domingo, 11 de março de 2018

PLATÃO 428-348 a. C.



 Por: Claudio Fernando Ramos, junho 2013.  Cacau “:¬)  
 TEORIA DO CONHECIMENTO
(A Pedagogia Platônica)

VÍDEO AULA - É SÓ CLICAR E ASSISTIR:
https://www.youtube.com/watch?v=5BikS8Nnwlo

 Alegoria da Caverna
·         Educação - Etapas da educação de um filósofo (Ignorância = Único mal; Conhecimento = único bem).
·         O Aparente e o Real - Das sombras ao conhecimento verdadeiro (O interior e o Exterior da caverna).
·         O Dever dos que sabem - O retorno “missionário” (Da luz às sombras):
a)    Política – O governo filósofo (Sofocracia/Aristocracia).
b)    Epistemológico – O despertar os incautos (Ciência ao invés de Crenças).

O DUALISMO ONTOLÓGICO
(O Inteligível e o Sensível)
 Dois Mundos
·         Mundo Inteligível – Alcançável pela dialética ascendente (Racional).
a)    O mundo da razão - Incriado; Perfeito; Uno; Imutável.
b)    A Episteme – Científico, racionalmente demonstrativo, verdadeiro.
c)    Influência de Parmênides - “O Ser é, o Não-Ser não é”.

·         Mundo Sensível – Alcançável pelos sentidos (Empírico).
a)    O mundo das impressões - Múltiplo, Mutável, Efêmero, Aparente.
b)    A Dóxa – Crenças, opiniões, pontos de vistas, senso comum.
c)    Influência de Heráclito - “O Ser não é mais do que devir”.

OBS: Segundo a Teoria da Participação, o Mundo Sensível só existe na medida em que participa do Mundo Inteligível.

O DEMIURGO
(O Arquiteto do Universo)
 O que É, É por uma Causa
·         De acordo com a exigência da razão, tudo que sofre transformação ou geração (Gênesis) sofre-a em virtude de uma causa.
·         A meta perseguida pelo Demiurgo platônico é o bem do universo que ele tenta construir.
·         Este bem é recorrentemente descrito em termos de ordem.
·         Platão descreve o Demiurgo como uma figura neutra (não-dualista), indiferente ao bem ou ao mal.

 As Coisas Que Sempre Existiram
·         No princípio do Universo havia:
a)    A matéria caótica e disforme.
b)    As ideias, que são perfeitas.
c)    O espaço.
d)    O Demiurgo.

O Demiurgo
·         O Demiurgo, entristecido com a desordem, resolve copiar as ideias na matéria.
·         Desse modo, Ele gera os objetos que formam a nossa Realidade.
·         Assim e para sempre, os objetos imperfeitos (constituídos da matéria e de cópias das ideias) ficam separados das perfeitas ideias.

A Verdade das Coisas
·         Podemos inferir, a partir do modelo platônico, que:
a)     As cópias das perfeitas ideias estão incrustadas em nós.
b)    Com o tempo, nós nos lembramos das ideias.
c)     A descoberta de algo novo é apenas o relembrar do que já se sabia a priori (Inatismo).

O INATISMO
(O Filósofo não Ensina, Desperta)

O Inatismo Platônico
·         O corpo como o túmulo da alma (dualismo psicofísico).
·         Metempsicose – Concepção órfica (pitagórica) sobre a transmigração da alma.
·         A morte do corpo não constitui limitação para a alma.
·         No mundo das ideias, a alma sem o corpo, contempla as ideias das coisas.

TEORIA DA REMINISCÊNCIA/ANAMNESE 
(Conhecer é Lembrar)
Reminiscência Platônica
·         Conhecer é lembrar (Inatismo).
·         Antes de nascer (reencarnar) o homem bebe do Rio do Esquecimento (Mito de Er).
·         Rio Lethé – O Rio do Esquecimento.
·         Alguns bebem mais do Rio (os Tolos), outros bebem menos do Rio (os Sábios).

A ALMA TRIPARTITE
(Racionalismo)
 Uma Alma: Três Partes
a)    Alma Superior - Alma intelectiva.
·         Parte racional - é a função superior da alma, o traço divino que há em nós.
·         Situada na cabeça, é responsável pelo conhecimento.
·         É imortal.
b)    Alma Intermediária- Alma Irascível.
·         Parte colérica ou irascível - irascível é quem se irrita ou se enraivece com facilidade.
·         Localizada no peito, acima do diafragma, sua função é defender o corpo contra tudo o que possa ameaçar sua segurança.
·         É irracional e mortal.
c)    Alma Inferior - Apetitiva
·         Parte concupiscente ou apetitiva - concupiscência é sinônimo de "cobiça de bens materiais", desejo de "prazeres sensuais".
·         Situada no baixo-ventre (entre o diafragma e o umbigo), é a parte da alma responsável pela busca da bebida, da comida, do sexo, dos prazeres, enfim, de tudo quanto é necessário à conservação do corpo e à reprodução da espécie. 
·         É irracional e mortal.

O SER MORAL
(O Homem Virtuoso)
O Domínio da Razão
·         A Virtude - O homem virtuoso é aquele em que cada parte da alma realiza na medida justa (sem falta nem excesso) a função que lhe cabe, sob a regência da parte racional. 
·         O Domínio Próprio - Cabe à parte racional dominar as outras duas.
·         A Moderação - O domínio da razão sobre a concupiscência resulta na virtude da temperança.
·         A Coragem - O domínio da razão sobre a cólera produz a virtude da coragem ou da prudência. 
·         A Racionalidade - A virtude própria da parte racional é o conhecimento. 


A REPÚBLICA PLATÔNICA
(O Governo do Sábio)

A República Platônica
·         O Estado Tripartite - A exemplo da alma, o Estado é pensado por Platão da seguinte forma:
a)    Aqueles que Governam (Parte Intelectiva) - Os filósofos são os que devem governar (Sofocracia/Aristocracia).
b)    Aqueles que Protegem (Parte Irascível) - Os soldados guerreiros, pessoas forjadas desde cedo para o combate; apaixonados e patriotas.
c)    Aqueles que Produzem (Parte Apetitiva) – Pessoas comuns, mestres da técnica cuja preocupações são produzir, casar, ter filhos, em suma, existir (Camponeses, artesãos e comerciantes).

A UTOPIA
(Crítica ao Sistema)
 A Cidade Perfeita
a)    O Perigo da Democracia - Para Platão a democracia assemelha-se a uma ditadura da maioria.
b)    Calipolis, a Cidade Ideal (Kalos = belo; Pólis = cidade) – Assim Platão define a Polis.
c)    Formação - Educação estatal, não familiar.







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