sábado, 15 de março de 2025

GILBERTO FREYRE (1900-1987)

GILBERTO FREYRE (1900-1987)

Material adaptado a partir de livros didáticos e da net. C@cau “:¬)15/03/2025

VÍDEOS:

https://www.youtube.com/watch?v=fRnUhvFzG2c

https://www.youtube.com/watch?v=4ivp18oNVAM

INTRODUÇÃO

- A busca pela identidade nacional é um dos temas fundamentais da sociologia brasileira.

- A sociologia moderna brasileira começa a dar frutos a partir das primeiras décadas do século XX.

- Uma certa sociologia de caráter brasileiro começa a se formar a partir da obra do seguinte pensador:

·         Gilberto Freyre (1900-1987) - Casa-grande & senzala (1933)

- As obras são clássicos fundamentais para compreender a formação da realidade brasileira, assim como o diagnóstico necessário para avaliar nossos aspectos positivos e negativos.

BIOGRAFIA

 - Nasceu em Recife, Pernambuco, onde recebeu uma alta educação, aprendendo francês, latim e grego.

·         Em 1918, mudou para os Estados Unidos, para estudar Literatura e Sociologia.

·         Nesse período, fez uma pesquisa sobre a situação dos negros e dos mexicanos marginalizados na sociedade americana.

·         Viajou por outros países, sobretudo da Europa, adquirindo conhecimento das principais correntes intelectuais e artísticas daquele continente, até retornar ao Brasil em 1924.

·         Em 1928, tornou-se professor de Sociologia da escola normal do estado de Pernambuco.

·         Publicou, em 1933, sua obra mais famosa e importante, Casa-grande & senzala.

OBS - Outras obras: Sobrados e mucambos (1936), Ordem e progresso, O mundo que o português criou, Vida Social no Brasil nos meados do século XIX etc.

A IMPORTÂNCIA DE FREYRE I

(Evitava as generalizações)

- A importância de Gilberto Freyre está em sua inovadora metodologia científica.

·         Influenciado pelo antropólogo Franz Boas (1858-1942), valorizava a necessidade de pesquisa empírica detalhada, evitando grandes generalizações.

·         Apesar dessa importante influência, desenvolveu seu método próprio, baseado na interdisciplinaridade, isto é, estudar a realidade social usando os métodos da Economia, da Sociologia, da cultura e da Psicologia de forma integrada.

·         Para compreender a sociedade, é preciso levar em conta sobretudo áreas que se influenciam umas às outras, sobretudo a natureza, a psique e a cultura.

A IMPORTÂNCIA DE FREYRE II

(Distância de Karl Marx)

- Gilberto Freyre se afasta do método da leitura marxista da realidade social, que irá dizer basicamente que os fenômenos culturais são resultados das condições e estruturas econômicas.

·         Essa é fundamentalmente a tese do materialismo histórico.

·         Freyre considera que tal premissa exagera em generalizações.

·         Ainda que a influência da técnica e da produção econômica seja fundamental, é uma influência que está sujeita à reação de outras realidades.

A IMPORTÂNCIA DE FREYRE III

(Livros, não dissertações)

- Para conseguir colocar em prática seu método, escrevia sobretudo livros, em vez de dissertações acadêmicas.

·         Escritor exemplar, tinha paixão pelo detalhe e pela minúcia descritiva, usando técnicas de literatura para explicar a realidade social, em um estilo literário excepcional.

A IMPORTÂNCIA DE FREYRE V

(Antropologia: diferenciou raça de cultura)

- Por meio dos estudos de Antropologia, Freyre foi capaz de diferenciar a raça da cultura, separando as relações genéticas e sociais da herança cultural e do meio.

·         A primeira crítica de Freyre foi em direção ao pensamento sociológico em voga na época, segundo o qual haveria uma relação entre o “atraso” cultural dos negros, indígenas e mestiços e sua herança genética.

·         Grande parte do esforço da sociologia de Freyre é de criticar tal concepção, diferenciando raça de cultura (ver Franz Boas).

·         Para Freyre é equivocada a ideia segundo a qual a cultura negra, indígena e mestiça é atrasada.

·         Elas não apenas possuem riquezas próprias, como também contribuíram de forma positiva e decisiva para a formação cultural brasileira.

OBS - Misturar não enfraquece: Freyre combateu a concepção segundo a qual a miscigenação “enfraqueceu” o povo brasileiro, sendo uma das causas do “atraso da nação”, chegando até a defender a eugenia.

