(Max Weber 1864-1920)
Por: Claudio Fernando Ramos, adaptado de textos disponibilizados na net.
C@cau “::¬) 27/12/2020
https://www.youtube.com/watch?v=hRip-9nRGRk&list=UU22wWGRS8lwTV6TBrM5kokg
INTRODUÇÃO
- De todas as análises
concretas elaboradas por Max Weber a partir da sua teoria sociológica e de seu
método, a mais famosa foi aquela que ele desenvolveu a respeito da formação da
sociedade moderna e da ascensão do capitalismo.
· Tal como Durkheim e Marx, Weber preocupou-se muitíssimo em compreender como se deu a construção do sistema capitalista.
WEBER, DURKHEIM E MARX
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/pensadores-classicos-sociologia.htm
- Durkheim pensava que a
formação deste modelo econômico (Sistema Capitalista) seria explicável mediante
a mudança do tipo de solidariedade social dominante.
· Saída da Solidariedade Mecânica das sociedades tradicionais, pré-modernas, para a Solidariedade Orgânica das sociedades moderna e capitalistas.
- Marx pensava que a formação
do capitalismo deveria ser explicada basicamente através da ascensão de uma
nova forma de luta de classes.
· A luta de classe deveria ter de um lado, os burgueses, proprietários dos meios de produção, e de outro os operários, donos apenas de usa força de trabalho.
WEBER E A SOC. COMPREENSIVA
https://www.pensador.com/frase/NjM5NjM1/
- Weber não pensava nem de um modo nem de outro (Diferentemente de Durkheim e Marx).
· Fiel à sua sociologia compreensiva e ao seu individualismo metodológico, a interpretação weberiana estabelece que o único modo de compreender o surgimento do capitalismo é através não do exame dos fenômenos sociais em si, mas sim pela análise cuidadosa das intenções dos indivíduos que constituíram o modelo capitalista.
·
Foi precisamente este percurso
seguido pelo autor em sua obra mais famosa, A ética protestante e o espírito do
capitalismo.
A ÉTICA PROTESTANTE E O CAPITALISMO
https://medium.com/@brbaraalice/lutero-calvino-direito-e-pol%C3%ADtica-a-reforma-protestante-n%C3%A3o-%C3%A9-apenas-uma-ode-%C3%A0-doutrina-da-elei-370b10b6280b
- Para Weber, o evento mais
fundamental na formação da sociedade capitalista foi a Reforma Protestante, que
dissolveu a unidade do cristianismo ocidental, até então centralizado na Igreja
Católica.
· Longe de se circunscrever ao âmbito religioso, a Reforma foi, para Weber, a própria causa da ascensão do capitalismo e da mentalidade moderna.
· Os autores reformados, como Lutero e sobretudo Calvino, criticaram fortemente a perspectiva católica segundo a qual o homem precisa cooperar com Deus para ser salvo.
· Profundamente pessimistas que eram a respeito da natureza humana manchada pelo pecado, os reformadores criam que o homem é incapaz, por suas próprias forças, não apenas de salvar-se, mas até de cooperar em seu processo de salvação.
· Por si mesmo, o homem é capaz apenas de pecar, de modo que Deus é o único e completo responsável pela ida ao Céu daqueles que se salvam.
· Não há nada, inteiramente nada que o homem possa fazer por sua salvação.
· Deus desde toda a eternidade escolheu, de maneira inteiramente arbitrária, quem há de se salvar e quem há de se condenar, de modo que todo homem, ao nascer, já está previamente determinado seja para a salvação, seja para a condenação ao Inferno.
O DILEMA DA PREDESTINAÇÃO
https://cronicasdonovomundo.wordpress.com/2016/02/04/existe-predestinacao/
- A ênfase absoluta na
predestinação de Deus (insinuada em Lutero e só afirmada plenamente em
Calvino), sem deixar qualquer espaço para a liberdade humana, gera um problema
prático:
· se nada do que eu faço, seja boa ou má ação, é indício de que serei salvo, como posso saber que estou no caminho do Céu?
· Segundo Weber, a resposta a essa pergunta que se tornou mais popular nos países protestantes não foi elaborada diretamente por nenhum grande autor da Reforma, mas sim por certos pastores calvinistas posteriores.
· Na visão destes pastores, o sinal mais evidente de salvação seria o sucesso econômico.
