(FILOSOFIA/SOCIOLOGIA)
(PARTE I)
Claudio Fernando Ramos, C@cau ":¬) 10/07/2022
1.
(Enem/2012) TEXTO I - Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento
originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm
de sua descendência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que
os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem
e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais
condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível,
transforma-se em pedras.
BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado).
TEXTO
II - Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas
as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se
nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos
filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos,
como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão
impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha.”
GILSON, E.: BOEHNER, P. Historia da Filosofia Crista. São Paulo: Vozes, 1991 (adaptado).
Filósofos
dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do
universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo
grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua
fundamentação teorias que
A)
eram baseadas nas ciências da natureza.
B) refutavam as teorias de filósofos da religião.
C) tinham origem nos mitos das civilizações antigas.
D) postulavam um princípio originário para o mundo.
E) defendiam que Deus é o princípio de todas as coisas.
2.
(Enem/2017) Uma conversação de tal natureza transforma o ouvinte; o contato de
Sócrates paralisa e embaraça; leva a refletir sobre si mesmo, a imprimir à
atenção uma direção incomum: os temperamentais, como Alcibíades sabem que
encontrarão junto dele todo o bem de que são capazes, mas fogem porque receiam
essa influência poderosa, que os leva a se censurarem. Sobretudo a esses
jovens, muitos quase crianças, que ele tenta imprimir sua orientação.
BREHIER, E. História da filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
O
texto evidencia características do modo de vida socrático, que se baseava na
A)
Contemplação da tradição mítica.
B) Sustentação do método dialético.
C) Relativização do saber verdadeiro.
D) Valorização da argumentação retórica.
E) Investigação dos fundamentos da natureza.
3.
Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de
conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer
uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que
privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas
irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente.
ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus,
2012 (adaptado).
O
texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da
Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como
Platão se situa diante dessa relação?
A)
Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.
B) Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.
C) Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.
D) Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.
E) Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.
4.
(Enem/2017) Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social,
costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as
terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e
fazer respeitar todos os seus bens.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 abr. 2017.
A
persistência das reivindicações relativas à aplicação desse preceito normativo
tem em vista a vinculação histórica fundamental entre
A)
etnia e miscigenação racial.
B) sociedade e igualdade jurídica.
C) espaço e sobrevivência cultural.
D) progresso e educação ambiental.
E) bem-estar e modernização econômica.
5.
(Enem/2017) O conceito de democracia, no pensamento de Habermas, é construído a
partir de uma dimensão procedimental, calcada no discurso e na deliberação. A
legitimidade democrática exige que o processo de tomada de decisões políticas
ocorra a partir de uma ampla discussão pública, para somente então decidir.
Assim, o caráter deliberativo corresponde a um processo coletivo de ponderação
e análise, permeado pelo discurso, que antecede a decisão.
VITALE, D. Jürgen Habermas, modernidade e democracia deliberativa. Cadernos do CRH (UFBA), v. 19, 2006 (adaptado).
O
conceito de democracia proposto por Jürgen Habermas pode favorecer processos de
inclusão social. De acordo com o texto, é uma condição para que isso aconteça o(a)
A)
participação direta periódica do cidadão.
B) debate livre e racional entre cidadãos e Estado.
C) interlocução entre os poderes governamentais.
D) eleição de lideranças políticas com mandatos temporários.
E) controle do poder político por cidadãos mais esclarecidos.
6.
(Enem/2017) A participação da mulher no processo de decisão política ainda é
extremamente limitada em praticamente todos os países, independentemente do
regime econômico e social e da estrutura institucional vigente em cada um
deles. É fato público e notório, além de empiricamente comprovado, que as
mulheres estão em geral sub-representadas nos órgãos do poder, pois a proporção
não corresponde jamais ao peso relativo dessa parte da população.
TABAK, F. Mulheres públicas: participação políticas e poder. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2002.
No
âmbito do Poder Legislativo brasileiro, a tentativa de reverter esse quadro de
sub-representação tem envolvido a implementação, pelo Estado, de
A)
leis de combate à violência doméstica.
B) cotas de gênero nas candidaturas partidárias.
C) programas de mobilização política nas escolas.
D) propagandas de incentivo ao voto consciente.
E) apoio financeiro às lideranças femininas.
GABARITO: 1 D, 2 B, 3 D, 4 C, 5 B, 6 B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário