Por:
Claudio Fernando Ramos, junho 2013. Cacau “:¬)
TEORIA DO CONHECIMENTO
(A Pedagogia Platônica)
·
Educação - Etapas da educação de um
filósofo (Ignorância = Único mal; Conhecimento = único bem).
·
O Aparente e o Real - Das sombras ao
conhecimento verdadeiro (O interior e o Exterior da caverna).
·
O Dever dos que sabem - O retorno
“missionário” (Da luz às sombras):
a)
Política – O governo filósofo
(Sofocracia/Aristocracia).
b)
Epistemológico – O despertar os
incautos (Ciência ao invés de Crenças).
O DUALISMO
ONTOLÓGICO
(O Inteligível e o
Sensível)
·
Mundo Inteligível – Alcançável pela
dialética ascendente (Racional).
a)
O mundo da razão - Incriado;
Perfeito; Uno; Imutável.
b)
A Episteme – Científico,
racionalmente demonstrativo, verdadeiro.
c)
Influência de Parmênides - “O Ser é, o Não-Ser não é”.
·
Mundo Sensível – Alcançável
pelos sentidos (Empírico).
a)
O mundo das impressões - Múltiplo, Mutável,
Efêmero, Aparente.
b)
A Dóxa – Crenças, opiniões, pontos de vistas, senso
comum.
c)
Influência de Heráclito - “O Ser não é mais do que devir”.
OBS: Segundo a Teoria da Participação, o Mundo Sensível
só existe na medida em que participa do Mundo Inteligível.
O DEMIURGO
(O Arquiteto do Universo)
·
De acordo com a exigência da razão, tudo que sofre
transformação ou geração (Gênesis) sofre-a em virtude de uma causa.
·
A meta perseguida pelo Demiurgo platônico é o bem do universo
que ele tenta construir.
·
Este bem é recorrentemente descrito em termos de ordem.
·
Platão descreve o Demiurgo como uma figura neutra (não-dualista),
indiferente ao bem ou ao mal.
As
Coisas Que Sempre Existiram
·
No princípio do Universo havia:
a)
A matéria caótica
e disforme.
b)
As ideias, que são
perfeitas.
c)
O espaço.
d)
O Demiurgo.
O Demiurgo
·
O Demiurgo, entristecido com a desordem, resolve
copiar as ideias na matéria.
·
Desse modo, Ele gera os objetos que formam a nossa
Realidade.
·
Assim e para sempre, os objetos imperfeitos
(constituídos da matéria e de cópias das ideias) ficam separados das perfeitas
ideias.
A Verdade das Coisas
·
Podemos inferir, a partir do modelo platônico, que:
a)
As cópias das perfeitas ideias estão incrustadas em
nós.
b)
Com o tempo, nós nos lembramos das ideias.
c)
A descoberta de algo novo é apenas o relembrar do
que já se sabia a priori (Inatismo).
O INATISMO
(O Filósofo não Ensina, Desperta)
O Inatismo Platônico
·
O corpo como o túmulo da alma
(dualismo psicofísico).
·
Metempsicose – Concepção órfica (pitagórica) sobre
a transmigração da alma.
·
A morte do corpo não constitui limitação para a
alma.
·
No mundo das ideias, a alma sem o corpo, contempla
as ideias das coisas.
TEORIA DA
REMINISCÊNCIA/ANAMNESE
(Conhecer é
Lembrar)
Reminiscência Platônica
·
Conhecer é lembrar (Inatismo).
·
Antes de nascer (reencarnar) o
homem bebe do Rio do Esquecimento (Mito de Er).
·
Rio Lethé – O Rio do
Esquecimento.
·
Alguns bebem mais do Rio (os
Tolos), outros bebem menos do Rio (os Sábios).
A ALMA TRIPARTITE
(Racionalismo)
Uma Alma: Três Partes
a)
Alma Superior - Alma intelectiva.
·
Parte racional - é a função superior da alma, o
traço divino que há em nós.
·
Situada na cabeça, é responsável pelo conhecimento.
·
É imortal.
b)
Alma Intermediária- Alma Irascível.
·
Parte colérica ou irascível - irascível é quem se
irrita ou se enraivece com facilidade.
·
Localizada no peito, acima do diafragma, sua função
é defender o corpo contra tudo o que possa ameaçar sua segurança.
·
É irracional e mortal.
c)
Alma Inferior - Apetitiva
·
Parte concupiscente ou apetitiva - concupiscência é
sinônimo de "cobiça de bens materiais", desejo de "prazeres
sensuais".
·
Situada no baixo-ventre (entre o diafragma e o
umbigo), é a parte da alma responsável pela busca da bebida, da comida, do
sexo, dos prazeres, enfim, de tudo quanto é necessário à conservação do corpo e
à reprodução da espécie.
·
É irracional e mortal.
O SER MORAL
(O Homem Virtuoso)
O Domínio da Razão
·
A Virtude - O homem virtuoso é aquele em que cada parte da alma
realiza na medida justa (sem falta nem excesso) a função que lhe
cabe, sob a regência da parte racional.
·
O Domínio Próprio - Cabe à parte racional dominar as outras duas.
·
A Moderação - O domínio da razão sobre a concupiscência resulta na virtude da temperança.
·
A Coragem - O domínio da razão sobre a cólera produz a virtude da coragem ou
da prudência.
·
A Racionalidade - A virtude própria da parte racional é o conhecimento.
A REPÚBLICA PLATÔNICA
(O Governo do
Sábio)
A República Platônica
·
O Estado Tripartite - A exemplo da
alma, o Estado é pensado por Platão da seguinte forma:
a)
Aqueles que Governam (Parte Intelectiva) - Os filósofos são os que devem governar (Sofocracia/Aristocracia).
b)
Aqueles que Protegem (Parte
Irascível) - Os soldados guerreiros, pessoas forjadas desde
cedo para o combate; apaixonados e patriotas.
c)
Aqueles que Produzem (Parte
Apetitiva) – Pessoas comuns, mestres da técnica cuja
preocupações são produzir, casar, ter filhos, em suma, existir (Camponeses,
artesãos e comerciantes).
A UTOPIA
(Crítica ao Sistema)
A Cidade Perfeita
a) O Perigo da
Democracia - Para Platão a democracia assemelha-se a uma ditadura
da maioria.
b) Calipolis, a
Cidade Ideal (Kalos = belo; Pólis = cidade) – Assim Platão define a Polis.
c) Formação - Educação estatal, não familiar.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei do blog demais,o aprendizado aq e outro nível,antes ficava só na lenhada pq n sabia de nada,mas agr show de bola😎✌️
ResponderExcluirtop
ResponderExcluir