Por: Claudio F. Ramos a partir de livros e da net. 04/01/2024. C@cau “:¬)
VÍDEO AULA: https://www.youtube.com/watch?v=Us4G-ui_uK0
1.
INTRODUÇÃO
-
A Sociologia busca compreender e representar as transformações ocorridas na
sociedade moderna.
· A Sociologia estuda a sociedade em termos dos fatos observados na sociedade e, eventualmente, em relação a outros conhecimentos (Filosofia Social, História, Geografia, Economia etc.)
-
Augusto Comte (1798-1857) - de acordo com esse filósofo, a Sociologia deve usar
todos os dados recolhidos pelas outras ciências de forma a sintetizá-los e a
organizá-los.
-
Herbert Spencer (1820-1968) - entendia que a Sociologia é uma espécie
de superciência, que deve unificar e generalizar os conhecimentos feitos por
outras ciências.
- Pitirim Sorokin (1889-1968) - para o russo a Sociologia é o que há de comum entre as outras ciências humanas particulares que estudam especificidades da sociedade; a Sociologia engloba e se relaciona com esses diferentes conhecimentos fazendo uso de rigor científico, profundidade de análise e sistemática observação.
2.
ETIMOLOGIA DA PALAVRA
-
Sociologia: é uma palavra formada a partir da junção de dois termos de origens
latina e grega.
·
Socio
– vem do latim socius que quer dizer sociedade.
· Logia – vem do grego logus que significa estudo profundo/detalhado.
3.
CONCEITUAÇÕES: SOCIEDADE E SOCIOLOGIA
-
“A sociedade:
é uma combinação de instituições, modos de relações, formas de organizações,
normas etc., que constitui um todo interrelacionado no qual [se] vive
determinada população humana”.
(Peter Sedgwick)
-
“A Sociologia:
é o estudo científico da vida humana, de grupos sociais, de sociedades inteiras
e do mundo humano. Seu tema de estudo é o nosso próprio comportamento como
seres sociais. O âmbito da sociologia é extremamente amplo”.
(Anthony Giddens)
-
“A Sociologia:
não se interessa pela estrutura do corpo humano, pelo funcionamento de seus
órgãos, nem por seus processos mentais: interessa-se pelo que acontece quando o
homem encontra o homem; quando seres humanos formam grupos ou massas, quando
cooperam, lutam, dominam-se uns aos outros, persuadam-se ou imitam-se,
desenvolvem ou destroem culturas. A unidade base de estudo sociológico nunca é
um indivíduo, mas sempre, no mínimo, dois indivíduos de alguma forma
relacionados entre si”.
(Nicholas S. Timasheff)
OBS:
Definir
a Sociologia apenas como “o estudo da sociedade” não esgota a questão.
· A História, a Geografia, a Economia e a Filosofia também estudam a sociedade!
4.
O SOCIAL ANTES DA SOCIOLOGIA
-
Século XV:
com o processo de fragmentação da sociedade feudal, novas relações sociais e de
poder foram estabelecidas.
·
Conjunto
de valores definidos a partir da desvinculação de tradições teocêntricas.
·
Valores
que passam a ser definidos pelas perspectivas humanistas, ou seja,
antropocêntricas.
· Florescimento do capitalismo.
-
Séculos XVII/XVIII:
a produção intelectual desses períodos contribuiu para o questionamento do
senso comum.
· Modificação da percepção a respeito da sociedade.
5.
A INFLUÊNCIA DAS REVOLUÇÕES
-
As revoluções: causas do acelerado processo de transformação social.
· Revolução Científica séculos XVI/XVII - A Revolução Científica ocorreu a partir das refutações das concepções aristotélicas. Dessa forma, as novas propostas questionavam os dogmas as visões essencialistas que propunham explicações a partir dos princípios da matemática.
OBS: A Revolução Científica contou com a participação de: Galileu Galilei (1564-1642); Johannes Kepler (1571-1630); René Descartes ((1596-1650); Isaac Newton (1642-1727); Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) etc.
·
Revolução Gloriosa 1688 - A Revolução
Gloriosa ocorreu em 1688 e foi uma das etapas da Revolução Inglesa, além
de ter sido responsável pela queda do absolutismo na Inglaterra. A monarquia
absolutista inglesa transformou-se em uma monarquia constitucional, que
consolidou o domínio da burguesia na Inglaterra.
·
Revolução Industrial 1760 - A Primeira
Revolução Industrial refere-se ao processo de evolução tecnológica vivido a
partir do século XVIII na Europa Ocidental, entre 1760 e 1850,
estabelecendo uma nova relação entre a sociedade e o meio e possibilitando a
existência de novas formas de produção que transformaram o setor industrial. A Revolução
Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve
início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se
espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento
da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.
·
Independência dos EUA 1776 - A independência
dos Estados Unidos foi declarada em 4 de julho de 1776 e reconhecida pelos
ingleses em 1783, após cinco anos de guerra. A independência foi resultado
do choque de interesses entre colonos e ingleses.
