segunda-feira, 8 de outubro de 2018

VOLTAIRE 1694-1778


FRANÇOIS-MARIE AROUET
(Pseudônimo: Voltaire)
"Se existem ateus, a quem devemos culpar senão os tiranos mercenários das almas que, provocando em nós a nossa revolta, contra as suas velhacarias e hipocrisias, levam alguns espíritos fracos a negarem o Deus que esses monstros desonram? Quantas e quantas vezes essas sanguessugas do povo não levaram os cidadãos oprimidos a revoltarem-se contra o seu próprio rei?"

(Voltaire – O Anticlerical)
 Organizado, a partir da net, por:Claudio Fernando Ramos, 08/10/2018. Cacau “:¬)


 “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”.

O ILUMINISTA MULTIFACETADO
A dúvida é desagradável e a certeza é absurda.
Somente os imbecis tem certeza do que dizem.

- Voltaire Plural:
·         Poeta.
·         Ensaísta.
·         Dramaturgo.
·         Filósofo.
·         Historiador.

- Voltaire Irônico: Voltaire é um dos grandes nomes do Iluminismo e seus escritos se caracterizam pela:
·         Ironia.
·         Vivacidade.
·         Polêmica.

- Voltaire Polêmico: Voltaire é considerado como sendo :
·         Cético – Influência pirrônica em seu pensamento.
·         Laico – Influência maquiaveliana em sua reflexão.
·         Anticlerical – Influência epicurista, sofista em suas reflexões.

- Voltaire Racional: Com tenacidade busca desmascarar as:
·         Injustiças – Aspecto burguês liberal em seu modo de pensar.
·         Superstições – Aspecto anticlerical em sua filosofia.

- Voltaire Humanista: Em algumas de suas obras Voltaire defende:
·         A liberdade Política.
·         Critica a Intolerância Religiosa.
·         Foi Contra a Tortura.
·         Combateu a Pena de Morte.
·         Pleiteou a Igualdade, a Justiça e a Tolerância.

- Voltaire Semi-Ateísta: Defende a ideia de religião natural e vê Deus como um ser distante do mundo, responsável somente pela sua criação e que não interfere na história dos homens.
·         Epicurismo: Os deuses existem, mas são indiferente ao destino dos homens.

- Voltaire Ambientalista: Criticou a vivisseção1 e a crueldade imposta aos animais de criação, tinha ainda simpatia pelo vegetarianismo. 
1Vivisseção: qualquer operação feita em animal vivo com o objetivo de realizar estudo ou experimentação.

POLÍTICA
Os homens selvagens são livres e os civilizados tem que ser tratados com igualdade pela lei, pois muitas vezes são escravos da guerra e da injustiça. 

- Liberalismo Econômico: Economicamente defende os primórdios do pensamento liberal.

- “Antidemocrata”: Em seu pensamento político Voltaire não acreditava que as nações de sua época estivessem prontas para se tornarem democráticas.

- “Antirrepublicano”: Voltaire não defendia a república, pois pensava que o povo não estava pronto para assumir esses dois modos de governo (Democrata e Republicano).

- Déspota Esclarecido: Voltaire não via com bons olhos a oligarquia e defendia uma monarquia absoluta esclarecida.

RELIGIÃO
(Aspectos: Estoicos e Cartesianos)
 A religião existe desde quando o primeiro hipócrita encontrou o primeiro imbecil.
A teologia dá respostas incompreensíveis para perguntas sem sentido.
Acreditar em milagres é desonrar a divindade.

- Voltaire Deísta: É um filósofo deísta, ou seja, admite a existência de Deus, mas nega a qualquer igreja o direito de ser o seu representante.

- Deus, um Ser Necessário: Segundo Voltaire se Deus não existisse teríamos que inventá-lo, pois toda natureza grita que ele existe.
·         Voltaire diz que se existe um relógio é porque existe também um relojoeiro, ou seja, a prova da existência de Deus está na organização e na disposição do universo.
·         Para Voltaire se existe uma obra é porque existe o artesão, o idealizador e construtor dessa obra, esse artesão é Deus, criador desse universo.

Deus o Arquiteto - O Deus de Voltaire é o grande arquiteto dessa máquina de funcionamento perfeito que é o universo (PMI –Aristóteles).

Deus é Coerente - O Deus de Voltaire não divide as pessoas nem é a causa da intolerância, é um Deus universal, da mesma forma que a razão é comum a todos os homens.

Deus é Racional, o Homem Também - Crer em Deus é acreditar em algo evidente, mas a evidência da existência de Deus é possibilitada pela razão e não pela fé.

Um Deus Indiferente - Deus fez o universo, mas não intervêm mais nele, e, portanto o homem é um ser livre.

