GILBERTO FREYRE (1900-1987)
Material adaptado a
partir de livros didáticos e da net. C@cau “:¬)15/03/2025
https://www.youtube.com/watch?v=fRnUhvFzG2c
https://www.youtube.com/watch?v=4ivp18oNVAM
INTRODUÇÃO
- A busca pela identidade nacional é um dos temas fundamentais da sociologia brasileira.
- A sociologia moderna brasileira começa a dar frutos a partir das primeiras décadas do século XX.
-
Uma certa sociologia de caráter brasileiro começa a se formar a partir da obra
do seguinte pensador:
· Gilberto Freyre (1900-1987) - Casa-grande & senzala (1933)
- As obras são clássicos fundamentais para compreender a formação da realidade brasileira, assim como o diagnóstico necessário para avaliar nossos aspectos positivos e negativos.
BIOGRAFIA
- Nasceu em Recife, Pernambuco, onde recebeu
uma alta educação, aprendendo francês, latim e grego.
·
Em
1918, mudou para os Estados Unidos, para estudar Literatura e Sociologia.
·
Nesse
período, fez uma pesquisa sobre a situação dos negros e dos mexicanos
marginalizados na sociedade americana.
·
Viajou
por outros países, sobretudo da Europa, adquirindo conhecimento das principais
correntes intelectuais e artísticas daquele continente, até retornar ao Brasil
em 1924.
·
Em
1928, tornou-se professor de Sociologia da escola normal do estado de
Pernambuco.
· Publicou, em 1933, sua obra mais famosa e importante, Casa-grande & senzala.
OBS - Outras obras: Sobrados e mucambos (1936), Ordem e progresso, O mundo que o português criou, Vida Social no Brasil nos meados do século XIX etc.
A
IMPORTÂNCIA DE FREYRE I
(Evitava
as generalizações)
-
A importância de Gilberto Freyre está em sua inovadora metodologia científica.
·
Influenciado
pelo antropólogo Franz Boas (1858-1942), valorizava a necessidade de pesquisa
empírica detalhada, evitando grandes generalizações.
·
Apesar
dessa importante influência, desenvolveu seu método próprio, baseado na
interdisciplinaridade, isto é, estudar a realidade social usando os métodos da
Economia, da Sociologia, da cultura e da Psicologia de forma integrada.
· Para compreender a sociedade, é preciso levar em conta sobretudo áreas que se influenciam umas às outras, sobretudo a natureza, a psique e a cultura.
A
IMPORTÂNCIA DE FREYRE II
(Distância
de Karl Marx)
-
Gilberto Freyre se afasta do método da leitura marxista da realidade social,
que irá dizer basicamente que os fenômenos culturais são resultados das
condições e estruturas econômicas.
·
Essa
é fundamentalmente a tese do materialismo histórico.
·
Freyre
considera que tal premissa exagera em generalizações.
· Ainda que a influência da técnica e da produção econômica seja fundamental, é uma influência que está sujeita à reação de outras realidades.
A
IMPORTÂNCIA DE FREYRE III
(Livros,
não dissertações)
-
Para conseguir colocar em prática seu método, escrevia sobretudo livros, em vez
de dissertações acadêmicas.
· Escritor exemplar, tinha paixão pelo detalhe e pela minúcia descritiva, usando técnicas de literatura para explicar a realidade social, em um estilo literário excepcional.
A
IMPORTÂNCIA DE FREYRE V
(Antropologia:
diferenciou raça de cultura)
-
Por meio dos estudos de Antropologia, Freyre foi capaz de diferenciar a raça da
cultura, separando as relações genéticas e sociais da herança cultural e do
meio.
·
A
primeira crítica de Freyre foi em direção ao pensamento sociológico em voga na
época, segundo o qual haveria uma relação entre o “atraso” cultural dos negros,
indígenas e mestiços e sua herança genética.
·
Grande
parte do esforço da sociologia de Freyre é de criticar tal concepção,
diferenciando raça de cultura (ver Franz Boas).
·
Para
Freyre é equivocada a ideia segundo a qual a cultura negra, indígena e mestiça
é atrasada.
· Elas não apenas possuem riquezas próprias, como também contribuíram de forma positiva e decisiva para a formação cultural brasileira.
OBS - Misturar não enfraquece: Freyre combateu a concepção segundo a qual a miscigenação “enfraqueceu” o povo brasileiro, sendo uma das causas do “atraso da nação”, chegando até a defender a eugenia.