A IMPORTÂNCIA DE FREYRE VI

(O lusotropicalismo)

- Um dos conceitos fundamentais retirados do método de Freyre é aquele por vezes chamado de lusotropicalismo, que se refere à herança portuguesa nos brasileiros.

·         Os portugueses já eram um povo relativamente miscigenado, formado por celtas, visigodos, romanos, mouros e semitas.

·         Fruto dessa miscigenação, entre outros aspectos, o português é mais liberal e tolerante que os saxões etc.

·         Os portugueses também tinham uma vocação mais ecumênica que os protestantes do Norte à época.

·         Esse fator ajudou na interpenetração das culturas que passou a existir no Brasil.

A IMPORTÂNCIA DE FREYRE VII

(O negro)

“[...] Basicamente o que une os autores referidos (Sociologia no Brasil contemporâneo) é a preocupação em analisar a “formação do Brasil”.

CARDOSO, Fernando Henrique. Pensadores que inventaram o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 10. 

- Gilberto Freyre mostra que a suposta inferioridade negra era, na verdade, não fruto de fatores genéticos, mas resultado da escravidão, que não permitiu que o negro desenvolvesse todo o seu potencial cultural e humano.

·         A incorporação do negro influenciou muitos hábitos e costumes.

·         A histórias dos portugueses eram contadas pelas escravas negras, que, ao fazê-lo, introduziram elementos de suas próprias culturas. Assim, a língua passou por transformações.

·         Do ponto de vista da religião, o catolicismo incorpora alguns santos negros: São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

OBS – O Brasil semifeudal: a relação entre brancos, negros e indígenas se deu em uma sociedade latifundiária e de monocultura, gerando uma sociedade semifeudal: uma minoria de brancos dominando de forma patriarcal, a partir das casas-grandes, não só os escravizados, mas também os lavradores e os agregados.

OBS – Nem todos eram maus: Freyre acredita que inda que muitos portugueses tenham vindo ao Brasil como degredados, isso não quer dizer que fossem de forma geral assassinos, corruptos e ladrões.

OBS- A unidade a partir dos Jesuítas: Freyre mostra que os jesuítas foram fundamentais para dar unidade religiosa a um povo tão miscigenado e evitar guerras (entre católicos e protestantes).

A IMPORTÂNCIA DE FREYRE VII

(A mobilidade social)

- O latifúndio e a escravidão, isto é, a casa-grande e a senzala são os pilares da ordem social que formou o Brasil em sua origem.

·         As estruturas sociais e econômicas não são apresentadas como o horizonte exclusivo da ação social, inerte e imóvel, mas como processos móveis, vivenciados e, portanto, modificados pelas pessoas, movidas por suas emoções.

·         O que acontece no dia a dia pode sim mudar as estruturas sociais.

OBS – A dinâmica da linguagem: no caso da língua portuguesa, ela nem se entregou completamente à forma como era falada nas senzalas, nem se enrijeceu como os jesuítas professores de gramática gostariam.

A IMPORTÂNCIA DE FREYRE IV

(Criticado: democracia racial)

- Conhecia bem a sociologia americana e a europeia e distanciou-se tanto das correntes progressistas e marxistas que recebeu muitas críticas de ambos os lados.

·         Para Freyre, a miscigenação não é apenas um problema; na verdade, é a expressão de um fator cultural positivo do Brasil: a capacidade de equilibrar e sintetizar diferenças.

·         O Brasil passa assim a ser nessa área, sem deixar de lado seus graves problemas, uma espécie de modelo social para as sociedades que procuram resolver seus impasses de integração social.

“A força, ou antes, a potencialidade da cultura brasileira parece-nos residir toda na riqueza de antagonismo equilibrados [...]. Não que no brasileiro subsistam, como no anglo-americano, duas metades inimigas: a branca e a preta; o ex-senhor e o ex-escravo. De modo nenhum. Somos duas metades confraternizantes que se vêm mutuamente enriquecendo de valores e experiências diversas; quando nos completarmos num todo, não será com o sacrifício de um elemento a outro”.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48. ed. São Paulo: Global, 2003. (adaptado).

OBS – A democracia freiriana: críticos costumam dizer que Freyre suavizava a colonização, romantizando-a até. De forma equivocada, algumas pessoas atribuem ao pensamento de Gilberto Freyre o conceito de democracia racial, ideia segundo a qual a miscigenação acabou com as diferenças, gerando total mobilidade social.

 

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