quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

TEMA I - O QUE É SOCIOLOGIA?

TEMA I - O QUE É SOCIOLOGIA?

Por: Claudio F. Ramos a partir de livros e da net. 04/01/2024. C@cau “:¬)

VÍDEO AULA: https://www.youtube.com/watch?v=Us4G-ui_uK0

1. INTRODUÇÃO

- A Sociologia busca compreender e representar as transformações ocorridas na sociedade moderna.

·         A Sociologia estuda a sociedade em termos dos fatos observados na sociedade e, eventualmente, em relação a outros conhecimentos (Filosofia Social, História, Geografia, Economia etc.)

- Augusto Comte (1798-1857) - de acordo com esse filósofo, a Sociologia deve usar todos os dados recolhidos pelas outras ciências de forma a sintetizá-los e a organizá-los.

- Herbert Spencer (1820-1968) - entendia que a Sociologia é uma espécie de superciência, que deve unificar e generalizar os conhecimentos feitos por outras ciências.

- Pitirim Sorokin (1889-1968) - para o russo a Sociologia é o que há de comum entre as outras ciências humanas particulares que estudam especificidades da sociedade; a Sociologia engloba e se relaciona com esses diferentes conhecimentos fazendo uso de rigor científico, profundidade de análise e sistemática observação.

2. ETIMOLOGIA DA PALAVRA

- Sociologia: é uma palavra formada a partir da junção de dois termos de origens latina e grega.

·         Socio – vem do latim socius que quer dizer sociedade.

·         Logia – vem do grego logus que significa estudo profundo/detalhado.

3. CONCEITUAÇÕES: SOCIEDADE E SOCIOLOGIA

- “A sociedade: é uma combinação de instituições, modos de relações, formas de organizações, normas etc., que constitui um todo interrelacionado no qual [se] vive determinada população humana”.

(Peter Sedgwick)

- “A Sociologia: é o estudo científico da vida humana, de grupos sociais, de sociedades inteiras e do mundo humano. Seu tema de estudo é o nosso próprio comportamento como seres sociais. O âmbito da sociologia é extremamente amplo”.

(Anthony Giddens)

- “A Sociologia: não se interessa pela estrutura do corpo humano, pelo funcionamento de seus órgãos, nem por seus processos mentais: interessa-se pelo que acontece quando o homem encontra o homem; quando seres humanos formam grupos ou massas, quando cooperam, lutam, dominam-se uns aos outros, persuadam-se ou imitam-se, desenvolvem ou destroem culturas. A unidade base de estudo sociológico nunca é um indivíduo, mas sempre, no mínimo, dois indivíduos de alguma forma relacionados entre si”.

(Nicholas S. Timasheff)

OBS: Definir a Sociologia apenas como “o estudo da sociedade” não esgota a questão.

·         A História, a Geografia, a Economia e a Filosofia também estudam a sociedade!

4. O SOCIAL ANTES DA SOCIOLOGIA

- Século XV: com o processo de fragmentação da sociedade feudal, novas relações sociais e de poder foram estabelecidas.

·         Conjunto de valores definidos a partir da desvinculação de tradições teocêntricas.

·         Valores que passam a ser definidos pelas perspectivas humanistas, ou seja, antropocêntricas.

·         Florescimento do capitalismo.

- Séculos XVII/XVIII: a produção intelectual desses períodos contribuiu para o questionamento do senso comum.

·         Modificação da percepção a respeito da sociedade.

5. A INFLUÊNCIA DAS REVOLUÇÕES

- As revoluções: causas do acelerado processo de transformação social.

·         Revolução Científica séculos XVI/XVII - A Revolução Científica ocorreu a partir das refutações das concepções aristotélicas. Dessa forma, as novas propostas questionavam os dogmas as visões essencialistas que propunham explicações a partir dos princípios da matemática.

OBS: A Revolução Científica contou com a participação de: Galileu Galilei (1564-1642); Johannes Kepler (1571-1630); René Descartes ((1596-1650); Isaac Newton (1642-1727); Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) etc.

·         Revolução Gloriosa 1688 - A Revolução Gloriosa ocorreu em 1688 e foi uma das etapas da Revolução Inglesa, além de ter sido responsável pela queda do absolutismo na Inglaterra. A monarquia absolutista inglesa transformou-se em uma monarquia constitucional, que consolidou o domínio da burguesia na Inglaterra.

·         Revolução Industrial 1760 - A Primeira Revolução Industrial refere-se ao processo de evolução tecnológica vivido a partir do século XVIII na Europa Ocidental, entre 1760 e 1850, estabelecendo uma nova relação entre a sociedade e o meio e possibilitando a existência de novas formas de produção que transformaram o setor industrial. A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.

·         Independência dos EUA 1776 - A independência dos Estados Unidos foi declarada em 4 de julho de 1776 e reconhecida pelos ingleses em 1783, após cinco anos de guerra. A independência foi resultado do choque de interesses entre colonos e ingleses.

