domingo, 17 de outubro de 2021

MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA

 

Por: Claudio Fernando Ramos, a partir de livros e da net. C@cau “::¬)17/10/2021

TESES

- O que são os meios de comunicação de massa?

·         Existe algum meio de comunicação que não seja de massa?

·         Se todos os meios de comunicação são de massa, o que isso implica?

ESCOLA DE FRANKFURT

- Max Horkheimer e Theodor Adorno

·         Membros da Escola de Frankfurt fundada em 1921.

·         Escola cujos membros dedicaram-se a pesquisar os meios de comunicação.

MUNDO DESENCANTADO

- Na década de 1930, havia um pessimismo crescente entre as pessoas no mundo.

·         Fim da Guerra (1918), crise econômica (1929), regimes totalitários (Fascismo/Nazismo), etc.

MASSIFICAÇÃO

- Os frankfurtianos utilizam o conceito de massa com sentido negativo.

·         O massificado é o uniformizado, padronizado, sem crítica, a serviço do capitalismo.

·         A massificação é contrária a cultura (produção artística que representa os valores de uma sociedade).

CULTURA DE MASSA

- Representa a produção de obra sem pensamento, degenerada, sem crítica, de puro entretenimento.

·         Trata-se de uma cultura regressiva, associada à barbárie e ao primitivismo.

·         Os produtos da cultura de massa carregam consigo a marca da ordem (racionalidade técnica).

·         Arte com função de divertimento, entretenimento, arte transformada em mercadoria.

REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA

- Walter Benjamin (1891-1940) - membro da Escola de Frankfurt, definiu o conceito de aura na arte.

·         Aura, Benjamin diz que a obra de arte tem uma presença importante, uma espécie de aqui e agora.

·         A reprodutibilidade técnica faz com que a obra de arte perca sua Aura (o ao vivo é diferente do reproduzido).

·         A autenticidade da obra de arte (originalidade) é destruída pela reprodutibilidade técnica.

O CINEMA COMO EXCESSÃO

- Walter Benjamin encontrou no cinema um contraponto para as críticas da Cultura de Massa.

·         Para ele o cinema tem a capacidade de reunir divertimento e reflexão crítica (1936).

·         O cinema é uma arte que, por excelência, se realiza na sua reprodução em massa.

·         O cinema é uma arte onde tanto a produção como a sua reprodução são dominadas pela técnica.

·         O cinema mantém uma relação indissolúvel com a realidade, sendo por isso capaz de revolucionar o conceito de arte.

CRÍTICA DA CULTURA

 - De acordo com Adorno e Horkheimer, uma crítica da cultura deve levar em conta os seguintes aspectos:

·         A sociedade atual é governada pelas mercadorias.

·         O capital concentra-se nas mãos de poucos, que produzem bens de consumo padronizados.

·         A indústria cultural é uma grande fábrica de mercadorias comercializadas pelo seu valor de troca.

CONCLUSÃO

- Segundo Adorno, a padronização gerada pela indústria cultural democratiza o divertimento, mas esse divertimento não deve ser considerado arte.

·         Divertimento não passa de distração, momentos preenchidos pelo operário fora do trabalho.

·         Os que se divertem concordam com tudo que aparece diante dos seus olhos, mantendo assim um estado de alienação.

·         A alienação garante a manutenção do sistema capitalista por meio da indústria cultural.

·         A massa “entrega” sua consciência crítica no lugar do produto padronizado que consome.

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