, tudo o que existe no mundo
sensível possui uma ideia eterna e imutável.
·
No
mundo das ideias existe uma espécie de hierarquia; a ideia do Bem é a suprema.
·
O
Demiurgo: uma espécie de artífice que plasma as ideias do mundo inteligível no
mundo sensível.
·
Há
um modelo (mundo sensível), uma cópia do modelo (mundo sensível) e um artífice
(produz cópias a partir do modelo).
·
O
artífice criou o mundo por bondade, por amor ao bem.
· O mundo inteligível sempre existiu, e, é perfeito; a matéria sempre existiu, era caótica; por amor às ideias, o Demiurgo, uma inteligência cósmica, imprimiu as ideias na matéria. Surgiu o mundo sensível!
-
Aristóteles: Primeiro Motor Imóvel (PMI) – princípio primeiro e causa primeira
do movimento do mundo.
·
Todas
as coisas que estão se transformando são efeitos de uma só causa.
·
Há
uma causa que não foi causada por coisa nenhuma; ato puro.
· O motor imóvel é suprassensível, extra físico, eterno, incorruptível, divino.
CONCLUSÃO
-
Com a mudança de visão (transcendente ou imanente) muda a relação de sentido.
·
Muda-se
a forma como se relaciona a vida humana e com todo o universo.
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