sábado, 23 de julho de 2022

ESTUDE PARA O ENEM 2022 - PARTE III

 FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Por: Claudio Fernando Ramos, C@cau ":¬)23/07/2022

SOCIOLOGIA

1. (Enem PPL 2019) A estética relativamente estável do modernismo fordista cedeu lugar a todo o fermento, instabilidade e qualidades fugidias de uma estética pós-moderna que celebra a diferença, a efemeridade, o espetáculo, a moda e a mercadificação de formas culturais

HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2009.

No contexto descrito, as transformações estéticas impactam a produção de bens por meio da

A) Promoção de empregos fabris, integrada às linhas de montagem.

B) Ampliação dos custos de fabricação, impulsionada pelo consumo.

C) Redução do tempo de vida dos produtos, acompanhada da crescente inovação.

D) Diminuição da importância da organização logística, utilizada pelos fornecedores.

E) Expansão de mercadorias estocadas, aliada a maiores custos de armazenamento.

2. (Enem PPL 2018) Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho.

(RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011)

Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na:

A) Criação de novos ofícios.

B) Ampliação de direitos sociais.

C) Redução da desigualdade de gênero.

D) Fragilização da representação sindical.

E) Erradicação da atividade informal.

3. (Enem PPL 2011) As relações sociais, produzidas a partir da expansão do mercado capitalista ― e o sistema de fábrica é seu “estágio superior” ―, tornaram possível o desenvolvimento de uma determinada tecnologia, isto é, aquela que supõe a priori a expropriação dos saberes daqueles que participam do processo de trabalho. Nesse sentido, foi no sistema de fábrica que uma dada tecnologia pôde se impor, não apenas como instrumento para incrementar a produtividade do trabalho, mas, muito principalmente, como instrumento para controlar, disciplinar e hierarquizar esse processo de trabalho.

(DECCA, E. S. O Nascimento das Fábricas. São Paulo: Brasiliense, 1986 - fragmento)

Mais do que trocar ferramentas pela utilização de máquinas, o capitalismo, por meio do “sistema de fábrica”, expropriou o trabalhador do seu “saber fazer”, provocando, assim,

A) A divisão e a hierarquização do processo laboral, que ocasionaram o distanciamento do trabalhador do seu produto final.

B) O movimento dos trabalhadores das áreas urbanas em direção às rurais, devido à escassez de postos de trabalho nas fábricas.

C) A associação da figura do trabalhador à do assalariado, fato que favorecia a valorização do seu trabalho e a inserção no processo fabril.

D) A organização de grupos familiares em galpões para elaboração e execução de manufaturas que seriam comercializadas.

E) A desestruturação de atividades lucrativas praticadas pelos artesãos ingleses desde a Baixa Idade Média

FILOSOFIA

4. (Enem PPL 2010) No século XX, o transporte rodoviário e a aviação civil aceleraram o intercâmbio de pessoas e mercadorias, fazendo com que as distâncias e a percepção subjetiva das mesmas se reduzissem constantemente. É possível apontar uma tendência de universalização em vários campos – por exemplo, na globalização da economia, no armamentismo nuclear, na manipulação genética, entre outros.

HABERMAS, J. A constelação pós-nacional: ensaios políticos. São Paulo: Littera Mundi, 2001 (adaptado).

Os impactos e efeitos dessa universalização, conforme descritos no texto, podem ser analisados do ponto de vista moral, o que leva à defesa da criação de normas universais que estejam de acordo com

A) Os valores culturais praticados pelos diferentes povos em suas tradições e costumes locais.

B) Os pactos assinados pelos grandes líderes políticos, os quais dispõem de condições para tomar decisões.

C) Os sentimentos de respeito e fé no cumprimento de valores religiosos relativos à justiça divina.

D) Os sistemas políticos e seus processos consensuais e democráticos de formação de normas gerais.

E) Os imperativos técnico-científicos, que determinam com exatidão o grau de justiça das normas.

5. (Enem 2010) A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.

CORDI et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007 (adaptado).

O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser

A) Compreendida como instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.

B) Mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.

C) Meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.

D) Parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.

E) Aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação à outras sociedades.

6. (Enem 2018) A quem não basta pouco, nada basta.

EPICURO. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1985.

Remanescente do período helenístico, a máxima apresentada valoriza a seguinte virtude:

A) Esperança, tida como confiança no porvir.

B) Justiça, interpretada como retidão de caráter.

C) Temperança, marcada pelo domínio da vontade.

D) Coragem, definida como fortitude na dificuldade.

E) Prudência, caracterizada pelo correto uso da razão.

GABARITO: 1 C, 2 B, 3 A, 4 A, 5 A, 6 C.

 

 

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