· Revolução Francesa 1789 - A Revolução Francesa foi o ciclo revolucionário, ocorrido entre 1789 e 1799, responsável pelo fim dos privilégios da aristocracia e pelo término do Antigo Regime. A Queda da Bastilha aconteceu em 14 de julho de 1789 e foi o marco que espalhou a revolução pela França.
6.
A INFLUÊNCIA FILOSÓFICA
-
Francis Bacon (1561-1626): segundo o filósofo inglês, o século XVII norteou o
esgotamento do pensamento religioso em razão da legitimação da dúvida metódica.
·
Consagração
do conhecimento objetivo, deferente do contemplativo e/ou teorético, fundado na
razão científica.
·
Instauração
da observação, experimentação e indução como elementos estruturantes.
OBS
I:
Bacon é o autor da famosa e controversa frase- “Saber é poder”.
OBS
II:
Bacon idealizou uma cidade utópica, a Nova Atlântida, totalmente administrada
pelo poder da ciência e da tecnologia.
· Na época não havia os meios tecnológicos para implementar esse desejo.
-
Giambattista Vico (1668-1744): no século XVIII o filósofo italiano propôs
que a sociedade poderia ser conhecida, estudada, compreendida pelos indivíduos.
·
Para
Vico a sociedade é um construto científico, ou seja, um fenômeno com
possibilidades de possuir definições claras, fundamentadas em embasamentos
empíricos.
OBS: Construto designa em ciência um conceito teórico não observável diretamente. Exemplos de construtos são personalidade, amor, medo. Tais conceitos são usados na linguagem comum, mas para se tornarem um construto científico necessitam de uma definição clara e de um embasamento empírico.
7.
VIDA RURAL E URBANA
-
Com as mudanças ocasionadas pelas revoluções o homem moderno o processo de
urbanização intensificou-se.
·
Na
vida rural o indivíduo estava mais submetido à natureza.
·
Havia
um tempo certo para todas as coisas: arar, semear e colher.
·
Na
vida urbana as pessoas têm a impressão de domínio da natureza.
· O tempo (dia/noite), os espaços (privado/público) e as condições (tecnologias).
8.
ABORDAGENS SOCIOLÓGICA
-
A sociologia, assim como as outras ciências, confronta o senso comum, com isso
contribui para a qualificação do debate sobre temas sociais variados.
·
Origem
étnica e racismo.
·
Diferenças
socioeconômicas.
·
Questões
de gênero e heteronormatividade.
·
Estrutura
familiar: tradicional e progressista
·
Sincretismo
religioso e intolerância de credo.
·
Modalidades
de violência e a marginalização social.
· Misoginia, Misandria, Homofobia, Pedofilia etc.
9.
TEORIA SOCIOLÓGICAS
-
Apesar das grandes diferenças existentes entre as teorias sociológicas, há
algumas perguntas a que todas elas procuram responder:
·
O
que são sociedade e cultura?
·
Quais
são as unidades básicas da sociedade e da cultura e como elas devem ser
estudadas?
·
Qual
é a relação entre sociedade, cultura e personalidade dos seres humanos?
· O que é a Sociologia e quais são os seus métodos?
10.
O HOMEM INSTITUCIONALIZADO
-
Embora o indivíduo desfrute de liberdade, o Estado/Sociedade, os modos de
relações e as formas de organizações lhe são anteriores.
· Essas circunstâncias exercem sobre ele uma força ordenadora, disciplinadora, sem as quais ele seria incapaz de viver em sociedade.
11.
O SUJEITO E O OBJETO DE ESTUDO
-
Na maior parte das vezes o sociólogo está diretamente envolvido com o seu
objeto de estudo (os fenômenos sociais) e, em razão disso, precisa se
distanciar um pouco a fim de:
·
Olhar
parcialmente o fenômeno social.
·
Definir
os conceitos de forma adequada.
· Se posicionar criticamente diante daquilo que muitos definem como verdade.
12.
SOCIOLOGIA E A INTERVENÇÃO SOCIAL
-
Em busca de melhorias a Sociologia deve e/ou pode fazer intervenções sociais?
·
Alguns
autores clássicos acreditavam ser dever e função da Sociologia buscar a
transformação da realidade em um modelo de sociedade mais justa e inclusiva.
·
Augusto
Comte (1798-1857) e Karl Marx (1818-1883) apesar de divergirem quanto ao modo
de intervenção, entendiam a sociedade como uma forma de organismo vivo propício
a mudança/evolução.
·
Comte
desejava uma espécie de harmonização social ao passo que Marx laborava por uma
revolução social
· Comte entendia que a Sociologia poria fim a era das revoluções na sociedade, Marx entendia que a reflexão social poria fim, por maio da revolução, as injustiças sociais.
13.
CONCLUSÃO
-
Sociedade é um todo complexo e móvel.
·
Reflexo
da dinâmica de relações sociais globais.
·
Erguida
a partir de uma estrutura de poder político e econômico.
·
Capaz
de influenciar as ações individuais.
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