terça-feira, 9 de janeiro de 2024

TEMA II - ORIGEM DA SOCIOLOGIA

 TEMA II - ORIGEM DA SOCIOLOGIA

Por: Claudio F. Ramos, a partir de livros e da net. C@cau “:¬) 09/01/2024

VÍDEO  AULA: https://www.youtube.com/watch?v=IlKMGtt-hqw&t=93s

1. INTRODUÇÃO

- A Sociologia é uma ciência; mas, afinal, o que é uma ciência?

·         Conhecimento atento e aprofundado de algo.

·         Corpo de conhecimentos sistematizados, adquiridos via observação.

·         Identificação, pesquisa, explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, formulados metódica e racionalmente.

2. COMTE, SAINT-SIMON E A SOCIOLOGIA

2. 1. Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1798-1857): foi um filósofo francês que formulou a doutrina do Positivismo.

·         Ele é considerado como o primeiro filósofo da ciência no sentido moderno do termo.

·         Comte também é visto como o fundador da disciplina acadêmica de Sociologia.

2. 2. Claude-Henri de Rouvroy, Conde de Saint-Simon (1760-18250: foi um filósofo e economista francês, um dos fundadores do socialismo moderno e teórico do socialismo utópico.

2. 3. Comte e Saint-Simon

- Em 1818, Comte tornou-se secretário particular de Saint-Simon, do qual assimila as ideias principais, ou seja, a necessidade de se criar uma nova ciência para restaurar a ordem social.

·         Comte começou a escrever e a desenvolver, junto com Saint-Simon, discussões sobre a industrialização, o capitalismo e o trabalho.

·         Aos poucos, suas ideias vão se tornando independentes, levando a uma ruptura, quando em 1824 escreveu Plano de trabalhos científicos necessários para organizar a sociedade, obra em que já propunha a necessidade da constituição de uma “física social” como fundamento da política positiva.

2. 4. A formação de Comte

- Comte, nascido no final do século XVIII, viveu toda a primeira metade do século XIX, período de crises e desordens sociais, consequências das desestruturações política e econômica provocadas pelas revoluções.

·         Aos 15 anos, ingressou na Escola Politécnica de Paris, fundada pelos revolucionários, em 1794, com o objetivo de formar a juventude com mentalidade científica e não religiosa.

·         Com a restauração da monarquia em 1816, Comte envolveu-se em vários acidentes com o novo governo e foi expulso da escola.

·         Não se relacionando muito bem com sua família, vive solitário, estudando e lendo os “ideólogos”, os teóricos da economia política, os historiadores e filósofos.

·         Um dos pontos principais do seu pensamento partiu da obra de Turgot, Plano de dois cursos sobre a história universal (1751), que vai ser a base da sua lei dos três estados.

2. 5. Comte e a ordem social

- O estado de anarquia intelectual e política, que se sucedeu à Revolução Francesa, impressionou profundamente o jovem Comte.

·         Com o desenvolvimento das ciências naturais, o pensamento do século XIX não se preocupava em procurar o porquê das coisas e em indagar-lhe a sua essência.

·         Na realidade a palavra de ordem era desprezar as causas inalcançáveis, dando prioridade à busca de leis, isto é, das relações constantes existentes entre os fenômenos sociais.

·         A ordem era observar na prática as mudanças das sociedades como um todo.

2. 6. Curso de Filosofia Positivista

- De 1830 a 1842 publicou a sua grande obra: Curso de Filosofia Positiva, em seis volumes.

·         Para ele o método positivo conduz a ciência como estudo dos fatos e suas relações, fatos que só são percebidos pelos sentidos exteriores.

·         Comte trabalha o positivismo que é um dogmatismo físico porque afirma a objetividade do mundo físico e um ceticismo metafísico porque não quer pronunciar-se acerca da existência da natureza dos objetivos metafísicos.

3. O PROTAGONISMO DE COMTE

- Auguste Comte (1798-1857): estruturou, entre os anos de 1830/1842, o Curso de Filosofia Positiva, essa estruturação veio a ser a base do pensamento sociológico.

·         Partindo de pressupostos presentes em outras áreas científicas (ciências duras) e em fatos históricos-sociais, Comte buscou explicações para as experiências vividas pelos indivíduos em sociedade.

·         Identificando e definindo leis gerais no âmbito social, o francês acreditava ser possível interferir nos destinos das sociedades.

4. FÍSICA SOCIAL

- Influenciado pelas ciências duras, Comte pensava a sociedade como um corpo físico regulado por leis gerais (ver: Física, Química e Biologia).

·         A filosofia positiva de Comte defendia uma intervenção na sociedade a fim de orientar as ações sociais de forma a permitir o desenvolvimento e o progresso da sociedade (Ordem e progresso).

·         Para Comte era perfeitamente possível a formulação de uma Física Social que viesse a se tornar uma ciência positiva

5. A LEI DOS TRÊS ESTADOS

- Imbuído do desejo de sistematizar as bases da Física Social, tornando-a uma ciência positiva, Comte definiu a Lei dos Três Estados.

