domingo, 31 de julho de 2022

ESTUDE PARA O ENEM 2022 - PARTE IV

 

Por: Claudio Fernando Ramos, C@cau ":¬)31/07/2022

SOCIOLOGIA

1. (Enem PPL 2017) Art. 1º – O estrangeiro que, por qualquer motivo, comprometer a segurança nacional ou a tranquilidade pública, pode ser expulso de parte ou de todo o território nacional. Art. 2º – São também causas bastantes para a expulsão: 1ª) a condenação ou processo pelos tribunais estrangeiros por crimes ou delitos de natureza comum; Duas condenações, pelo menos, pelos tribunais brasileiros, por crimes ou delitos de natureza comum

3ª) a vagabundagem, a mendicidade e o lenocínio competentemente verificados

(BRASIL. Lei 1.641, de 7 de janeiro de 1907. Disponível em: www2.camara.leg.br. Acesso em: 29 ago. 2012 - adaptado)

No início do século XX, na transição do trabalho escravo para o livre, os objetivos da legislação citada eram:

A) Disciplinar o trabalhador e evitar sua participação em movimentos políticos contrários ao governo.

B) Estabelecer as condições para a vinda dos imigrantes

C) Demonstrar preocupação com as condições de trabalho e favorecer a organização sindical.

D) Criar condições políticas para a imigração e isolar os imigrantes socialmente indesejáveis.

E) Estimular o trabalho urbano e disciplinar as famílias estrangeiras nas fábricas

2. (Enem PPL 2016) 

TEXTO I - Cidadão

Tá vendo aquele edifício, moço?

Ajudei a levantar

Foi um tempo de aflição

Eram quatro condução

Duas pra ir, duas pra voltar

Hoje depois dele pronto

Olho pra cima e fico tonto

Mas me vem um cidadão

E me diz desconfiado

“Tu tá aí admirado

Ou tá querendo roubar?”

Meu domingo tá perdido

Vou pra casa entristecido

Dá vontade de beber

E pra aumentar meu tédio

Eu nem posso olhar pro prédio

Que eu ajudei a fazer.

(BARBOSA. L. In: ZÉ RAMALHO, 20 Super Sucessos. Rio de Janeiro: Sony Music. 1999 - fragmento)

TEXTO II - O trabalhador fica mais pobre à medida que produz mais riqueza e sua produção cresce em força e extensão. O trabalhador torna-se uma mercadoria ainda mais barata à medida que cria mais bens. Esse fato simplesmente subentende que o objeto produzido pelo trabalho, o seu produto, agora se lhe opõe como um ser estranho, como uma força independente do produtor.

(MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos (Os Primeiros). São Paulo: Boitempo Editorial, 2004)

Com base nos textos. a relação entre trabalho e modo de produção capitalista é:

A) Baseada na desvalorização do trabalho especializado e no aumento da demanda social por novos postos de emprego.

B) Fundada no crescimento proporcional entre o número de trabalhadores e o aumento da produção de bens e serviços.

C) Estruturada na distribuição equânime de renda e no declínio do capitalismo industrial e tecnocrata.

D) Instaurada a partir do fortalecimento da luta de classes e da criação da economia solidária.

E) Derivada do aumento da riqueza e da ampliação da exploração do trabalhador.

3. (Enem PPL 2016)

A forma de organização interna da indústria citada gera a seguinte consequência para a mão de obra nela inserida:

A) Ampliação da jornada diária.

B) Melhoria da qualidade do trabalho.

C) Instabilidade nos cargos ocupados.

D) Eficiência na prevenção de acidentes.

E) Desconhecimento das etapas produtivas.

FILOSOFIA

4. (Enem 2010) Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito históricosocial. Assim, a ética adquire um dimensionamento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si.

(SEVERINO. A. J. Filosofia)

O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo deformação da ética na sociedade contemporânea, ressalta

A) Os conteúdos éticos decorrentes das ideologias político-partidárias.

B) O valor da ação humana derivada de preceitos metafísicos.

C) A sistematização de valores desassociados da cultura.

D) O sentido coletivo e político das ações humanas individuais.

E) O julgamento da ação ética pelos políticos eleitos democraticamente

5. (Enem 2009) Na década de 30 do século XIX, Tocqueville escreveu as seguintes linhas a respeito da moralidade nos EUA: “A opinião pública norte-americana é particularmente dura com a falta de moral, pois esta desvia a atenção frente à busca do bem estar e prejudica a harmonia doméstica, que é tão essencial ao sucesso dos negócios. Nesse sentido, pode-se dizer que ser casto é uma questão de honra”.

TOCQUEVILLE, A. Democracy in America. Chicago: Encyclopædia Britannica, Inc., Great Books 44, 1990 (adaptado).

Do trecho, infere-se que, para Tocqueville, os norte-americanos do seu tempo

A) Buscavam o êxito, descurando as virtudes cívicas.

B) Tinham na vida moral uma garantia de enriquecimento rápido.

C) Valorizavam um conceito de honra dissociado do comportamento ético.

D) Relacionavam a conduta moral dos indivíduos com o progresso econômico.

E) Acreditavam que o comportamento casto perturbava a harmonia doméstica.

6. (Enem 2017) Uma pessoa vê-se forçada pela necessidade a pedir dinheiro emprestado. Sabe muito bem que não poderá pagar, mas vê também que não lhe emprestarão nada se não prometer firmemente pagar em prazo determinado. Sente a tentação de fazer a promessa; mas tem ainda consciência bastante para perguntar a si mesma: não é proibido e contrário ao dever livrar-se de apuros desta maneira? Admitindo que se decida a fazê-lo, a sua máxima de ação seria: quando julgo estar em apuros de dinheiro, vou pedi-lo emprestado e prometo pagá-lo, embora saiba que tal nunca sucederá.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

De acordo com a moral kantiana, a “falsa promessa de pagamento” representada no texto

A) Assegura que a ação seja aceita por todos a partir da livre discussão participativa.

B) Garante que os efeitos das ações não destruam a possibilidade da vida futura na terra.

C) Opõe-se ao princípio de que toda ação do homem possa valer como norma universal.

D) Materializa-se no entendimento de que os fins da ação humana podem justificar os meios.

E) Permite que a ação individual produza a mais ampla felicidade para as pessoas envolvidas.

 GABARITO: 1 A, 2 E, 3 E, 4 D, 5 D, 6 C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONSCIÊNCIA ÁUREA

  CONSCIÊNCIA ÁUREA Por: Claudio F Ramos, C@cau “:¬)18/11/2024 O nosso país é cheio de feriados, mas poucos retratam a vida, a história ...