Por: Claudio Fernando Ramos, a partir de livros e da net. C@cau “::¬)17/10/2021
TESES
-
O que são os meios de comunicação de massa?
·
Existe
algum meio de comunicação que não seja de massa?
· Se todos os meios de comunicação são de massa, o que isso implica?
ESCOLA
DE FRANKFURT
-
Max Horkheimer e Theodor Adorno
·
Membros
da Escola de Frankfurt fundada em 1921.
· Escola cujos membros dedicaram-se a pesquisar os meios de comunicação.
MUNDO
DESENCANTADO
-
Na década de 1930, havia um pessimismo crescente entre as pessoas no mundo.
· Fim da Guerra (1918), crise econômica (1929), regimes totalitários (Fascismo/Nazismo), etc.
MASSIFICAÇÃO
-
Os frankfurtianos utilizam o conceito de massa com sentido negativo.
·
O
massificado é o uniformizado, padronizado, sem crítica, a serviço do
capitalismo.
· A massificação é contrária a cultura (produção artística que representa os valores de uma sociedade).
CULTURA
DE MASSA
-
Representa a produção de obra sem pensamento, degenerada, sem crítica, de puro
entretenimento.
·
Trata-se
de uma cultura regressiva, associada à barbárie e ao primitivismo.
·
Os
produtos da cultura de massa carregam consigo a marca da ordem (racionalidade
técnica).
· Arte com função de divertimento, entretenimento, arte transformada em mercadoria.
REPRODUTIBILIDADE
TÉCNICA
-
Walter Benjamin (1891-1940) - membro da Escola de Frankfurt, definiu o conceito
de aura na arte.
·
Aura,
Benjamin diz que a obra de arte tem uma presença importante, uma espécie de aqui
e agora.
·
A
reprodutibilidade técnica faz com que a obra de arte perca sua Aura (o
ao vivo é diferente do reproduzido).
· A autenticidade da obra de arte (originalidade) é destruída pela reprodutibilidade técnica.
O
CINEMA COMO EXCESSÃO
-
Walter Benjamin encontrou no cinema um contraponto para as críticas da Cultura
de Massa.
·
Para
ele o cinema tem a capacidade de reunir divertimento e reflexão crítica (1936).
·
O
cinema é uma arte que, por excelência, se realiza na sua reprodução em massa.
·
O
cinema é uma arte onde tanto a produção como a sua reprodução são dominadas
pela técnica.
· O cinema mantém uma relação indissolúvel com a realidade, sendo por isso capaz de revolucionar o conceito de arte.
CRÍTICA
DA CULTURA
- De acordo com Adorno e Horkheimer, uma
crítica da cultura deve levar em conta os seguintes aspectos:
·
A
sociedade atual é governada pelas mercadorias.
·
O
capital concentra-se nas mãos de poucos, que produzem bens de consumo
padronizados.
· A indústria cultural é uma grande fábrica de mercadorias comercializadas pelo seu valor de troca.
CONCLUSÃO
- Segundo Adorno, a padronização gerada pela indústria cultural democratiza o divertimento, mas esse divertimento não deve ser considerado arte.
·
Divertimento
não passa de distração, momentos preenchidos pelo operário fora do trabalho.
·
Os
que se divertem concordam com tudo que aparece diante dos seus olhos, mantendo
assim um estado de alienação.
·
A
alienação garante a manutenção do sistema capitalista por meio da indústria cultural.
·
A
massa “entrega” sua consciência crítica no lugar do produto padronizado que
consome.
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