A Não Veracidade Bíblica - O filósofo critica os textos bíblicos e coloca em dúvida a sua fundamentação histórica e a legitimidade moral de boa parte deles.

- O Catolicismo é Indigno: Para Voltaire à Igreja Católica é:
·         Infame.
·         Supersticiosa.
·         Ridícula.
·         Absurda.
·         Suja de Sangue Humano.
·         Responsável Pelo Fanatismo Religioso.
·         Responsável Pela Intolerância Religiosa.

- Uma Igreja Desnecessária: Em substituição à Igreja Católica ele defende:
·         Uma Religião Natural - Baseada em uma moral natural.
·         Uma Religião Tolerante - Que busca unir os homens espiritualmente respeitando as diferenças culturais.

EMPIRISMO CIENTÍFICO-FILOSÓFICO 

- O Liberalismo Holandês e Inglês: Voltaire, em viagem pela Holanda e Inglaterra ficou admirado com:
·         A tolerância Religiosa.
·         A Liberdade de Expressão.
·         Pelas Novas Ideias Políticas.
·         Pelas Novas Tendências Científicas Cultivadas (Isaac Newton).
·         Pelas Novas Abordagens Filosóficas Difundidas (John Locke).

- De acordo com Newton e Locke: Voltaire defende sua pesquisa científica baseada na experimentação e na busca de leis comuns que explicassem os mais diversos fenômenos naturais.

- De acordo com o empirismo: Voltaire defende a pesquisa científica sem a obediência e a dependência das verdades religiosas.

FILOSOFIA
(A Reflexão Como Libertação)
O dinheiro é a religião de todos.
Deus me proteja dos amigos. Dos inimigos me protejo eu.
Para aborrecer, diga tudo.

- Voltaire é contrário ao:
·         Materialismo.
·         Espiritualismo.
·         Ateísmo.

- Ateísmo, Destruidor de Virtudes: Voltaire considera o ateísmo um destruidor das virtudes humanas.
·         É melhor crer do que descrer - Para uma sociedade é melhor ter uma religião falsa do que não ter nenhuma.

- A Filosofia que Liberta: Para Voltaire a filosofia é o espírito crítico que vai contrapor a tradição para poder diferenciar o que verdadeiro do que é falso.

O HISTORIADOR
Voltaire acreditava que, se aniquilassem o estudo da história, a humanidade veria novamente os massacres que tanta dor causou a muitos. Conhecer a história é conhecer o mundo e evitar que atos desumanos voltem a acontecer.

- Família, o começo de tudo: Para Voltaire, os primeiros fundamentos de toda história são os relatos dos pais aos filhos, transmitidos em seguida de geração em geração, o que faz com que vão perdendo a credibilidade aos poucos e, por fim, a fábula toma a frente dos fatos e derruba a verdade (Os relatos dos povos antigos estão repletos de exageros).
·         Exemplo I - Um desses exageros está na história de Roma, na qual Rômulo, seu fundador, era filho do deus Marte, que foi amamentado por uma loba e que marchou com mil homens até a aldeia dos sabinos e combatido seus vinte e cinco mil soldados.

- Devemos saber separar Doxa de Episteme: Voltaire dizia que, às vezes, as coisas prodigiosas e improváveis devem ser relatadas, mas apenas como provas da credulidade humana, no campo das opiniões e tolices.

- Devemos buscar fatos: Para Voltaire se quisermos conhecer um pouco da história antiga, devemos verificar a existência de monumentos incontestes.
·         Exemplo II - Um desses monumentos citados por Voltaire é a coletânea de observações astronômicas feitas na Babilônia durante 1900 anos seguidos e que foram enviadas à Grécia por Alexandre, o que prova, segundo ele, a existência dos babilônicos vários séculos antes, pois a artes nada mais são do que a obra do tempo.

- Conhecendo o passado, prevenimos o futuro: A utilidade da história, segundo Voltaire, reside no fato de que podemos nos utilizar dos fatos pretéritos, para antever e prevenir eventos futuros.
·         Exemplo III - Se a história fugir aos olhos das nações, há o perigo de flagelos passados voltarem a atingir a humanidade, pois não haveria nenhuma precaução contra seu ressurgimento.
·         Exemplo IV - Histórias de tiranos nos alertam para não confiar todo o poder de uma nação à apenas uma pessoa.
·         Exemplo V - Eventos com exércitos que foram destruídos pela fome em regiões inóspitas, dizem aos generais para não ir para uma batalha sem suprimentos.
·         Exemplo VI - A história moderna mostra claramente que quando uma nação se acha demasiadamente preponderante, as demais se insurgem contra ela, na tentativa de manter um certo equilíbrio.

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