·         Revolução Francesa 1789 - A Revolução Francesa foi o ciclo revolucionário, ocorrido entre 1789 e 1799, responsável pelo fim dos privilégios da aristocracia e pelo término do Antigo Regime. A Queda da Bastilha aconteceu em 14 de julho de 1789 e foi o marco que espalhou a revolução pela França.

6. A INFLUÊNCIA FILOSÓFICA

- Francis Bacon (1561-1626): segundo o filósofo inglês, o século XVII norteou o esgotamento do pensamento religioso em razão da legitimação da dúvida metódica.

·         Consagração do conhecimento objetivo, deferente do contemplativo e/ou teorético, fundado na razão científica.

·         Instauração da observação, experimentação e indução como elementos estruturantes.

OBS I: Bacon é o autor da famosa e controversa frase- “Saber é poder”.

OBS II: Bacon idealizou uma cidade utópica, a Nova Atlântida, totalmente administrada pelo poder da ciência e da tecnologia.

·         Na época não havia os meios tecnológicos para implementar esse desejo.

- Giambattista Vico (1668-1744): no século XVIII o filósofo italiano propôs que a sociedade poderia ser conhecida, estudada, compreendida pelos indivíduos.

·         Para Vico a sociedade é um construto científico, ou seja, um fenômeno com possibilidades de possuir definições claras, fundamentadas em embasamentos empíricos.

OBS: Construto designa em ciência um conceito teórico não observável diretamente. Exemplos de construtos são personalidade, amor, medo. Tais conceitos são usados na linguagem comum, mas para se tornarem um construto científico necessitam de uma definição clara e de um embasamento empírico.

7. VIDA RURAL E URBANA

- Com as mudanças ocasionadas pelas revoluções o homem moderno o processo de urbanização intensificou-se.

·         Na vida rural o indivíduo estava mais submetido à natureza.

·         Havia um tempo certo para todas as coisas: arar, semear e colher.

·         Na vida urbana as pessoas têm a impressão de domínio da natureza.

·         O tempo (dia/noite), os espaços (privado/público) e as condições (tecnologias). 

8. ABORDAGENS SOCIOLÓGICA

- A sociologia, assim como as outras ciências, confronta o senso comum, com isso contribui para a qualificação do debate sobre temas sociais variados.

·         Origem étnica e racismo.

·         Diferenças socioeconômicas.

·         Questões de gênero e heteronormatividade.

·         Estrutura familiar: tradicional e progressista

·         Sincretismo religioso e intolerância de credo.

·         Modalidades de violência e a marginalização social.

·         Misoginia, Misandria, Homofobia, Pedofilia etc.

9. TEORIA SOCIOLÓGICAS

- Apesar das grandes diferenças existentes entre as teorias sociológicas, há algumas perguntas a que todas elas procuram responder:

·         O que são sociedade e cultura?

·         Quais são as unidades básicas da sociedade e da cultura e como elas devem ser estudadas?

·         Qual é a relação entre sociedade, cultura e personalidade dos seres humanos?

·         O que é a Sociologia e quais são os seus métodos?

10. O HOMEM INSTITUCIONALIZADO

- Embora o indivíduo desfrute de liberdade, o Estado/Sociedade, os modos de relações e as formas de organizações lhe são anteriores.

·         Essas circunstâncias exercem sobre ele uma força ordenadora, disciplinadora, sem as quais ele seria incapaz de viver em sociedade.

11. O SUJEITO E O OBJETO DE ESTUDO

- Na maior parte das vezes o sociólogo está diretamente envolvido com o seu objeto de estudo (os fenômenos sociais) e, em razão disso, precisa se distanciar um pouco a fim de:

·         Olhar parcialmente o fenômeno social.

·         Definir os conceitos de forma adequada.

·         Se posicionar criticamente diante daquilo que muitos definem como verdade.

12. SOCIOLOGIA E A INTERVENÇÃO SOCIAL

- Em busca de melhorias a Sociologia deve e/ou pode fazer intervenções sociais?

·         Alguns autores clássicos acreditavam ser dever e função da Sociologia buscar a transformação da realidade em um modelo de sociedade mais justa e inclusiva.

·         Augusto Comte (1798-1857) e Karl Marx (1818-1883) apesar de divergirem quanto ao modo de intervenção, entendiam a sociedade como uma forma de organismo vivo propício a mudança/evolução.

·         Comte desejava uma espécie de harmonização social ao passo que Marx laborava por uma revolução social

·         Comte entendia que a Sociologia poria fim a era das revoluções na sociedade, Marx entendia que a reflexão social poria fim, por maio da revolução, as injustiças sociais.

13. CONCLUSÃO

- Sociedade é um todo complexo e móvel.

·         Reflexo da dinâmica de relações sociais globais.

·         Erguida a partir de uma estrutura de poder político e econômico.

·         Capaz de influenciar as ações individuais.

 

 

 

 

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