O QUE É CULTURA?
Organizado por: Claudio F. Ramos, a partir de livros e da net. C@cau “:¬)28/01/2024
INTRODUÇÃO
- Não há uma acepção unívoca sobre o significado do
conceito.
·
Existem múltiplas compreensões sobre o que
significa e o que não significa cultura.
- Cultura é a mesma coisa que civilização?
- Há pessoas que têm e pessoas que não têm cultura?
- Existe uma única forma de se definir o conceito
de cultura?
- Existe uma cultura que possa ser definida como
superior?
- Só o ser humano possui a prerrogativa de ter cultura?
- A etimologia da palavra é de origem latina (Culturae).
·
Etimologia é
o estudo da origem histórica das palavras, de onde surgiram e como evoluíram ao
longo dos anos.
·
O
ramo dos estudos linguísticos se preocupa em encontrar os chamados étimos
(vocábulos que originam outros) das palavras.
·
O
sentido original da palavra remete à prática agrícola, ou seja, “ação de
tratar”, “cultivar”.
-
Segundo Edward B. Tylor (1832-1917), antropólogo britânico, cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as
crenças, a arte, a moral, a
lei, os costumes e todos os
outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.
·
Essa
definição tem sido problematizada e reformulada
constantemente, tornando a palavra cultura um conceito extremamente complexo e difícil
de ser fixado de modo único.
· Pesquisadores da área já encontraram quase 200 definições para o conceito de cultura.
EM BUSCA DE UM CONSENSO
-
Clifford Geertz (1926-2006), antropólogo estadunidense, discutia negativamente a quantidade gigantesca de definições de cultura,
considerando um progresso de grande valor o desenvolvimento de um conceito que
fosse coerente internamente e que tivesse um argumento definido.
· Para ele cultura é um padrão de significados transmitidos historicamente, incorporado em símbolos, um sistema de concepções herdadas expressas em formas simbólicas por meio das quais os homens comunicam, perpetuam e desenvolvem seu conhecimento e suas atividades em relação a vida.
CULTURA
E CIVILIZAÇÃO
-
Mistura Conceitual: em razão de ter sido fortemente
associada ao conceito de
civilização no século XVIII, a cultura, várias vezes, se confunde com noções de:
· Desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite.
-
Civilização para uns: a partir de uma abordagem evolucionista, é o estágio
mais avançado de determinada sociedade humana, caracterizada basicamente pela
sua fixação ao solo mediante construção de cidades.
·
Civilização
é um complexo conceito constantemente utilizado, principalmente, pelos antropólogos
e pelos historiadores.
· O conceito de civilização deriva do latim civita que designa cidade e civile (civil) o seu habitante (cidadão).
-
Civilização para outros: num sentido mais amplo e comumente empregado:
· A civilização designa toda uma cultura de determinado povo e o acervo de seus característicos sociais, científico, político, econômico e artísticos próprios e distintos.
-
Etnocentrismo: a confusão conceitual (cultura = civilização) cria e reproduz os
conceitos etnocêntricos do início da antropologia, onde se contrapõe as
sociedades complexas às “primitivas” (sociedades tradicionais, povos
originários etc.).
· Etnocentrismo (Antropologia) - visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.
-
Evolução: é dentro desse contexto de confusão conceitual que aparece a
sequência: Selvageria, Barbárie e Civilização.
·
Esses
estágios evolutivos foram encarados como estágios obrigatórios no processo da
evolução humana.
· Desde a passagem de um sistema social/econômico/tecnológico de caçadores-coletores (selvageria) para agricultores e pastores (barbárie) até a concentração em cidades e divisão social (civilização).
-
O Popular e o Erudito: a grande confusão entre cultura e
civilização
ocorreu, principalmente, na França e na Inglaterra entre os séculos XVIII e
XIX.
·
Entre
os períodos acima indicados, cultura se referia a um
ideal de elite.
·
Essa
forma de compreensão do conceito possibilitou o
surgimento da dicotomia (e, eventualmente, hierarquização) entre
"cultura erudita" e "cultura popular", ainda fortemente
presente no imaginário das sociedades ocidentais.
CULTURA
E SOCIOLOGIA
- Sociologia: cultura é um conjunto de ideias,
comportamentos,
símbolos e práticas sociais artificiais (isto é, não
naturais ou biológicos) aprendidos de geração em geração por meio da vida em
sociedade
(OBS - não é uma definição unívoca).
·
Como termo geral: cultura é a herança social e
total da Humanidade.
· Como termo específico: uma cultura significa determinada variante da herança social.
CULTURA
E FILOSOFIA
-
Filosofia: cultura é o conjunto de manifestações humanas que
contrastam com a natureza ou comportamento natural.
·
É um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidades e os
desejos humanos.
·
No cotidiano das sociedades (especialmente a
sociedade ocidental) e no vulgo costuma ser associada à aquisição de
conhecimentos e práticas de vida reconhecidas como melhores, superiores, ou
seja,
erudição.
·
A cultura é o resultado dos modos como os diversos
grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história.
·
Criação: o homem não só
recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a
renovam.
·
Fator de humanização: o homem só se torna homem
porque vive no seio de um grupo cultural.
· Construção simbólica: cultura é um sistema de símbolos compartilhados com que se interpreta a realidade e que conferem sentido à vida dos seres humanos.