·         Para o filósofo, as sociedades se desenvolviam em conformidade com três estados de evolução: Teológico, Metafísico e Positivo.

·         Estado Teológico (Infância da Humanidade) – nesse estado as sociedades são guiadas pelas crenças e tradições religiosas, dentro desse estado Comte distingue mais três etapas: fetichismo1, politeísmo e monoteísmo (Ex. Antiguidade, Idade Média etc.).

·         Estado Metafísico (Juventude da Humanidade) – nesse estado existe um maior protagonismo dos indivíduos, uma vez que há um maior desprendimento das pessoas em relação às tradições religiosas: abstração (Ex. Idade Média, Renascimento).

·         Estado Positivo (Maioridade da Humanidade) – nesse estado predomina o surgimento da ciência moderna (Revolução Científica, séculos XVI/XVII); o uso da razão/lógica científica para o equacionamento dos problemas humanos: conduta científica (Ex. Empirismo Indutivo/Dedutivo).

1Culto de objetos que se supõe representarem entidades espirituais e possuírem poderes de magia.

6. FILOSOFIA POSITIVISTA E SOCIOLOGIA

- Positivismo: Sistema criado por Augusto Comte que se propõe a ordenar as ciências experimentais, considerando-as o modelo por excelência do conhecimento humano.

·         A filosofia positivista não leva em consideração as especulações metafísicas ou teológicas.

·         O positivismo (comtismos), em sentido lato, é caracterizado pelo cientificismo, metodologia quantitativa e hostilidade ao idealismo.

·         Augusto Comte deu o nome de Ciência Social (Sociologia), o que outrora denominava de Física Social. 

7. A ORDEM E O PROGRESSO DO ESTADO

- A ciência positiva (Física Social/Sociologia) de Comte, desde o seu início, estava a serviço do Estado moderno.

·         As experiências revolucionárias do passado tinham deixado suas marcas na sociedade europeia.

·         A nova ciência proposta por Comte (Sociologia) serviria de instrumento estatal a fim de evitar novos transtornos.

·         O filósofo acreditava na necessidade e possibilidade de um consenso moral, uma coesão social.

·         Uma forma de equilíbrio a partir do lema: Amor, Ondem e Progresso.

8. DIVISÃO DA SOCIOLOGIA

- A tradição na literatura sociológica, modo geral, divide a sociologia em duas: Sociologia Geral e Sociologia Específica.

8. 1. Sociologia Geral

- Investiga os fatos, eventos e manifestos ao mesmo tempo formadores e formados pela vida social.

·         Por consequência desse espectro tão amplo ela aborda todos os fatores constituintes da vida em sociedade e analisa a correlação entre esses fatores.

8. 2. Sociologia Específica

- Concentra-se nas pesquisas cujas temáticas são bem definidas.

·         As correlações são circunscritas em esferas delimitadas por fenômenos sociais que possuem determinadas particularidades que as distinguem de outras tantas.

Ex. - A sociologia jurídica investiga a influência que o direito recebe do contexto social ao mesmo tempo em que pesquisa a influência do direito no comportamento dos indivíduos nesse mesmo contexto. Ocorre a mesma coisa com a religião, a comunicação etc.

9. O POSITIVISMO NO BRASIL

- A filosofia positiva de Comte marcou profundamente ao nascimento da República.

·         Os jovens da elite brasileira estudaram na Europa, sobretudo na França, onde foram influenciados pelas ideias positivistas.

·         Foi principalmente na área militar que as influências foram maiores. A Escola Militar do Rio de Janeiro, onde se formavam os oficiais brasileiros, era uma cópia da Escola Militar Francesa, dominada pelos positivistas.

·         Quando da Proclamação da República, os professores da Escola Militar, Benjamim Constant, Miguel Lemos e Teixeira Mendes, colocaram na bandeira brasileira os dois lemas do positivismo: ordem e progresso.

10. FRASES DE COMTE

- Saber para prever, a fim de poder.

- O progresso não é mais do que o desenvolvimento da ordem.

- Ninguém possui outro direito senão o de sempre cumprir o seu dever.

- O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim.

- O hábito da submissão constitui o primeiro requisito da ordem humana.

- O progresso é a lei da história da humanidade, o homem está em constante processo de evolução.

- Todos os bons intelectos têm repetido, desde o tempo de Bacon, que não pode haver qualquer conhecimento real senão aquele baseado em fatos observáveis.

11. CONCLUSÃO

- Podemos concluir que a Sociologia surgiu na França com as ideias de Auguste Comte para uma reordenação social, devido à instabilidade política deixada pelas revoluções, principalmente a Revolução Francesa.

·         As revoluções criaram fatores científicos, econômicos, políticos e sociais que mudaram a configuração social e a visão de mundo a partir da realidade europeia.

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