sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

MITOLOGIA GREGA


Da Cosmogonia à Cosmologia

FORMAS DE DISCURSOS (NARRATIVAS)
A - Narrativa Mítica (Cosmogonia)___________}

B - Narrativa Filosófica (Cosmologia)________}  O Senso Comum

C - Narrativa Científica (Indutivismo Empírico)_}

NARRATIVA MÍTCA
Leia a fábula de La Fontaine, uma possível explicação para a expressão ¯ ”O AMOR É CEGO”.
No amor tudo é mistério: suas flechas e sua aljava, sua chama e sua infância eterna. Mas por que o amor é cego? Aconteceu que num certo dia o Amor e a Loucura brincavam juntos. Aquele ainda não era cego. Surgiu entre eles um desentendimento qualquer. Pretendeu então o Amor que se reunisse para tratar do assunto o conselho dos deuses. Mas a Loucura, impaciente, deu-lhe uma pancada tão violenta que lhe privou da visão. Vênus, mãe e mulher, pôs-se a clamar por vingança, aos gritos. Diante de Júpiter, de Nêmesis – a deusa da vingança – e de todos os juízos do inferno, Vênus exigiu que aquele crime fosse reparado. Seu filho não podia ficar cego. Depois de estudar detalhadamente o caso, a sentença do supremo tribunal celeste consistiu em declarar a loucura a servir de guia ao Amor.
Fonte: LA FONTAINE, Jean de. O amor e a loucura. In: Os melhores contos de loucura. Flávio Moreira da Costa (Org.). Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.

A fábula de La Fontaine se classifica como uma narrativa mitológica.

CARACTERÍSTICAS DA NARRATIVA MÍTICA

Realidade e Fantasia - A narrativa mítica estrutura-se por meio da mistura de elementos fantásticos e de elementos que compõe a realidade.

Tempos Distantes - O mito tem o objetivo de narrar à origem dos acontecimentos de tempos imemoriais.

Genealogia (Teogonia) - O mito cria suas narrativas por meio de genealogias.

Compreensão - O mito busca possibilitar aos ouvintes o entendimento de questões complexas.

Compreensão Primeira - A narrativa mítica, embora represente a primeira tentativa de explicação da realidade, não se configurava ainda como um discurso filosófico ou estético.

Lógica Autônoma I - A narrativa mitológica não se preocupa com a questão da coerência entre a realidade em a fantasia.

Lógica Autônoma II - A narrativa mítica é desprovida de caráter crítico ou científico.

Autoridades do Narrador (Ilíada/Odisseia) - O objetivo do mito é descrever através da narrativa uma explicação sobre as origens das questões que compõe a realidade humana, por meio da descrição de acontecimentos de tempos antigos, baseada não na razão, mas na autoridade de quem serve como interprete entre o mundo divino e o mundo natural.

MITOLOGIA GREGA
(Autores e Livros)

Homero – Ilíada e Odisseia / Hesíodo - Teogonia

Um comentário:

FELIZ DIA DO AMIGO

  FELIZ DIA DO AMIGO! Por: Claudio Fernando Ramos, C@cau “:¬)18/04/2024. “Quem tem muitos amigos sai perdendo, mas há amigos mais chegad...