TEMA II - ORIGEM DA SOCIOLOGIA
Por: Claudio F. Ramos, a partir de livros e da net. C@cau “:¬) 09/01/2024
VÍDEO AULA: https://www.youtube.com/watch?v=IlKMGtt-hqw&t=93s
1.
INTRODUÇÃO
-
A Sociologia é uma ciência; mas, afinal, o que é uma ciência?
·
Conhecimento atento e aprofundado de algo.
·
Corpo de conhecimentos sistematizados, adquiridos via observação.
· Identificação, pesquisa, explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, formulados metódica e racionalmente.
2. COMTE, SAINT-SIMON E A SOCIOLOGIA
2. 1. Isidore Auguste Marie François Xavier Comte
(1798-1857): foi
um filósofo francês que formulou a doutrina do Positivismo.
·
Ele
é considerado como o primeiro filósofo da ciência no sentido moderno do termo.
· Comte também é visto como o fundador da disciplina acadêmica de Sociologia.
2. 2. Claude-Henri de Rouvroy, Conde de Saint-Simon (1760-18250: foi um filósofo e economista francês, um dos fundadores do socialismo moderno e teórico do socialismo utópico.
2. 3. Comte e Saint-Simon
- Em 1818, Comte tornou-se secretário particular de
Saint-Simon, do qual assimila as ideias principais, ou seja, a necessidade de
se criar uma nova ciência para restaurar a ordem social.
·
Comte começou a escrever e a desenvolver, junto com
Saint-Simon, discussões sobre a industrialização, o capitalismo e o trabalho.
· Aos poucos, suas ideias vão se tornando independentes, levando a uma ruptura, quando em 1824 escreveu Plano de trabalhos científicos necessários para organizar a sociedade, obra em que já propunha a necessidade da constituição de uma “física social” como fundamento da política positiva.
2.
4. A formação de Comte
-
Comte, nascido no final do século XVIII, viveu toda a
primeira metade do século XIX, período de crises e desordens sociais, consequências
das desestruturações política e econômica provocadas pelas revoluções.
·
Aos 15 anos, ingressou na Escola Politécnica de
Paris, fundada pelos revolucionários, em 1794, com o objetivo de formar a
juventude com mentalidade científica e não religiosa.
·
Com a restauração da monarquia em 1816, Comte
envolveu-se em vários acidentes com o novo governo e foi expulso da escola.
·
Não se relacionando muito bem com sua família, vive
solitário, estudando e lendo os “ideólogos”, os teóricos da economia política,
os historiadores e filósofos.
· Um dos pontos principais do seu pensamento partiu da obra de Turgot, Plano de dois cursos sobre a história universal (1751), que vai ser a base da sua lei dos três estados.
2.
5. Comte e a ordem social
-
O estado de anarquia intelectual e política, que se
sucedeu à Revolução Francesa, impressionou profundamente o jovem Comte.
·
Com o desenvolvimento das ciências naturais, o
pensamento do século XIX não se preocupava em procurar o porquê das coisas e em indagar-lhe a
sua essência.
·
Na realidade a palavra de ordem era desprezar as
causas inalcançáveis, dando prioridade à busca de leis, isto é, das relações
constantes existentes entre os fenômenos sociais.
· A ordem era observar na prática as mudanças das sociedades como um todo.
2. 6. Curso de Filosofia Positivista
- De 1830 a 1842 publicou a sua grande obra: Curso
de Filosofia Positiva, em seis volumes.
·
Para ele o método positivo conduz a ciência como
estudo dos fatos e suas relações, fatos que só são percebidos pelos sentidos
exteriores.
· Comte trabalha o positivismo que é um dogmatismo físico porque afirma a objetividade do mundo físico e um ceticismo metafísico porque não quer pronunciar-se acerca da existência da natureza dos objetivos metafísicos.
3. O PROTAGONISMO DE COMTE
- Auguste Comte (1798-1857): estruturou, entre os
anos de 1830/1842, o Curso de Filosofia Positiva, essa estruturação veio
a ser a base do pensamento sociológico.
·
Partindo de pressupostos presentes em outras áreas
científicas (ciências duras) e em fatos históricos-sociais, Comte buscou
explicações para as experiências vividas pelos indivíduos em sociedade.
· Identificando e definindo leis gerais no âmbito social, o francês acreditava ser possível interferir nos destinos das sociedades.
4. FÍSICA SOCIAL
- Influenciado pelas ciências duras, Comte pensava
a sociedade como um corpo físico regulado por leis gerais (ver: Física,
Química e Biologia).
·
A filosofia positiva de Comte defendia uma
intervenção na sociedade a fim de orientar as ações sociais de forma a permitir
o desenvolvimento e o progresso da sociedade (Ordem e progresso).
· Para Comte era perfeitamente possível a formulação de uma Física Social que viesse a se tornar uma ciência positiva
5. A LEI DOS TRÊS ESTADOS
- Imbuído do desejo de sistematizar as bases da
Física Social, tornando-a uma ciência positiva, Comte definiu a Lei dos Três
Estados.