· Uma vez que os salvos são aqueles que Deus quer, é natural que Deus proteja e zele por esses a quem ama, garantindo-lhes bênçãos e sucesso financeiro.
·
Ao longo do tempo, concluiu a
mentalidade média dos povos protestantes, se dar bem nos negócios é, por
excelência, o sinal da graça divina e da salvação
· De acordo com Weber, os impactos dessa mentalidade na ascensão do capitalismo foram fundamentais.
A FÉ, O LUCRO E O RACIONALISMO
https://brokenclipboard.wordpress.com/2016/04/23/its-all-about-the-money-college-and-travel-sports/
- Vendo no sucesso financeiro
um sinal da benção de Deus, os protestantes passaram a desenvolver um forte
senso de eficiência e de busca pelo lucro.
· Se o ganho de dinheiro é uma prova do amor de Deus, gastar esse dinheiro de maneira irresponsável, esbanjando-o em diversões e brincadeiras, mesmo que não pecaminosas, acaba por ser um desrespeito contra Deus.
A EFICIÊNCIA DOS PAÍSES PROTESTANTES
https://www.valvimdutra.com.br/protestantes/mensagem/cristianismo-biblico-mudando-o-brasil-p2018-10
- Na perspectiva weberiana, os
países que tiveram maior desenvolvimento capitalista foram aqueles de formação
protestante, como a Inglaterra, os EUA e a Alemanha.
· Os países mais fortemente católicos, como Portugal, Itália e Espanha, nunca alcançaram o mesmo grau de sucesso capitalista.
·
Para Weber, a mentalidade
protestante de busca pelo lucro como sinal da glória e benção de Deus é que foi
o grande motor de desenvolvimento do capitalismo.
· Curiosamente – e isso chama muito a atenção de Weber –, apesar de suas origens religiosas, o que o capitalismo gerou foi justamente um tipo de sociedade no qual a religião não ocupa mais o papel central de antes.
A SECULARIZAÇÃO DA FÉ
http://flamir.blogspot.com/2009/10/igreja-ante-frieza-secularizacao.html
- Todas as sociedades
tradicionais, pré-moderna, foram sociedades sacrais, nas quais a religião não
apenas era importante, como ocupava o próprio centro da vida em sociedade.
· A sociedade moderna e capitalista, por sua vez, é uma sociedade secularizada, isto é, uma sociedade na qual a religião ainda é bastante influente, mas não ocupa mais um papel central e determinante.
· Na prática, o que aconteceu é que todos aqueles elementos da vida social que até então era dependentes da religião, tais, como a arte, a política, a cultura, etc., foram se autonomizando, se guiando por regras próprias e independentes.
· No linguajar weberiano, tal processo de secularização, de dessacralização da existência humana, é chamado de desencantamento do mundo e sua principal característica é a cada vez maior racionalização da vida.
MAIS LUCROS, MENOS VALORES
http://radiosderesultado.com.br/blogger/5-dicas-para-voce-ser-um-empreendedor-de-sucesso-em-2019/
- Sendo um sistema que preza
acima de tudo pela eficiência, o capitalismo enfraquece muito as ações sociais
de tipo irracional, como a tradicional e a afetiva, dando relevância sobretudo
à ação racional com relação à fins.
· Esse tipo de ação é a típica ação social econômica, empresarial, e que, portanto, é a síntese do capitalismo.
· Diferente do mundo tradicional das sociedades sacrais, em que os homens se preocupavam sobretudo com valores, a sociedade moderna e capitalista é aquelas na qual os homens estão preocupados sobretudo com metas.
· A lógica das sociedades modernas é a da eficiência e isto se mostra em fatores muito concretos.
· Weber diz que a sociedade capitalista é marcada por uma enorme burocratização e especialização.
A BUROCRACIA COMO MÉTODO
http://www.ambientelegal.com.br/a-burocracia-esta-matando-o-brasil/
- Em um contexto no qual o
sucesso é o critério supremo de avaliação das ações, nada mais óbvio do que
promover a divisão de tarefas, que minimiza os riscos e maximiza os ganhos.
· Nada mais lógico também do que submeter tudo a regras e normas burocráticas.
·
Para que se produza mais, é
importante que os indivíduos sejam regulados, disciplinados, normatizados.
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