sábado, 5 de março de 2022

ÉTICA E MORAL

ÉTICA E MORAL

 Por: Claudio F. Ramos, a partir de livros e da net. C@cau “::¬)05/03/2022

Entre a ação moralmente boa, causa da virtude, e a ação virtuosa, fruto próprio da virtude, não há diferença específica, e sim um modo mais intenso. Somente a ação virtuosa é deleitável, pois é conatural ao homem virtuoso e facilmente realizável por ele. O virtuoso cumpre com alegria e prazer ações moralmente boas; para os não-virtuosos, essas mesmas ações têm aspectos de dificuldade que impede todo prazer. Por causa disso, é justo precisar que o ato virtuoso é o que concerne ao prazer ou ao seu oposto, a pena.

VÍDEO AULA: https://www.youtube.com/watch?v=BM0RrTddqGQ

PROPOSIÇÕES

- Qual são os significados dos termos: Moral e Ética?

- Quais são as diferenças entre os termos: Moral, Imoral e Amoral?

- Do que trata especificamente esse ramo da filosofia que estuda o comportamento e os valores humanos?

MORAL

- A palavra moral é originada do termo latino mores.

·         Mores significa: aquilo que é relativo aos costumes, às regras, ao hábito.

·         A moral tem relação com os valores de uma sociedade específica.

·         Valores variáveis no tempo e no espaço que adquirem caráter normativos.

·         Moral está intimamente relacionada as convencionalidades humanas.

IMORAL

- Define-se como imoral todo aquele que age intencionalmente contra a moral dominante.

·         A liberdade e a intencionalidade da ação devem ser levadas em consideração.

AMORALIDADE

- Amoralidade significa encontrar-se fora da moral e/ou sem moralidade.

·         O agente amoral é aquele que não está a favor nem contra a moral.

ÉTICA

- O termo ética provém do grego ethos.

·         Ethos significa, no singular, o caráter que cada pessoa constrói e cultiva em si.

·         Ética também é compreendida como o estudo da moral, ou seja, entendimento das normas, princípios e valores de uma determinada época, lugar e sociedade.

ÉTICA E MORAL: DIFERENÇAS

- Diferentemente da moral a ética é fundamentada basicamente na razão.

·         Agir de determinada maneira é ético quando há entendimento e liberdade de escolha.

·         Agir moralmente é agir tão somente de acordo com as nomas e padrões pré-estabelecidos.

ARISTÓTELES 384-322 a. C.

(Virtudes: Razão e Equilíbrio) 

A virtude é, pois, uma disposição de caráter relacionada com a escolha e consistente numa mediania, isto é, a mediania relativa a nós, a qual é determinada por um princípio racional próprio do homem dotado de sabedoria prática. E é um meio-termo entre dois vícios, um por excesso e outro por falta; pois que, enquanto os vícios ou vão muito longe ou ficam aquém do que é conveniente no tocante às ações e paixões, a virtude encontra e escolhe o meio-termo. 

- Aristóteles (Ética a Nicômaco) investiga as ações virtuosas (o vício é o seu oposto).

·         O filósofo investiga a possibilidade de se poder ter uma vida feliz.

·         Para Aristóteles, não é possível ser feliz sem ser uma pessoa virtuosa.

·         Para ser virtuoso é necessário que se reflita/avalie (razão) as ações promovidas.

·         As escolhas devem ser, necessariamente, produto das avaliações e reflexões.

·         Além da razão, também deve haver equilíbrio (metrética): a boa medida das emoções.

·         Saber identificar o meio termo entre o prazer e a dor; entre o excesso e a falta.

·         Não há interferências dos deuses, nem dos astros; o agente é o único responsável.

Tanto a deficiência como o excesso de exercício destroem a força; e, da mesma forma, o alimento ou a bebida que ultrapassem determinados limites, tanto para mais como para menos, destroem a saúde ao passo que, sendo tomados nas devidas proporções, a produzem, aumentam e preservam.

EPICURO 341-270 a. C.

(Felicidade: Prazer sem Dor)

- Na obra Carta a Meneceu (sobre a felicidade), Epicuro discorreu sobre a felicidade.

·         Para Epicuro a felicidade humana está relacionada as seguintes práticas: ataraxia e aponia.

·         Ataraxia - palavra de origem grega que significa: imperturbabilidade da alma.

·         Aponia – palavra de origem grega que significa: ausência de dor.

·         Para ser feliz o homem deve deixar de temer: a dor, a morte e os deuses.

·         Nem toda dor traz sofrimento; a morte é apenas o cessar das sensações; os deuses são indiferentes aos dilemas humanos.  

·         Ser feliz é: procurar sempre o que for natural e necessário.

·         Ser feliz é: ter prudência com o que for natural, mas não for necessário.

·         Ser feliz é: evitar o que não for natural, nem necessário.

ESTOICISMO

(Ordem Cósmica)

- Para os estoicos. Somente é feliz aquele que vive de acordo com a natureza.

·         Há uma natureza cósmica; é sábio aquele que se submete a ela.

·         O que não tem solução, solucionado está.

·         O homem não pode mudar nada que seja essencial na natureza.

·         As paixões humanas devem ser recebidas tratadas com apatia.

CONCLUSÕES

- Para os filósofos apresentados a vida ética não se separa da vida feliz.

·         Só pessoas éticas são felizes!

- Para Aristóteles a felicidade é certa atividade da alma conforme a perfeita virtude.

·         Felicidade está relacionada com uma prática de vida (costume/hábito) do que com um momento pontual.

·         A felicidade é algo a ser buscado, a felicidade pela felicidade (um fim em si mesmo).

- Para Epicuro, defensor do materialismo atomista, a felicidade é hedonista (prazer).

·         Para ser feliz o homem deve fazer boas escolhas e agir com ética e equilíbrio.

 

- Para os filósofos do estoicismo a felicidade consiste em harmonizar a razão pessoal com a razão universal.

·         O homem deve andar em conformidade com o destino.

 

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