A
IMPORTÂNCIA DE FREYRE VI
(O
lusotropicalismo)
-
Um dos conceitos fundamentais retirados do método de Freyre é aquele por vezes
chamado de lusotropicalismo, que se refere à herança portuguesa nos
brasileiros.
·
Os
portugueses já eram um povo relativamente miscigenado, formado por celtas,
visigodos, romanos, mouros e semitas.
·
Fruto
dessa miscigenação, entre outros aspectos, o português é mais liberal e
tolerante que os saxões etc.
·
Os
portugueses também tinham uma vocação mais ecumênica que os protestantes do
Norte à época.
· Esse fator ajudou na interpenetração das culturas que passou a existir no Brasil.
A
IMPORTÂNCIA DE FREYRE VII
(O
negro)
“[...]
Basicamente o que une os autores referidos (Sociologia no Brasil contemporâneo)
é a preocupação em analisar a “formação do Brasil”.
CARDOSO, Fernando Henrique. Pensadores que inventaram o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 10.
-
Gilberto Freyre mostra que a suposta inferioridade negra era, na verdade, não
fruto de fatores genéticos, mas resultado da escravidão, que não permitiu que o
negro desenvolvesse todo o seu potencial cultural e humano.
·
A
incorporação do negro influenciou muitos hábitos e costumes.
·
A
histórias dos portugueses eram contadas pelas escravas negras, que, ao fazê-lo,
introduziram elementos de suas próprias culturas. Assim, a língua passou por
transformações.
· Do ponto de vista da religião, o catolicismo incorpora alguns santos negros: São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.
OBS – O Brasil semifeudal: a relação entre brancos, negros e indígenas se deu em uma sociedade latifundiária e de monocultura, gerando uma sociedade semifeudal: uma minoria de brancos dominando de forma patriarcal, a partir das casas-grandes, não só os escravizados, mas também os lavradores e os agregados.
OBS – Nem todos eram maus: Freyre acredita que inda que muitos portugueses tenham vindo ao Brasil como degredados, isso não quer dizer que fossem de forma geral assassinos, corruptos e ladrões.
OBS- A unidade a partir dos Jesuítas: Freyre mostra que os jesuítas foram fundamentais para dar unidade religiosa a um povo tão miscigenado e evitar guerras (entre católicos e protestantes).
A
IMPORTÂNCIA DE FREYRE VII
(A
mobilidade social)
-
O latifúndio e a escravidão, isto é, a casa-grande e a senzala são os pilares
da ordem social que formou o Brasil em sua origem.
·
As
estruturas sociais e econômicas não são apresentadas como o horizonte exclusivo
da ação social, inerte e imóvel, mas como processos móveis, vivenciados e,
portanto, modificados pelas pessoas, movidas por suas emoções.
· O que acontece no dia a dia pode sim mudar as estruturas sociais.
OBS – A dinâmica da linguagem: no caso da língua portuguesa, ela nem se entregou completamente à forma como era falada nas senzalas, nem se enrijeceu como os jesuítas professores de gramática gostariam.
A
IMPORTÂNCIA DE FREYRE IV
(Criticado:
democracia racial)
-
Conhecia bem a sociologia americana e a europeia e distanciou-se tanto das
correntes progressistas e marxistas que recebeu muitas críticas de ambos os
lados.
·
Para
Freyre, a miscigenação não é apenas um problema; na verdade, é a expressão de
um fator cultural positivo do Brasil: a capacidade de equilibrar e sintetizar
diferenças.
· O Brasil passa assim a ser nessa área, sem deixar de lado seus graves problemas, uma espécie de modelo social para as sociedades que procuram resolver seus impasses de integração social.
“A
força, ou antes, a potencialidade da cultura brasileira parece-nos residir toda
na riqueza de antagonismo equilibrados [...]. Não que no brasileiro subsistam,
como no anglo-americano, duas metades inimigas: a branca e a preta; o ex-senhor
e o ex-escravo. De modo nenhum. Somos duas metades confraternizantes que se vêm
mutuamente enriquecendo de valores e experiências diversas; quando nos
completarmos num todo, não será com o sacrifício de um elemento a outro”.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48. ed. São Paulo: Global, 2003. (adaptado).
OBS
– A democracia freiriana: críticos costumam dizer que Freyre suavizava a
colonização, romantizando-a até. De forma equivocada, algumas pessoas atribuem
ao pensamento de Gilberto Freyre o conceito de democracia racial, ideia segundo
a qual a miscigenação acabou com as diferenças, gerando total mobilidade
social.
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