SOCIOLOGIA
1. (Enem 2020) Os seringueiros amazônicos eram
invisíveis no cenário nacional nos anos 1970. Começaram a se articular como um
movimento agrário no início dos anos 1980, e na década seguinte conseguiram
reconhecimento nacional, obtendo a implantação das primeiras reservas
extrativas após o assassinato de Chico Mendes. Assim, em vinte anos, os
camponeses da floresta passaram da invisibilidade à posição de paradigma de
desenvolvimento sustentável com participação popular.
ALMEIDA, M W B. Direitos à floresta e ambientalismo: seringueiros é suas lutas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n 55, 2004
De acordo com o texto, a visibilidade dos
seringueiros amazônicos foi estabelecida pela relação entre
a) Crescimento econômico e migração de trabalhadores.
b) Produção de borracha e escassez de recursos
naturais.
c) Reivindicação de terra e preservação de mata
nativa.
d) Incentivo governamental e conservação de
territórios.
e) Modernização de plantio e comércio de látex.
ALBINO, B. S.; VAZ, A. F. O corpo e as técnicas
para o embelezamento feminino. Movimento, n. 1, 2008 (adaptado).
a) Plural, que prioriza a saúde, o bem-estar e a
beleza.
b) Hegemônica, que normatiza a heterossexualidade e
a jovialidade.
c) Heterogênea, prevendo a existência de corpos com
diferentes formas.
d) Padronizada, que privilegia a autonomia das
mulheres sobre seu estilo de vida.
e) Cristalizada, desconsiderando as expectativas de
consumo na contemporaneidade.
SILVA, R.G.C. Amazônia globalizada - o exemplo de
Rondônia. Confins, n. 23, 2015 (adaptado).
a) Mecanização do processo produtivo.
b) Adoção da colonização dirigida.
c) Realização de reforma agrária.
d) Ampliação de franjas urbanas.
e) Expansão de frentes pioneiras.
4. (Enem 2019) A comunidade de Mumbuca, em Minas Gerais, tem uma organização coletiva de tal forma expressiva que coopera para o abastecimento de mantimentos da cidade do Jequitinhonha, o que pode ser atestado pela feira aos sábados. Em Campinho da Independência, no Rio de Janeiro, o artesanato local encanta os frequentadores do litoral sul do estado, além do restaurante quilombola que atende aos turistas.
ALMEIDA, A. W. B. (Org.). Cadernos de debates nova
cartografia social: Territórios quilombolas e conflitos. Manaus: Projeto Nova
Cartografia Social da Amazônia; UEA Edições, 2010 (adaptado).
a) Perdão de dívidas fiscais.
b) Reserva de mercado local.
c) Inserção econômica regional.
d) Protecionismo comercial tarifário.
e) Benefícios assistenciais públicos.
5. (Enem 2017) Uma pessoa vê-se forçada pela necessidade a pedir dinheiro emprestado. Sabe muito bem que não poderá pagar, mas vê também que não lhe emprestarão nada se não prometer firmemente pagar em prazo determinado. Sente a tentação de fazer a promessa; mas tem ainda consciência bastante para perguntar a si mesma: não é proibido e contrário ao dever livrar-se de apuros desta maneira? Admitindo que se decida a fazê-lo, a sua máxima de ação seria: quando julgo estar em apuros de dinheiro, vou pedi-Io emprestado e prometo paga-Io, embora saiba que tal nunca sucederá.
KANT,
I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
De acordo com a moral kantiana, a “falsa promessa de pagamento” representada no texto
a)
Assegura que a ação seja aceita por todos a partir da livre discussão
participativa.
b)
Garante que os efeitos das ações não destruam a possibilidade da vida futura na
terra.
c)
Opõe-se ao princípio de que toda ação do homem possa valer como norma
universal.
d)
Materializa-se no entendimento de que os fins da ação humana podem justificar
os meios.
e)
Permite que a ação individual produza a mais ampla felicidade para as pessoas
envolvidas.
6. (Enem Libras 2017) Os filósofos concebem as emoções que se combatem entre si, em nós, como vícios em que os homens caem por erro próprio; é por isso que se habituaram a ridicularizá-los, deplorá-los, reprová-los ou, quando querem parecer mais morais, detestá-los. Concebem os homens, efetivamente, não tais como são, mas como eles próprios gostariam que fossem.
ESPINOSA, B. Tratado político. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
No
trecho, Espinosa critica a herança filosófica no que diz respeito à idealização
de uma
a)
Estrutura da interpretação fenomenológica.
b)
Natureza do comportamento humano.
c)
Dicotomia do conhecimento prático.
d)
Manifestação do caráter religioso.
e)
Reprodução do saber tradicional.
GABARITO: 1 C, 2 B, 3 E, 4 C, 5 C, 6 B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário