domingo, 23 de outubro de 2022

ESTUDE PARA O ENEM 2022 - PARTE IV

 

Por: Claudio Fernando Ramos, C@cau ":¬)23/10/2022

SOCIOLOGIA

1. (Enem 2020) Os seringueiros amazônicos eram invisíveis no cenário nacional nos anos 1970. Começaram a se articular como um movimento agrário no início dos anos 1980, e na década seguinte conseguiram reconhecimento nacional, obtendo a implantação das primeiras reservas extrativas após o assassinato de Chico Mendes. Assim, em vinte anos, os camponeses da floresta passaram da invisibilidade à posição de paradigma de desenvolvimento sustentável com participação popular.

ALMEIDA, M W B. Direitos à floresta e ambientalismo: seringueiros é suas lutas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n 55, 2004

De acordo com o texto, a visibilidade dos seringueiros amazônicos foi estabelecida pela relação entre

a) Crescimento econômico e migração de trabalhadores.

b) Produção de borracha e escassez de recursos naturais.

c) Reivindicação de terra e preservação de mata nativa.

d) Incentivo governamental e conservação de territórios.

e) Modernização de plantio e comércio de látex.

 2. (Enem Digital 2020) A Em Forma é uma revista destinada às mulheres, às expectativas de consumo que podem ser produzidas ou que se encontram no horizonte de uma feminilidade urbana contemporânea impelida à disputa no mercado afetivo masculino (as mulheres da Em Forma são jovens e heterossexuais). A Em Forma tem como conteúdo central de suas reportagens dietas e séries de exercícios, fármacos para a pele e o cabelo, com fins de embelezamento do corpo e cuidados com a saúde, e reportagens com temas de autoajuda. Ela organiza-se em seções específicas: 1. Fitness; 2. Beleza; 3. Dieta e nutrição; 4. Bem-estar; e 5. Especial. Além dessas seções, apresenta sempre uma reportagem com a “Garota da capa” e outras minisseções que veiculam conteúdos similares aos das seções fixas.

ALBINO, B. S.; VAZ, A. F. O corpo e as técnicas para o embelezamento feminino. Movimento, n. 1, 2008 (adaptado).

 Considerando-se as expectativas sobre as feminilidades produzidas pela mídia, na revista mencionada a prática de exercícios tem corroborado para a construção de uma feminilidade

a) Plural, que prioriza a saúde, o bem-estar e a beleza.

b) Hegemônica, que normatiza a heterossexualidade e a jovialidade.

c) Heterogênea, prevendo a existência de corpos com diferentes formas.

d) Padronizada, que privilegia a autonomia das mulheres sobre seu estilo de vida.

e) Cristalizada, desconsiderando as expectativas de consumo na contemporaneidade.

 3. (Enem 2019) Localizado a 160 km da cidade de Porto Velho (capital do estado de Rondônia), nos limites da Reserva Extrativista Jaci-Paraná e Terra Indígena Karipunas, o povoado de União Bandeirantes surgiu em 2000 a partir de movimentos de camponeses, madeireiros, pecuaristas e griileiros que, à revelia do ordenamento territorial e diante da passividade governamental, demarcaram e invadiram terras na área rural fundando a vila. Atualmente, constitui-se na região de maior produção agrícola e leiteira do município de Porto Velho, fornecendo, inclusive, alimentos para a Hidrelétrica de Jirau.

SILVA, R.G.C. Amazônia globalizada - o exemplo de Rondônia. Confins, n. 23, 2015 (adaptado).

 A dinâmica de ocupação territorial descrita foi decorrente da

a) Mecanização do processo produtivo.

b) Adoção da colonização dirigida.

c) Realização de reforma agrária.

d) Ampliação de franjas urbanas.

e) Expansão de frentes pioneiras.

4. (Enem 2019) A comunidade de Mumbuca, em Minas Gerais, tem uma organização coletiva de tal forma expressiva que coopera para o abastecimento de mantimentos da cidade do Jequitinhonha, o que pode ser atestado pela feira aos sábados. Em Campinho da Independência, no Rio de Janeiro, o artesanato local encanta os frequentadores do litoral sul do estado, além do restaurante quilombola que atende aos turistas.

ALMEIDA, A. W. B. (Org.). Cadernos de debates nova cartografia social: Territórios quilombolas e conflitos. Manaus: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia; UEA Edições, 2010 (adaptado).

 No texto, as estratégias territoriais dos grupos de remanescentes de quilombo visam garantir:

a) Perdão de dívidas fiscais.

b) Reserva de mercado local.

c) Inserção econômica regional.

d) Protecionismo comercial tarifário.

e) Benefícios assistenciais públicos.

 FILOSOFIA

5. (Enem 2017) Uma pessoa vê-se forçada pela necessidade a pedir dinheiro emprestado. Sabe muito bem que não poderá pagar, mas vê também que não lhe emprestarão nada se não prometer firmemente pagar em prazo determinado. Sente a tentação de fazer a promessa; mas tem ainda consciência bastante para perguntar a si mesma: não é proibido e contrário ao dever livrar-se de apuros desta maneira? Admitindo que se decida a fazê-lo, a sua máxima de ação seria: quando julgo estar em apuros de dinheiro, vou pedi-Io emprestado e prometo paga-Io, embora saiba que tal nunca sucederá.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

De acordo com a moral kantiana, a “falsa promessa de pagamento” representada no texto

a) Assegura que a ação seja aceita por todos a partir da livre discussão participativa.

b) Garante que os efeitos das ações não destruam a possibilidade da vida futura na terra.

c) Opõe-se ao princípio de que toda ação do homem possa valer como norma universal.

d) Materializa-se no entendimento de que os fins da ação humana podem justificar os meios.

e) Permite que a ação individual produza a mais ampla felicidade para as pessoas envolvidas.

6. (Enem Libras 2017) Os filósofos concebem as emoções que se combatem entre si, em nós, como vícios em que os homens caem por erro próprio; é por isso que se habituaram a ridicularizá-los, deplorá-los, reprová-los ou, quando querem parecer mais morais, detestá-los. Concebem os homens, efetivamente, não tais como são, mas como eles próprios gostariam que fossem.

ESPINOSA, B. Tratado político. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

No trecho, Espinosa critica a herança filosófica no que diz respeito à idealização de uma

a) Estrutura da interpretação fenomenológica.

b) Natureza do comportamento humano.

c) Dicotomia do conhecimento prático.

d) Manifestação do caráter religioso.

e) Reprodução do saber tradicional.

GABARITO: 1 C, 2 B, 3 E, 4 C, 5 C, 6 B.

 

 

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