VOLTA ÀS AULAS
2023
Por: Claudio Fernando Ramos, C@cau23/01/2023
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II – EDUCAÇÃO (CONTEÚDOS E REFLEXÕES)
4 – Sociologia: estudo
científico da organização e do funcionamento das sociedades humanas e das leis
fundamentais que regem as relações sociais, as instituições etc. Descrição
sistemática e análise de determinados comportamentos sociais.
5 - Filosofia: amor pela
sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria
ignorância. No platonismo, investigação da dimensão essencial e ontológica
do mundo real, ultrapassando a opinião irrefletida do senso comum que se mantém
cativa da realidade empírica e das aparências sensíveis.
6 - Ensino Médio: fragilidades e virtudes.
7 – Mulheres modernas e o fazer tecnológico:
racionalidade e/ou passionalidade?
8 - Identidade, alteridade e intolerância
a) Identidade é a maneira como nos vemos e somos
vistos, é o reconhecimento individual e social de cada um.
b) Nós formamos nossa identidade a partir de várias
experiências e elementos: geração, etnia, raça, gênero, orientação sexual,
classe, religião, origem social, características físicas, gostos e preferências
etc.
c) A noção do outro, que se dá na interação social,
é o que denominamos alteridade.
d) A construção da identidade de um sujeito passa
pelo reconhecimento da alteridade.
e) A noção do “eu” depende da noção do “outro”:
minha identidade só existe e é construída em relação aos outros.
f) Muitas vezes, as pessoas demandam que todos
sejam como elas próprias, não toleram os que são diferentes em determinados
aspectos.
g) A intolerância com as diferentes identidades dos outros, com a diversidade cultural, causa uma série de conflitos e preconceitos.
III - CONCLUSÃO
EDUCAR PARA HUMANIZAR
(Volta
às aulas 2023)
Por: Claudio Fernando Ramos, C@cau23/01/2023
O
conhecimento é revelador, libertador, transformador e humanizador!
Revelador
porque demonstra o quão pequenos nós somos e o quanto ainda precisamos crescer.
Libertador
porque promove a autonomia do indivíduo sem flertar com o egoísmo, próprio do individualismo.
Transformador
porque as mudanças na vida não ocorrem apenas por causa de Cronos; o
esclarecimento, oportunamente, também separa os homens dos tolos.
Humanizador
porque conscientiza sem alienar e desmistifica sem fomentar a incredulidade no
espírito humano.
Na Escola, a boa informação vira conhecimento; o bom conhecimento torna-se formação; a boa formação promove a verdadeira educação e, por fim, o indivíduo educado é, necessariamente, o indivíduo humanizado.
“É preciso dizer que, com a superioridade excessiva que proporcionam a força, a riqueza, os muito ricos não sabem e nem mesmo querem obedecer aos magistrados. Ao contrário, aqueles que vivem em extrema penúria desses benefícios tornam-se demasiados humildes e rasteiros. Disso resulta que uns, incapazes de mandar, só sabem mostrar uma obediência servil e que outros, incapazes de se submeter a qualquer poder legítimo, só sabem exercer uma autoridade despótica.” (Aristóteles)
Um excelente retorno aos alunos do:
Complexo Educacional Noilde Ramalho ED/HC
CDF – Colégio e Curso
Amo Medicina – Colégio e curso
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