CULTURA
E ANTROPOLOGIA
-
Antropologia: cultura é a totalidade de padrões aprendidos e
desenvolvidos pelo ser humano.
·
É um complexo que inclui conhecimento, crenças,
arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem
como membro da sociedade.
· Corresponde às formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo.
CULTURA
MATERIAL/IMATERIAL
-
Cultura Material está associada aos elementos materiais e, portanto, é
formada por elementos palpáveis e concretos.
· Obras de arte, igrejas, ferramentas etc.
-
Cultura Imaterial está relacionada com os elementos espirituais ou
abstratos.
· Os saberes e os modos de fazer.
CULTURA:
MUDANÇAS E RESISTÊNCIAS
-
Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças.
·
A
cultura é dinâmica, desenvolvida historicamente.
· Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades.
-
Três mecanismos básicos permitem a mudança cultural (Invenção, Difusão e
Descoberta).
·
A
invenção ou introdução de novos conceitos.
·
A
difusão de conceitos a partir de outras culturas.
· A descoberta, é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adotar.
-
Resistência: a mudança normalmente acarreta resistência entre as pessoas.
·
Uma
vez que os aspectos da vida cultural estão ligados entre si, a alteração mínima
de somente um deles pode ocasionar efeitos em todos os outros.
· Modificações na maneira de produzir podem interferir na escolha de membros para o governo ou na aplicação de leis.
- “Benefício” da resistência: a resistência à mudança representa uma vantagem, no sentido de que somente modificações realmente proveitosas e/ou inevitáveis, serão adotadas evitando o esforço da sociedade em adotar, e depois rejeitar um novo conceito.
CULTURA E ENTRETENIMENTO
- Há quem defenda a existência de relevante
distinção entre cultura e entretenimento.
·
Mario Vargas Llosa: o
objetivo do entretenimento é divertir e dar prazer, sem referenciais culturais
concretas.
·
Pode-se conceber que haja entretenimento sem
cultura.
·
Muitas vezes, o entretenimento substitui a cultura
para um determinado povo e assim muitas tradições culturais acabam por serem
esquecidas.
· Atualmente muitos organismos e iniciativas internacionais trabalham pelo resgate e preservação da cultura de distintos povos.
CULTURA: NOMOS E PHYSIS
-
O ambiente exerce um papel fundamental sobre as mudanças culturais, embora não
único.
· Os homens mudam sua maneira de encarar o mundo tanto por contingências ambientais quanto por transformações da consciência social.
- A principal característica da cultura é o chamado
mecanismo adaptativo.
· A capacidade de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais rápida do que uma possível evolução biológica.
- O homem não precisou desenvolver longa pelagem e
grossas camadas de gordura sob a pele para viver em ambientes mais frios.
·
Ele simplesmente adaptou-se com o uso de roupas, do
fogo e de habitações.
· A evolução cultural é mais rápida do que a biológica.
OBS: Caso “rejeite”
em absoluto a evolução biológica, o homem torna-se totalmente dependente da
cultura.
· Dependente exclusivamente da cultura, no caso da falta de alguns de seus aspectos essenciais, o efeito desta ausência, guardada as devidas proporções, seria semelhante a um tipo de deficiência física.
CULTURA
ENTRE OS ANIMAIS
-
É possível, na opinião de alguns cientistas, identificar uma "espécie de
cultura" em alguns animais superiores, especialmente mamíferos (os primatas).
·
Verifica-se
que os chimpanzés possuem um rico repertório de ferramentas (clavas,
perfuradores etc.).
·
A
técnica de produção de ferramentas, além de sua forma de uso, é ensinada de
geração em geração entre os chimpanzés.
· A existência da produção de cultura material e transmissão desta cultura socialmente é, dentro de algumas concepções de cultura, suficiente para afirmar que primatas possuem cultura.
-
Indefinições: percebe-se diferenças na forma como a cultura existe entre os
primatas.
·
É
consenso entre os antropólogos que caracterizar culturas entre
"superiores" e "inferiores" é uma impropriedade científica,
já que não existem critérios objetivos para realizar esta diferenciação.
·
A
diferença entre a cultura humana e a cultura dos primatas deve ser entendida em
outros termos.
·
A
grande diferença entre essas duas manifestações culturais, é que, entre os
primatas, não ocorre o chamado "efeito catraca", isto é, os primatas
não somam inovações tecnológicas para produzir produtos tecnologicamente mais
complexos.
· O processo de difusão da cultura entre primatas ainda está sendo estudado.
OBS: Primatas - ordem
de mamíferos que compreende o homem, os macacos, os lêmures e formas
relacionadas.
·
Arborícolas e onívoros, dotados de cérebro grande e
diferenciado.
·
Olhos bem desenvolvidos e voltados para a frente,
permitindo a visão binocular.
· Membros com cinco dedos, o primeiro ger. oponível aos demais.
CONCLUSÃO
- Chegamos à conclusão que com a palavra cultura,
podemos designar adequadamente:
·
O cultivo de vegetais (a cultura de alfaces ou o
cultivo de alfaces).
·
O cultivo do conhecimento humano alcançado pela
racionalidade e pelo senso estético (quando nos referimos a uma pessoa culta,
justificando que ela é letrada, erudita, que conhece vários idiomas ou é
conhecedora de arte).
·
A cultura de um povo, de uma região, de uma nação,
que se apresenta em suas diversas facetas (religião, arte, culinária, costumes,
conhecimento etc.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário