segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

VOLTA ÀS AULAS 2023


VOLTA ÀS AULAS 2023

Por: Claudio Fernando Ramos, C@cau23/01/2023

1 - Blog: Flaylosofia (conteúdos de Fil./Soc. e artigos de opinião).

2 - Redes Sociais: os conteúdos postados no blog são anunciados no Face e Instagram.

a) Face 1 – Claudio Fernando Ramos

b) Face 2 – Claudio Fernando Ramos (Cacau)

c) Instagram – claudioramos555

3 - Um(a) líder de sala para fazer contato via WhatsApp.

II – EDUCAÇÃO (CONTEÚDOS E REFLEXÕES)

4 – Sociologia: estudo científico da organização e do funcionamento das sociedades humanas e das leis fundamentais que regem as relações sociais, as instituições etc. Descrição sistemática e análise de determinados comportamentos sociais.

5 - Filosofia: amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância. Nplatonismo, investigação da dimensão essencial e ontológica do mundo real, ultrapassando a opinião irrefletida do senso comum que se mantém cativa da realidade empírica e das aparências sensíveis.

6 - Ensino Médio: fragilidades e virtudes.

7 – Mulheres modernas e o fazer tecnológico: racionalidade e/ou passionalidade?

8 - Identidade, alteridade e intolerância

a) Identidade é a maneira como nos vemos e somos vistos, é o reconhecimento individual e social de cada um.

b) Nós formamos nossa identidade a partir de várias experiências e elementos: geração, etnia, raça, gênero, orientação sexual, classe, religião, origem social, características físicas, gostos e preferências etc.

c) A noção do outro, que se dá na interação social, é o que denominamos alteridade.

d) A construção da identidade de um sujeito passa pelo reconhecimento da alteridade.

e) A noção do “eu” depende da noção do “outro”: minha identidade só existe e é construída em relação aos outros.

f) Muitas vezes, as pessoas demandam que todos sejam como elas próprias, não toleram os que são diferentes em determinados aspectos.

g) A intolerância com as diferentes identidades dos outros, com a diversidade cultural, causa uma série de conflitos e preconceitos.

III - CONCLUSÃO

EDUCAR PARA HUMANIZAR

(Volta às aulas 2023)

Por: Claudio Fernando Ramos, C@cau23/01/2023

O conhecimento é revelador, libertador, transformador e humanizador!

Revelador porque demonstra o quão pequenos nós somos e o quanto ainda precisamos crescer.

Libertador porque promove a autonomia do indivíduo sem flertar com o egoísmo, próprio do individualismo.

Transformador porque as mudanças na vida não ocorrem apenas por causa de Cronos; o esclarecimento, oportunamente, também separa os homens dos tolos.

Humanizador porque conscientiza sem alienar e desmistifica sem fomentar a incredulidade no espírito humano.

Na Escola, a boa informação vira conhecimento; o bom conhecimento torna-se formação; a boa formação promove a verdadeira educação e, por fim, o indivíduo educado é, necessariamente, o indivíduo humanizado.

“É preciso dizer que, com a superioridade excessiva que proporcionam a força, a riqueza, os muito ricos não sabem e nem mesmo querem obedecer aos magistrados. Ao contrário, aqueles que vivem em extrema penúria desses benefícios tornam-se demasiados humildes e rasteiros. Disso resulta que uns, incapazes de mandar, só sabem mostrar uma obediência servil e que outros, incapazes de se submeter a qualquer poder legítimo, só sabem exercer uma autoridade despótica.” (Aristóteles)

Um excelente retorno aos alunos do:

Complexo Educacional Noilde Ramalho ED/HC

CDF – Colégio e Curso

Amo Medicina – Colégio e curso

 

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