domingo, 28 de outubro de 2018

DEMOCRACIA: ESCOLHER VIVER COM OS CONTRÁRIOS!


Dizem alguns que minha personalidade é visivelmente marcada pela intransigência; com isso eles querem dizer que sou intolerante, sou austero e rígido! O que eu digo sobre tudo isso que eles (esses alguns) dizem e/ou pensam sobre mim: digo que em parte eles têm razão, ou seja, reconheço que sou um ser circunstancializado assim como todas as outras pessoas. Com essa expressão quero afirmar que não sou completo, perfeito, nem, muito menos, causa de mim mesmo!
Em um mundo onde ser o que se é não basta, e, para piorar, a grande maioria das pessoas não fazem a mínima ideia do que são, acho que não fico em desvantagem, mesmo que isso incomode muito, ao me afirmar cotidianamente como homem, pessoa, indivíduo, humano, negro, cidadão, crítico e, acima de tudo, eterno aprendiz! Desejo uma boa eleição aos meus amigos e também aos meus desafetos! Desejo também que as divergências e indiferenças no plano pessoal se tornem apenas diferenças no plano das ideias, e que apesar dos resultados das urnas, possamos aprender a viver e conviver em um país com mais respeito, ternura e dignidade! Que os espaços privados sejam lugares para se reciclar tudo o que vemos e escutamos dos outros, e que nos espaços públicos possamos superar tudo o que sentimos e ressentimos com os outros. Pois todos devemos saber que nem F. Haddad, nem muito menos J. Bolsonaro nada podem além daquilo que nós mesmos podemos e devemos fazer uns pelos outros. O poder político não se assenta somente em Brasília; se olhares para os lados e para dentro verás que tanto no teu próximo como em ti mesmo há uma ou mais fração desse poder político disseminado; poder que pode até ser único, mas que nunca foi absoluto nem, muito menos, centralizado. Ser político é uma condição, não é uma escolha! Em qualquer situação da vida não se posicionar diante dos fatos, nem fazer escolha alguma frente às possibilidades da existência é, em última análise, a pior das escolhas, pois ela se constitui na escolha de não escolher! Cacau 28/10/2018.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FELIZ DIA DO AMIGO

  FELIZ DIA DO AMIGO! Por: Claudio Fernando Ramos, C@cau “:¬)18/04/2024. “Quem tem muitos amigos sai perdendo, mas há amigos mais chegad...