·
Para o filósofo, as sociedades se desenvolviam em
conformidade com três estados de evolução: Teológico, Metafísico e Positivo.
· Estado Teológico (Infância da Humanidade) – nesse estado as sociedades são guiadas pelas crenças e tradições religiosas, dentro desse estado Comte distingue mais três etapas: fetichismo1, politeísmo e monoteísmo (Ex. Antiguidade, Idade Média etc.).
·
Estado Metafísico
(Juventude da Humanidade) – nesse estado existe um
maior protagonismo dos indivíduos, uma vez que há um maior desprendimento das
pessoas em relação às tradições religiosas: abstração (Ex. Idade Média, Renascimento).
· Estado Positivo (Maioridade da Humanidade) – nesse estado predomina o surgimento da ciência moderna (Revolução Científica, séculos XVI/XVII); o uso da razão/lógica científica para o equacionamento dos problemas humanos: conduta científica (Ex. Empirismo Indutivo/Dedutivo).
1Culto de objetos
que se supõe representarem entidades espirituais e possuírem poderes de magia.
6. FILOSOFIA POSITIVISTA E SOCIOLOGIA
- Positivismo: Sistema
criado por Augusto Comte que se propõe a ordenar as ciências experimentais,
considerando-as o modelo por excelência do conhecimento humano.
·
A filosofia positivista não leva em consideração as
especulações metafísicas ou teológicas.
·
O positivismo (comtismos), em sentido lato, é caracterizado
pelo cientificismo, metodologia quantitativa e hostilidade ao idealismo.
· Augusto Comte deu o nome de Ciência Social (Sociologia), o que outrora denominava de Física Social.
7. A ORDEM E O PROGRESSO DO ESTADO
- A ciência positiva (Física Social/Sociologia) de
Comte, desde o seu início, estava a serviço do Estado moderno.
·
As experiências revolucionárias do passado tinham
deixado suas marcas na sociedade europeia.
·
A nova ciência proposta por Comte (Sociologia)
serviria de instrumento estatal a fim de evitar novos transtornos.
·
O filósofo acreditava na necessidade e
possibilidade de um consenso moral, uma coesão social.
· Uma forma de equilíbrio a partir do lema: Amor, Ondem e Progresso.
8. DIVISÃO DA SOCIOLOGIA
- A tradição na literatura sociológica, modo geral, divide a sociologia em duas: Sociologia Geral e Sociologia Específica.
8. 1. Sociologia Geral
- Investiga os fatos, eventos e manifestos ao mesmo
tempo formadores e formados pela vida social.
· Por consequência desse espectro tão amplo ela aborda todos os fatores constituintes da vida em sociedade e analisa a correlação entre esses fatores.
8. 2. Sociologia Específica
- Concentra-se nas pesquisas cujas temáticas são
bem definidas.
· As correlações são circunscritas em esferas delimitadas por fenômenos sociais que possuem determinadas particularidades que as distinguem de outras tantas.
Ex. - A sociologia jurídica investiga a influência que o direito recebe do contexto social ao mesmo tempo em que pesquisa a influência do direito no comportamento dos indivíduos nesse mesmo contexto. Ocorre a mesma coisa com a religião, a comunicação etc.
9. O POSITIVISMO NO BRASIL
- A filosofia positiva de Comte marcou
profundamente ao nascimento da República.
·
Os jovens da elite brasileira estudaram na Europa,
sobretudo na França, onde foram influenciados pelas ideias positivistas.
·
Foi principalmente na área militar que as
influências foram maiores. A Escola Militar do Rio de Janeiro, onde se formavam
os oficiais brasileiros, era uma cópia da Escola Militar Francesa, dominada
pelos positivistas.
· Quando da Proclamação da República, os professores da Escola Militar, Benjamim Constant, Miguel Lemos e Teixeira Mendes, colocaram na bandeira brasileira os dois lemas do positivismo: ordem e progresso.
10. FRASES DE COMTE
- Saber para prever, a fim de poder.
-
O progresso não é mais do que o desenvolvimento da ordem.
-
Ninguém possui outro direito senão o de sempre cumprir o seu dever.
-
O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim.
-
O hábito da submissão constitui o primeiro requisito da ordem humana.
-
O progresso é a lei da história da humanidade, o homem está em constante
processo de evolução.
- Todos os bons intelectos têm repetido, desde o tempo de Bacon, que não pode haver qualquer conhecimento real senão aquele baseado em fatos observáveis.
11.
CONCLUSÃO
-
Podemos concluir que a Sociologia surgiu na França com as ideias de
Auguste Comte para uma reordenação social, devido à instabilidade política
deixada pelas revoluções, principalmente a Revolução Francesa.
·
As
revoluções criaram fatores científicos, econômicos, políticos e sociais que
mudaram a configuração social e a visão de mundo a partir da realidade
europeia.
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