domingo, 17 de julho de 2022

ESTUDE PARA O ENEM 2022 - PARTE II

 FILOSOFIA/SOCIOLOGIA

(PARTE II)

Por: Claudio Fernando Ramos, C@cau ":¬)17/07/2022

FILOSOFIA

1. (Enem PPL 2010) A ética exige um governo que amplie a igualdade entre os cidadãos. Essa é a base da pátria. Sem ela, muitos indivíduos não se sentem “em casa”, experimentam-se como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento.

SILVA, R. R. Ética, defesa nacional, cooperação dos povos. OLIVEIRA, E. R (Org.) Segurança & defesa nacional: da competição à cooperação regional. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2007 (adaptado).

 Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e integração de indivíduos em uma sociedade. De acordo com o texto, a ética corresponde a

A) Valores e costumes partilhados pela maioria da sociedade.

B) Preceitos normativos impostos pela coação das leis jurídicas.

C) Normas determinadas pelo governo, diferentes das leis estrangeiras.

D) Transferência dos valores praticados em casa para a esfera social.

E) Proibição da interferência de estrangeiros em nossa pátria.

 2. (Enem PPL 2019) Vimos que o homem sem lei é injusto e o respeitador da lei é justo; evidentemente todos os atos legítimos são, em certo sentido, atos justos, porque os atos prescritos pela arte do legislador são legítimos e cada um deles é justo. Ora, nas disposições que tomam sobre todos os assuntos, as leis têm em mira a vantagem comum, quer de todos, quer dos melhores ou daqueles que detêm o poder ou algo desse gênero; de modo que, em certo sentido, chamamos justos aqueles atos que tendem a produzir e a preservar, para a sociedade política, a felicidade e os elementos que a compõem.

ARISTÓTELES. A política. São Paulo: Cia. das Letras, 2010 (adaptado)

 De acordo com o texto de Aristóteles, o legislador deve agir conforme a

A) Moral e a vida privada.

B) Virtude e os interesses públicos.

C) Utilidade e os critérios pragmáticos.

D) Lógica e os princípios metafísicos.

E) Razão e as verdades transcendentes

 3. (Enem 2019) De fato, não é porque o homem pode usar a vontade livre para pecar que se deve supor que Deus concedeu para isso. Há, portanto, uma razão pela qual Deus deu ao homem esta característica, pois sem ela não poderia viver e agir corretamente. Pode-se compreender, então, que ela foi concedida ao homem para esse fim, considerando-se que se um homem a usa para pecar, recairão sobre ele as punições divinas. Ora, isso seria injusto se a vontade livre tivesse sido dada ao homem não apenas para agir corretamente, mas também para pecar. Na verdade, por que deveria ser punido aquele que usasse sua vontade para o para o qual ela Ihe foi dada?

AGOSTINHO. O livre-arbitrio. In: MARCONDES, D. Textos báslcos de ética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

 Nesse texto, o filósofo cristão Agostinho de Hipona sustenta que a punição divina tem como fundamento o(a)

A) Desvio da postura celibatária.

B) Insuficiência da autonomia moral.

C) Afastamento das ações de desapego.

D) Distanciamento das práticas de sacrifício.

E) Violação dos preceitos do Velho Anglo.

 SOCIOLOGIA

4. (Enem 2019) No sistema capitalista, as muitas manifestações de crise criam condições que forçam a algum tipo de racionalização. Em geral, essas crises periódicas têm o efeito de expandir a capacidade produtiva e de renovar as condições de acumulação. Podemos conceber cada crise como uma mudança do processo de acumulação para um nível novo e superior.

HARVEY, D.A produção capitalista do espaço São Paulo: Annablume, 2005 (adaptado)

 A condição para a inclusão dos trabalhadores no novo processo produtivo descrito no texto é a

A) Associação sindical.

B) Participação eleitoral.

C) Migração internacional

D) Qualificação profissional.

E) Regulamentação funcional.

 5. (Enem 2011) Em geral, os nossos tupinambás ficam bem admirados ao ver os franceses e os outros dos países longínquos terem tanto trabalho para buscar o seu arabotã, isto é, pau-brasil. Houve uma vez um ancião da tribo que me fez esta pergunta: “Por que vindes vós outros, mairs e perós (franceses e portugueses), buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra?”

(LÉRY, J. Viagem à Terra do Brasil. In: FERNANDES, F. Mudanças Sociais no Brasil. São Paulo: Difel, 74)

 O viajante francês Jean de Léry (1534-1611) reproduz um diálogo travado, em 1557, com um ancião tupinambá, o qual demonstra uma diferença entre a sociedade europeia e a indígena no sentido:

A) Do destino dado ao produto do trabalho nos seus sistemas culturais.

B) Da preocupação com a preservação dos recursos ambientais.

C) Do interesse de ambas em uma exploração comercial mais lucrativa do pau-brasil.

D) Da curiosidade, reverência e abertura cultural recíprocas.

E) Da preocupação com o armazenamento de madeira para os períodos de inverno.

 6. (Enem 2017) Mas assim que penetramos no universo da web, descobrimos que ele constitui não apenas um imenso “território” em expansão acelerada, mas que também oferece inúmeros “mapas”, filtros, seleções para ajudar o navegante a orientar-se. O melhor guia para a web é a própria web. Ainda que seja preciso ter a paciência de explorá-la. Ainda que seja preciso arriscar-se a ficar perdido, aceitar “a perda de tempo” para familiarizar-se com esta terra estranha. Talvez seja preciso ceder por um instante a seu aspecto lúdico para descobrir, no desvio de um link, os sites que mais se aproximam de nossos interesses profissionais ou de nossas paixões e que poderão, portanto, alimentar da melhor maneira possível nossa jornada pessoal.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

 O usuário iniciante sente-se não raramente desorientado no oceano de informações e possibilidades disponíveis na rede mundial de computadores. Nesse sentido, Pierre Lévy destaca como um dos principais aspectos da internet o(a)

A) Espaço aberto para a aprendizagem.

B) Grande número de ferramentas de pesquisa.

C) Ausência de mapas ou guias explicativos.

D) Infinito número de páginas virtuais.

E) Dificuldade de acesso aos sites de pesquisa.

 GABARITO: 1 A, 2 B, 3 B, 4 D, 5 A, 6 A.

 

 

 

 

 

 

 

 



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