Por: Claudio F. Ramos,
C@cau “:¬)18/09/2022
A LINGUAGEM COMO PONTE OU MURALHA
- A linguagem pode e deve ser encarada como objeto de conhecimento; deve ser vista como uma espécie de intermédio entre o ser humano e a realidade (o mundo). A linguagem é uma rede de símbolos que permite a comunicação com o mundo. Deve ser estudada por si mesma, em sua estrutura e lógica interna, tornando-se objeto de análise da chamada Ciência da Linguística.
ENRIQUECENDO O VOCABULÁRIO
Porque
é importante Aumentar e Enriquecer o vocabulário?
·
Se
não houver a palavra correta, não haverá a consciência de certas dimensões da
realidade às quais tais palavras se referem!
· Um vocabulário pobre implica uma percepção limitada da realidade!
A LINGUAGEM E OS LIMITES DA PERCEPÇÃO DO MUNDO
Em sua obra: Tratado Lógico-Filosófico, Wittgenstein buscou combater o Nonsense.
O QUE É NONSENSE?
· Frase, Linguagem, Dito desprovido de significação ou coerência; (Absurdo; Disparate; Conduta contrária ao Bom Senso).
COMO UM CÃO
ATROPELADO.
·
A principio a sentença apresenta uma hipérbole aceitável.
·
Mas quando examinada de perto nota-se uma possível absurdidade, por
distorcer a realidade.
·
A frase não descreve a realidade, mas inventa coisas sem se preocupar
com o valor da verdade do que diz.
· Para se chegar à realidade se faz necessário eliminar uma série de frases sem sentidos.
OS DOIS MOMENTOS DE
WITTGENSTEIN
(Ludwing Wittgenstein 1889-1951)
OS PROBLEMAS FILOSÓFICOS
I
(Tratado
Lógico-Filosófico 1921)
·
Eles surgem pela falta de compreensão da lógica da linguagem.
·
Uma vez compreendida a linguagem clara e lógica, os falsos problemas
desapareceriam.
· Acerca do que não podemos fala, devemos calar.
OS PROBLEMAS
FILOSÓFICOS II
(Investigações
Filosóficas 1953)
·
Nessa obra Wittgenstein abandona a ideia de que a linguagem pode ser
compreendida de forma somente lógica.
·
A linguagem além da lógica também depende do contexto!
· A linguagem comporta sempre ambiguidade, sentidos ocultos e muitos significados.
EX.
· “Vejo tudo escuro” – posso estar sendo apenas pessimista; estar diante de um quadro negro ou dentro de um quarto escuro!
A LINGUÍSTICA DO SÉCULO XIX
No
século XIX a linguística era:
·
Historicista
e Comparativista.
·
Estudava
o desenvolvimento histórico das línguas particulares e as relações entre elas,
de modo a agrupá-las em família.
· Gramática Comparada – busca evidenciar afinidades e parentesco entre as línguas particulares, com o objetivo de estabelecer regras de correspondências entre elas.
A LINGUÍSTICA ESTRUTURALISTA
Para os
estruturalistas a língua é um conjunto de elementos solidários, uma estrutura.
(Ferdinand de Saussure)
O QUE É ESTRUTURALISMO?
· Teoria segundo a qual o estudo de uma categoria de fatos deve enfocar as estruturas.
ESTRUTURALISMO: PONTOS
GERAIS
·
A Língua é um sistema de signos.
·
O Signo é a unidade básica, constituinte do
sistema linguístico.
·
As duas faces dos Signos: Significante e Significado.
·
Significante: é o esquema de fonemas que forma
a chamada Imagem Acústica na psique de quem fala.
·
Significado: constitui o conceito, o sentido
atribuído à imagem acústica.
·
Arbitrariedade dos signos linguísticos: não há
relação necessária e natural entre a imagem acústica (significante) e o sentido
a que ela remete (significado).
· O signo é um fenômeno cultural, convencional.
ESTRUTURALISMO: DEFINIÇÕES
·
Ferdinand
deu início à Escola Estruturalista de Linguística com a obra: Curso de Linguística Geral.
·
O
estruturalismo concentra-se no estudo descritivo da linguagem, no estado em que
a língua se encontra (a Língua; a Palavra; a Semântica; o uso pragmático da
Fala).
·
O
estruturalismo deixa um pouco de lado o estudo histórico e comparativo da
linguagem.
·
Jogando
Xadrez – a linguagem é um sistema articulado, onde o valor de cada peça só faz
sentido dentro do jogo, por meio das relações recíprocas estabelecidas.
·
Não
importa do que a peças são feitas; o que deve ser levado em consideração são as
regras e a função de cada peça dentro no jogo.
·
A
linguagem independe do suporte físico (sons, movimentos labiais, gestos e
sinais); o que importa são as regras que ditam o funcionamento de suas unidades
dentro de um sistema.
·
Para
os estruturalistas a linguagem possui dois lados que não se podem separar: o
Social e o Individual.
· Para os estruturalistas a língua é condição da fala; ao falar já se submete ao sistema de regras que corresponde à língua.
ESTRUTURALISMO: ORGANIZAÇÃO
· O estruturalismo busca explicar a organização das unidades linguísticas (como surgem Sílabas, Palavras e Frases).
A) FONOLOGIA
·
É a área da Linguística
que estuda a gramática dos sons, isto é, o sistema de sons da língua.
· À fonologia cabe descrever os fonemas, as regras de combinação dos sons para formarem unidades maiores, tais como a sílaba e as regras de atribuição do acento.
B)
MORFOLOGIA
·
É o estudo a respeito da
estrutura, da formação e da classificação das palavras.
· O objetivo da Morfologia é estudar as palavras isoladas e não a partir da sua função na frase ou período, como ocorre com a Sintaxe.
C)
SINTAXE
·
É a parte da Gramática que estuda a disposição das palavras
nos períodos, bem como a relação lógica entre elas.
·
Ela é o conjunto das regras que determinam as
diferentes possibilidades de associação das palavras da língua para a formação
de enunciados.
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