domingo, 14 de junho de 2020

ÉTICA E MORAL


Por: Claudio Fernando Ramos, a partir de livros e da net. C@cau “:¬) 14/06/2020.

I - DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

A) O QUE É ÉTICA?

·         A ética ou filosofia moral é uma área de conhecimento que tem como objeto de investigação as ações humanas e seus princípios orientadores.

·         Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. 

B) O QUE É MORAL?

·         Moral trata-se de um conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade.

·         Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade; enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado; é uma espécie de filosofia da moral.

C) O QUE É IMORAL?

·         Imoral é tudo aquilo que contraria a moral; ou seja, quando há falta de pudor, quando algo induz ao pecado, à indecência, à falta de princípios, à falta de respeito para com o outro etc.

D) O QUE É AMORAL?

·         Amoral é a pessoa que não tem senso do que seja moral, ética. A questão moral para este indivíduo é desconhecida, estranha e, portanto, “não leva em consideração preceitos morais”.

Certa vez, Oscar Wilde disse:

“A arte não é moral nem imoral, mas amoral”!

O que Oscar Wilde quis dizer é que a arte não tem senso do que seja moral, por isso, para alguns, tudo o que é visto não causa assombro, está dentro dos costumes. Já para outros, dependendo do que se vê, é ultrajante, indecente!

E) O QUE É ALTERIDADE?

·         alteridade é o reconhecimento de que existem pessoas e culturas singulares e subjetivas que pensam, agem e entendem o mundo de suas próprias maneiras. Reconhecer a alteridade é o primeiro passo para a formação de uma sociedade justa, equilibrada, democrática e tolerante, onde todas e todos possam expressar-se, desde que respeitem também a alteridade alheia.

F) O QUE É INDIFERENÇA?

·         Indiferente é o adjetivo que qualifica algo ou alguém que não reconhece a importância de determinada coisa, e não demonstra preferência ou emoção.

II - TIPOS DE ÉTICAS

A) ÉTICA RELATIVISTA – é a ética defendida pelos filósofos relativistas conhecidos como Sofistas: Protágoras, Górgias, Trasímaco etc.

·         O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são enquanto são, e das coisas que não são enquanto não são.

B) INTELECTUALISMO MORAL – é a ética defendida pelo filósofo grego Sócrates.

·         Só erra quem não sabe.

·         Só há um bem e um mal: o conhecimento e a ignorância.

C) ÉTICA AUTONORMATIVA – ética defendida pelo filósofo renascentista Nicolau Maquiavel.

·         Existem vícios que são benéficos e virtudes perniciosas.

D) ÉTICA DEONTOLÓGICA – ética defendida pelo filósofo iluminista Immanuel Kant.

·         Age segundo o princípio que gostaria de ver universalizado.

·         Age sempre de forma que o homem possa ser visto como fim, nunca como meio.

E) ÉTICA UTILITARISTA – ética defendida pelos filósofos ingleses: Jeremy Bentham e John Stuart Mill.

·         O comportamento adequado em uma sociedade qualquer é uma questão meramente aritmética; se deve escolher sempre a ação que produzir mais bem e menos mal para o maior número possível de pessoas.

F) ÉTICA TELEOLÓGICA – ética defendida pelo filosofo grego Aristóteles.

·         Todas as coisas que existem possuem uma finalidade, e, essa finalidade é o bem.

G) ÉTICA CRISTÃ – ética dogmática que leva em consideração a vontade de Deus, boa, perfeita e agradável, para todos os homens; essa ética apresenta-se nas filosofias de : Aurélio Agostinho e Tomás de Aquino.

·         Eu sou o caminho a verdade e a vida.

·         Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.

III - OS PERIGOS DA INDIFERENÇA

A) A indiferença é:

·         Um modo de não reparar nas coisas.

·         É a banalização da violência.

·         É a desqualificação do outro; tirando-lhe a importância, valor e dignidade.

IV - INDIFERENÇA SOCIAL
(Alguns Modelos)


A) As Elites e as Classes Dirigentes em relação aos Pobres:

·         Pessoas como coisas e/ou números.

·         Concentração de renda; Brutal divisão de classe.

·         Políticas Habitacionais; Saúde Pública; Segurança Pública; Educacionais; Mobilidade Urbana etc.

B) Os Pobres em relação às Elites e as Classes Dirigentes


·         Quem não é visto e nem tratado como cidadão, desconhece a importância e o valor da cidadania.

·         Explosão da violência; Mudanças, de uma forma ou de outra.

C) As Elites e Classes Dirigentes em ralação a elas mesmas.
·         Aumento do consumo de tranquilizantes; Antidepressivos e Drogas (maconha, cocaína, álcool etc.).

V - HEDONISMO CONTEMPORÂNEO
(Afetos Plastificados)
 
·         Sociedade Hedonista: prazer (hedonismo) sem dor (aponia) a qualquer custo!

·         Tão ruim quanto os escândalos (políticos) e as crises (econômicas) é a Indiferença/marasmo e impotência das pessoas diante dos mesmos.

·         Um possível sintoma da vontade inconsciente de destruir aquilo que não se consegue transformar.

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